Rouxinol Azul e Suas Características
-
Conhecendo o Rouxinol
O rouxinol, é uma ave com nome cientifico Luscinia megarhychos, que também é conhecida como rouxinol comum. Trata-se de um pássaro de pequeno porte, pertencente a família Turdidae, que posteriormente passou a ser tratado como membro da família Muscicapideos, depois da atualização dos catálogos modernos da fauna. Muito famoso em todo o mundo, por sua beleza e pelo canto belíssimo que emite, é frequentemente descrito em canções por todo o mundo, inclusive em canções de MPB, por interpretes consagrados como Gilberto Gil e Milton Nascimento. Também está presente em livros, poemas, e uma grande variedade de contos. O rouxinol é tido por muitos, como a espécie de ave que emite o canto mais apreciado por todo o mundo.
O rouxinol está presente em muitas dezenas de países, estando principalmente na Europa e na Ásia. Também é encontrado na África do Sul e em muitos outros países. De acordo com a estação, o Rouxinol costuma migrar de território para melhor adequar suas funções vitais. Os parâmetros necessários para o rouxinol poder manter-se sem dificuldades de adaptação, estão associados aos mais diversos fatores. São eles: o nível do mar ( o rouxinol precisa de uma localização que esteja inferior a 400 m acima do nível do mar), a temperatura ambiente ( essa tem que estar superior a 14°C), o nível de precipitação atmosférica ( deve ser inferior a 750 m), e a aridez local também importa (o índice de aridez deve ser inferior a 0,35). Outro fator que recentemente foi acrescentado pelos especialistas, para melhor adaptação dou rouxinóis, é que a distancia de florestas seja respeitada, devido ao grande número de predadores que ele tem de enfrentar neste tipo de vegetação.
-
O Canto do Rouxinol
Uma atenção em especial deve ser dada, ao canto do rouxinol, e a beleza que este canto trás para os locais em que ele é emitido. O canto do rouxinol pode ser ouvido durante o dia e durante a noite. São pouquíssimos os pássaros que possuem esta habilidade e capacidade, de conseguir cantar durante os mais variados turnos. Existia uma lenda antiga que o canto, era responsabilidade da fêmea. Com o avanço das pesquisas promovidas pelo biólogos, foi descoberto que essa habilidade de canto, na verdade cabe ao macho. O canto que é realizado em um volume altíssimo, conta com um misto de assobios, trinados e gorgolejos. O canto que também e escutado durante a noite, tem essa peculiaridade pois, a ave tem um lado intimo muito alto. Nessa espécie, muitas das aves só se sentem a vontade para cantar quando não existe movimento, que é o que geralmente acontece durante a noite. Nesse período a circulação dos animais, e dos seres humanos diminui.
Por este motivo, de possuir características noturnas, o nome do rouxinol em alguns idiomas carrega a composição com “noite” no nome. Uma característica do canto desse pássaro, é que possui uma gama de aproximadamente 250 variações. Vale salientar que apenas os rouxinóis que não possuem par, costumam cantar regularmente a noite. Isso acontece, justamente, porque nesse momento, eles tentam chamar a atenção das possíveis fêmeas, para que possam se tornar seu par futuramente.
O canto também teve associação recentemente, com a defesa de território. Essa característica está associada quando, pela madrugada, o sol está próximo de nascer. Outro fator que influencia no canto do rouxinol é a proximidade ao centros urbanos. Quanto mais presente na zona urbana, maior é o volume do canto do pássaro. Como o ruído de fundo é permanente em zonas urbanas, eles precisam aumentar o volume para se fazerem audíveis. Em caso de dúvidas, se o canto que é escutado é ou não o de um rouxinol, basta detectar o seu alto e continuo crescendo.
-
O Rouxinol e sua Constante Presença nas Artes
O rouxinol é uma ave que é constantemente associado a beleza de poemas, contos e canções. Isso vem de outros séculos, e além disso, hoje ainda podemos ver nas mais diferentes áreas da arte, a descrição da beleza de seu canto. No conto Odisseia, Homero evoca o canto do rouxinol, sugerindo o mito de Filomela e Progne (onde uma das duas, se transforma em um rouxinol). Outros poetas grandiosos evocaram o canto do rouxinol em suas escritas como: Chréten de Troyes, Geoffrey Chaucer, John Gower e George Gascoigne. Não é incomum ao acompanhar as obras da era do romantismo, observar o simbolismo referenciado ao rouxinol nas mais diferentes obras do estilo.
Na música, o rouxinol também se faz presente. Na música brasileira por exemplo, Gilberto Gil escreveu uma canção que ele mesmo gravou chamada “O rouxinol”. Milton Nascimento também criou sua canção chamada “O rouxinol”, que chegou a ser interpretada por Oswaldo Montenegro.
-
O Rouxinol Azul
Uma das espécies de rouxinol, é o belíssimo rouxinol-azul. O rouxinol-azul é um pássaro que assim como o rouxinol comum, apresenta um belíssimo canto. Apresenta plumagem em seu dorso, que mixa os mais diferentes tons de azul. Sua parte inferior, em sua barriga apresenta plumagem branca, que em alguns casos, tende um pouco para o gelo ou amarelo bem claro. Seu bico é preto, assim como os seus olhos. As patas tem 3 dedos, com as unhas dos dedos de trás bastante avantajadas.
A alimentação do rouxinol-azul consiste de dieta omnívora. Consome uma grande variedade de espécies invertebradas, bagas e drupas. O seu canto é muito bonito, porém na mesma proporção da beleza de seu canto, se encontra a dificuldade de conseguir observa-lo fisicamente, dada a sua timidez. Apresenta características migratórias, o que acontece para que consiga preservar a sua adaptação. Com uma aparência bem menos humilde que a do rouxinol comum, o seu canto tem o mesmo nível de beleza de sua aparência.
Apresenta assim como os rouxinóis comuns, o conhecido dimorfismo sexual. A diferença morfológica entre o macho e a fêmea é bem difícil de ser constatada, até mesmo por biólogos. A observação pode ser realizada quanto a diferença na coloração da cauda. A cauda com coloração mais suave geralmente pode ser observada entre os rouxinóis fêmeas. O canto do rouxinol azul, também apresenta características bastante alegres, sendo usadas em áudios de meditação guiadas, e terapias com guias de natureza.