Criatório de Rouxinol

Uma ave que produz uma grande variedade de melodias, sendo considerado por alguns o pássaro que tem um dos cantos mais belos da natureza, o rouxinol (Luscinia megarhynchos), pode ser uma boa aposta para criadores. Para obter bons resultados na sua criação é essencial conhecer mais profundamente as características dessas aves bem como a sua base alimentar, hábitos e forma de reprodução.

O Canto de Rouxinol

As canções entoadas pelo rouxinol são ouvidas melhor nas noites de verão e se caracterizam por frases suaves e sequências que parecem notas de uma flauta. Com assobios intensos, batidas e um compasso interessante é um belo espécime de pássaro cantor. Apesar do seu canto ser especialmente bonito não se pode negar que é uma espécie discreta.

Conhecendo Melhor o Rouxinol

Como supracitado o rouxinol é uma ave discreta cuja plumagem tem como tonalidade predominante o tom castanho. Os pássaros adultos assumem uma bela cor castanha-avermelhada na parte de cima de suas plumas que se confunde com tonalidades creme embaixo. Os indivíduos mais jovens tem coloração mais clara na parte de cima e um leve escamado embaixo. Seus olhos são grandes e de um tom de negro profundo que contrastam com um anel branco fino.

Os pássaros ainda possuem uma bela cauda arredondada e longa em conjunto com patas robustas e também longas. O tamanho médio fica entre 16 e 17 cm, seu peso fica entre 18 e 27 gramas. Os rouxinóis machos apresentam um repertório de versos bem longo com trinados fluidos. Essa espécie de pássaro é uma das únicas que cantam a noite, mas também são ouvidos durante o dia. Geralmente fica oculto na vegetação e pode se empoleirar para cantar.

Canto do Rouxinol

Os rouxinóis costumam cantar com mais frequência durante a primavera e o começo do verão, pois é o momento do ano em que estão em busca de acasalamento e construindo seus ninhos. Os machos cantam durante todo o dia, a qualquer horário é possível ouvir os seus belos versos. As fêmeas constroem seus ninhos em formato de concha a partir de ramos, grama e folhas secas.

Alimentação do Rouxinol

Trata-se de um pássaro onívoro que se alimenta de tudo, os criadores devem dar preferência para ração balanceada sem esquecer de oferecer eventualmente legumes e frutas. Durante a fase de reprodução é indicado adicionar a dieta 15 larvas de tenébrio sendo 5 pela manhã, 5 a tarde e 5 ao cair da noite.

Os Hábitos do Rouxinol

Rouxinol significa ‘cantora da noite’ e foi atribuído ao pássaro há mais de um milênio devido ao fato dele cantar tanto de dia quanto de noite. O seu canto é bastante alto e encorpado contemplando uma grande variedade de assobios, gorgolejos e trinados. De maneira geral os machos que cantam a noite estão em busca de um par. Já aqueles que cantam de madrugada costumam estar em busca de defender o seu território.

O Habitat do Rouxinol

Foto de um Rouxinol Comendo

Foto de um Rouxinol Comendo

Esses pássaros dão preferência para habitats como florestas decíduas abertas bem como sebes e moitas. Trata-se de uma ave de várzea que já foi encontrada em montanhas da Ásia Central em alturas de 8.580 metros. Na Suíça já foram registrados indivíduos da espécie em alturas de 3.600 metros. Apesar de poder sobreviver em encostas secas é mais normal avistar esses pássaros em territórios perto de poças e córregos. Costuma se concentrar em arbustos de crescimento baixo.

Quando canta durante o dia o pássaro geralmente muda o seu poleiro, nos cantos noturnos costuma se manter no mesmo lugar. Normalmente esse pássaro canta em duas sessões que tem até três horas de duração, a primeira costuma terminar em torno da meia-noite e a segunda quando a manhã começa a surgir.

Reprodução do Rouxinol

Filhote de Rouxinol

Filhote de Rouxinol

A reprodução do rouxinol costuma se dar entre o fim de abril e começo de julho em todo o continente europeu, porém, com intervalos. Esse pássaro costuma colocar seu ninho perto do chão, abaixo de 50 centímetros, com bom nível de camuflagem. O ninho costuma ser criado a partir de gramas e folhas secas. Por dentro é forrado com penas e ervas.

Geralmente a fêmea coloca 4 ou 5 ovos que tem uma tonalidade verde-azeitona, O período de incubação é de 13 a 14 dias sendo que nesse período os machos se responsabilizam pela alimentação das fêmeas. A nidificação dura entre 10 e 12 dias, os filhotes então se dispersam perto proximidades do ninho. Os filhotes costumam iniciar o voo entre 3 e 5 dias. Os machos costumam cuidar dos filhotes para que as fêmeas se preparem para uma segunda reprodução.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *