As Cores dos Animais

Os animais costumam encantar os seres humanos pela sua beleza e hábitos diferentes, mas nem sempre as pessoas entendem a beleza da vida animal e quais podem ser as suas funções. Por exemplo, as cores dos animais têm muitas funções que vão além de sua beleza e encantamento. É possível saber através das cores, a que espécie pertence um determinado animal.

As Cores dos Animais

As Cores dos Animais

Se nos detiver a observar as cores com certeza faremos inúmeras descobertas interessantes através de suas características marcantes. Algumas das principais funções das cores dos animais são: proteção, reconhecimento e repulsão. Podemos dizer inclusive que as cores, muitas vezes, representam um fator de sobrevivência para muitos animais de espécies diferentes.

A espreita

Curiosidades

Curiosidades

Em tempo integral os bichos estão sendo observados, seja por seus predadores, sejam por outros animais curiosos ou ainda pelos olhos dos homens, alguns ocupados em realizar estudos importantes, outros querendo apenas caçar. Mas os predadores consistem na maior preocupação de sobrevivência de qualquer espécie, são muitos animais lutando para se alimentar na cadeia natural da vida.

Por exemplo, o pica-pau busca larvas em troncos, e enquanto isso é atentamente observado pelos olhos espertos da coruja, e esta por sua vez não imagina que esta sendo alvo dos olhos atentos do gato. A coruja passa muitas vezes despercebida porque tem suas cores parecidas com as cores das árvores. Os gatos selvagens passam despercebidos por serem manchados e assim uns vivem a espreita dos outros, esperando por uma oportunidade de caçar e saciar sua fome.

Fugir dos seus algozes é um desafio e tanto para todas as espécies, na maioria das vezes a solução é correr muito, nadar de forma muito ágil, voar bem depressa, enfim, fugir. Mas algumas espécies têm alternativa que é se camuflar enganando os olhos de seus perseguidores.

Como funcionam as cores

Natureza

Natureza

Variadas em suas tonalidades e estampas, as cores dos animais formam belos desenhos, frequentemente elas se apresentam em listras, anéis ou manchas. Por vezes os desenhos servem para dividir o formato o corpo com intenções diferentes, ou de enganar os predadores ou ainda de causar medo, chamar a atenção, etc.

Em outros casos os desenhos funcionam como uma impressão digital, por exemplo, os gaviões de determinadas espécies são capazes de se reconhecer apenas pelo desenho de sua plumagem. Em alguns casos os desenhos e as cores podem diferir de acordo com o sexo do animal, servindo assim para o devido reconhecimento nos encontros sexuais, permitindo designar machos e fêmeas da mesma espécie.

São as substâncias químicas chamadas de pigmentos que determinam as cores dos animais, sendo que a melanina é o mais comum deles, gerando todos os tons de marrom escuro e preto. Depois temos os carotenóides que geram os tons amarelados, vermelho e alaranjado, bastante comuns em crustáceos e demais animais marinhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *