Conhecido popularmente como pintassilgo-de-cabeça-preta, pintassilgo-mineiro e pintassilva, o pintassilgo, é uma ave passeriforme que pertence à família Fringillidae. É bastante confundido com o pintagol, um híbrido de pintassilgo com canário. Continue lendo para saber mais sobre essa ave que se destaca pelo contraste entre a cor negra das penugens de sua cabeça e o amarelo do seu corpo.
Decifrando o Nome Científico do Pintassilgo
O nome científico dessa ave é Spinus magellanicus sendo que a primeira parte vem do grego spinos, nome atribuído a uma ave mencionada por Hesíquio, Aristófanes e Dionísio entre outros escritores antigos, mas que nunca foi devidamente identificada. A segunda parte, magellanica, é uma referência ao estreito de Magalhães, na Patagônia. Logo esse nome científico significa pássaro do estreito de Magalhães.
Características do Pintassilgo
Com média de 11 centímetros de comprimento é uma ave de pequeno porte bastante conhecida sendo facilmente identificada até por leigos. Os machos possuem uma espécie de máscara preta e manchas amarelas em suas asas que definem um padrão bastante fácil de identificar ainda que em voo. Por sua vez as fêmeas possuem a cabeça e seu lado inferior em tonalidade oliváceas. Com poucos meses os machos já tem pintas pretas em sua cabeça.
Comportamento e Canto
Na primavera essas aves podem ser observadas entoando seu canto no alto de postes, árvores, telhados e antenas. Durante o inverno pode ser visto em bandos que podem chegar a centenas de aves. Estando pousado ou em voo possui a habilidade de imitar o canto de outras aves.
O seu gorjear é fino sendo bem variado, tem ritmo acelerado e conta com estrofes longas. Além de emitir seu próprio canto pode intercalar com imitações do canto de outras aves. Canta também enquanto voa.
12 Subespécies de Pintassilgo
Foram identificadas 12 subespécies de pintassilgo, algumas delas apresentam bastantes semelhanças entre si, algo que torna complicado diferenciá-las em campo. A seguir vamos apresentar as características mais marcantes de cada uma delas.
– Spinus magellanica alleni
Chamado popularmente de pintassilgo-goianinho em São Paulo pode ser avistado também no Tocantins, Goiás, sul do Piauí, oeste da Bahia e norte do Mato Grosso assim como em algumas regiões do Paraguai e Bolívia. Tem em média 10 centímetros de comprimento e apresenta a predominância da cor amarela em seu peito.
– Spinus magellanica icterica
Essa ave é chamada popularmente de pintassilgo-catingueiro, pintassilgo-comum e pintassilgo-pinheirinho. Apresenta comprimento médio de 11,8 centímetros, possui metade do pescoço e a cabeça totalmente preta. No corpo a cor de destaque é o amarelo esverdeado. Pode ser avistado em toda a região Sudeste e Sul do Brasil assim como no sul da Bahia.
– Spinus magellanica magellanica
Espécie que pode ser avistada na Argentina (até a Patagônia) e no Uruguai. É bastante semelhante à subespécie icterica, no entanto, tem bem mais verde em sua cor e é um pouco maior. A cloaca nessa espécie é totalmente branca.
– Spinus magellanica longirostris
Espécie que pode ser encontrada em Roraima, no Brasil, assim como nas Guianas e na Venezuela. Em tamanho é bastante semelhante ao alleni, o bico é alongado e fino. Seu tom de amarelo não é tão intenso.
– Spinus magellanica capitalis
Essa espécie pode ser avistada no Equador, Colômbia e Peru. A característica mais marcante dessa espécie é ter a parte de cima do peito e suas costas com manchas negras.
– Spinus magellanica urubambensis
Pode ser encontrado no Peru e no Chile, no último é bem mais comum. Essa subespécie se destaca por apresentar os tons mais escuros de verde e negro. As áreas que são brancas em outras subespécies são acinzentadas nessa variante.
– Spinus magellanica boliviana
Uma espécie avistada na região centro-sul da Bolívia. Os machos diferenciam-se pelo fato de contar com uma máscara negra que vai até o peito e parte do abdômen. São aves de grande porte.
– Spinus magellanica paula
Espécie encontrada no Peru e na costa do Equador. Tem grande semelhança com a subespécie peruana, no entanto, é menor e seu bico mais fino.
– Spinus magellanica peruana
Encontrado na região central do Peru. Guarda semelhança com o paula, no entanto, é maior e possui suas áreas verdes com uma cor mais intensa. O amarelo tem um aspecto pálido na garupa.
– Spinus magellanica sanctaecrucis
Essa espécie é encontrada nas regiões central e oriental da Bolívia. Parece bastante com a subespécie boliviana, no entanto, é um pouco menor. Possui as penas do queixo e do seu dorso negras na parte central, as margens são de uma tonalidade de verde-oliva. O negro do capuz se estende até quase o fim do abdômen.
– Spinus magellanica tucumana
Pode ser encontrado na Argentina, na região de Jujui a Mendoza e também na Serra de Córdoba. Tem grande semelhança a subespécie boliviana sendo um pouco menor. O seu capuz negro estende-se somente pelo pescoço e pelo queixo. Já as partes superiores são verdes com uniformidade tendo poucas listras escuras. Já as partes inferiores possuem uma tonalidade pálida enquanto que os flancos são esbranquiçados.
– Spinus magellanica hoyi
Encontrada nos Andes centrais da Argentina, comumente avistados na província de Jujui. Tem semelhança com a subespécie boliviana, porém, em sua cauda tem menos amarelo e não tem branco em seus flancos. Os machos possuem capuz negro separado do peito.
Alimentação do Pintassilgo
A base de sua alimentação é composta por frutos secos pequeninos com revestimento duro e sementes de flores.
Reprodução do Pintassilgo
Pode nidificar nas copas de araucárias bem altas assim como em cafeeiros. As fêmeas são as responsáveis por construir o ninho com o formato de uma tigela pequena, para isso usam raízes finas. Os ninhos não tem revestimento sendo estabelecidos em arbustos ou na forquilha de árvores a uma altura de 3 a 4 metros do chão.
Os ovos dessa ave são brancos apresentando reflexos de um tom azul-celeste. Podem ter pintas de cor parda. Medem em média 16 por 12 milímetros. As fêmeas são as responsáveis pela incubação, cabe aos machos providenciar a alimentação para as futuras mamães nesse período. O pintassilgo tem de 2 a 4 ninhadas por temporada sendo que em cada ninhada tem de 3 a 5 ovos. O nascimento dos filhotes acontece cerca de 13 dias, a maturidade sexual acontece aos dez meses.
Habitat do Pintassilgo
Pode ser encontrado em regiões de mata secundária aberta assim como em árvores de plantações, pinhais, quintais e cerrados. Por ser uma ave bastante perseguida pelo comércio ilegal de aves silvestres tornou-se rara. O pintassilgo pode ser encontrado em quase todo o Brasil exceto no Nordeste e na região amazônica.
Gostou de saber mais sobre o pintassilgo brasileiro? Curta e compartilhe!