Animais Belíssimos em Extinção

A todo o momento existem animais sendo extintos no planeta, muitos deles são animais de uma beleza incrível, que, caso se extinga jamais teremos outro exemplar igual. Logo abaixo, poderemos ver uma lista com algumas espécies de belíssimos animais, que correm sério risco de extinção.

Bonitos Animais Que Podem ser Extintos

Pinguim Africano: Até o começo do século XX, podia-se encontrar com facilidade o Pinguim Africano nas praias do sudoeste da África. Tais animais têm como hábito a vida em bando, sendo resistente a seus naturais predadores, entretanto, passou a fazer parte da lista de animais em extinção em razão dos derramamentos frequentes de óleo no litoral da África. Conforme informações fornecidas pela IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais é possível que existam somente 55 mil animais dessa espécie em todo o mundo.

Zebra Grévy: Considerada como o equino maior do planeta, atualmente, há somente três mil animais em todo o mundo. Durante anos a  espécie foi caçada em razão da comercialização de sua pele.

Tigre de Bengala: Esse animal é das subespécies de tigre, natural da parte sul da Ásia. Em decorrência do comércio de peles e a devastação de seu habitat, há somente 2500 animais em todo o planeta.

Elefante Asiático: Esta espécie de Elefante passa por um risco grande de extinção. A partir do começo do século XX, grande parte desses animais foi destruída pelo homem. Já que esse animal perdeu parte importante de seu local de convívio, virou presa fácil dos comerciantes de marfim e, em outros casos, passou a se tornar animal doméstico com finalidade turística em diversos países da Ásia Sudoeste, especialmente na Tailândia. Há nascimentos desses animais também em cativeiro, como forma de manter a espécie.

Lobo Vermelho: em razão das políticas predatórias e à devastação de seu habitat, o Lobo Vermelho, originário dos Estados Unidos, ficou quase que totalmente extinto na nos anos 80. Há atualmente aproximadamente 200 indivíduos que estão em cativeiros e mais cinquenta deles que voltaram à natureza.

Baleia Azul: O maior animal de todo o mundo é a Baleia Azul, mas em razão da interferência humano no meio ambiente, pode em breve desaparecer. Tal animal passou a entrar em extinção já no século XIX, assim que fora desenvolvido por pescadores equipamentos próprio para caçar as baleias. Existem atualmente aproximadamente 10 mil animais da espécie em todo o mundo.

Leopardo Persa: Talvez esse animal esteja em os cinco mais arriscados de desaparecer. Comumente a espécie, era encontrada em parte do Oriente Médio, especialmente no Irã e na Turquia, mas acabou sendo destruída por traficantes de pele, guerras, atropelamentos e desmatamentos. Existem atualmente cerca de 1000 indivíduos adultos no mundo. Há também animais que nasceram em cativeiro.

Tartaruga de Couro: Essa tartaruga também recebe o nome de Tartaruga Gigante, e seu risco de extinção é decorrente das dificuldades de sobrevivências de seus filhotes. Frequentemente seus ovos, que são depositados nas areias das praias, são destruídos por aves, mamíferos, e répteis. Além do mais, assim que os filhotes saem dos ovos e encontram o mar, podem ser devoradas por peixe, crustáceos, e cefalópodes. Conforme dados fornecidos pelo governo americano, anualmente, as fêmeas constroem mais ou menos trinta mil ninhos. Nos anos 80 existia mais de cem mil deles.

Panda Gigante: Conforme as mais otimistas estimativas há aproximadamente 3 mil Pandas Gigantes em todo o planeta. Mas, duzentos deles apenas são encontrados em cativeiro. Esses animais estão em extinção em razão da devastação de seu habitat, ou seja, a destruição dos bambuzais presente na parte centro-sul da China. Ainda que tais animais façam parte da ordem carnívora, apresentam comportamento herbívoro e, se alimentam praticamente só de bambu.

Foca Monge do Havaí: Está presente na lista dos animais que mais correm o risco de serem extintos. A diminuta população, que se aproxima dos mil indivíduos, está ameaçada pela poluição dos mares, caça predatória, lixo marinho, doenças e comércio ilegal de peles. É interessante salientar que sua parente, a Foca Monge do Caribe, já foi extinta nos anos 50.

Orangotango de Sumatra:  Tal animal somente pode ser encontrado na ilha indonésia, Sumatra. Está em risco de extinção em razão da destruição das florestas tropicais e ainda porque as pessoas roubam seus filhotes e o vendem para servirem como animais de estimação. Existem atualmente somente sete mil indivíduos.

Leopardo das Neves: Essa espécie de leopardo também pode se extinguir brevemente. Em consequência da caça, há somente cinco mil animais em todo o mundo. Original da Ásia Central a espécie é bastante requisitada por indivíduos que fazem o tráfico de peles.

Jacaré da China:  Sua extinção tem se dado porque o local que faz de habitação, os pântanos da região sudeste da China, passou a ser destruído e deu lugar ao cultivo de arroz. Acredita-se que haja somente duzentos indivíduos no mundo e 10 mil deles estejam no cativeiro.

O Pato Mergulhão: É uma espécie originária do Brasil e assim como os demais animais da listagem, está em risco de extinção. Há somente 250 animais em todo o planeta. O desaparecimento desses animais tem se dado em razão do assoreamento dos rios e por causa do desmatamento.

O Camelo Bactriano: É um animal originário do leste da África, e está sendo extinto através da ação do homem. O habitat da espécie sofreu grande destruição por mineradores e fazendeiros. Há aproximadamente 700 animais em todo o mundo.

O Leão Asiático: Originário da Índia, de Gurajat. Há somente em torno de quatrocentos indivíduos em todo o planeta. Sua extinção é decorrente da disputa de território com outras espécies animais e mesmo com os seres humanos. O habitat desse leão, em muitos casos, acaba servindo para plantações agrícolas.

Gorila das Montanhas: Da mesma forma que os outros animais integrantes dessa extensa listagem,  o Gorila das Montanhas também por sumir nos próximos anos. Há aproximadamente setecentos indivíduos dispersos pela natureza. Sendo originário da África Central, foi aniquilada pela ação do homem, além de desmatamento, guerras, e caça.

Kakapo:  É uma espécie de papagaio noturno encontrada na Nova Zelândia. Há aproximadamente 80 animais em todo o mundo, mas nenhum deles solto na natureza, todos em cativeiro. Esses animais quase chegaram a extinção por cauda da ação do homem que buscava por sua pena e sua carne.

Infelizmente o assunto extinção vem sendo noticias em jornais em todo o mundo e principalmente com relação a animais que são todos os dias arrancados de seu habitat natural para serem vendidos ilegalmente. A lista de animais cresce e mesmo com tanta vigilância algumas pessoas conseguem fazer a venda sem que ninguém veja e tudo isso por dinheiro.

São pagos verdadeiras fortunas por certos animais e alguns deles são utilizados para fazer acessórios como sapatos e bolsas e até mesmo casacos. Se conscientizar é fundamental para que essas práticas ilegais acabem de vez e os animais lindíssimos existentes na natureza possam viver tranquilamente. Algumas espécies que estão sendo preservadas podem não mais existir e isso é muito triste, afinal os animais foram criados para alegrar as pessoas e enfeitar a natureza e não para servirem de meio de vida. O vídeo abaixo mostra alguns animais que estão em extinção.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LB8Y9JZ-Vds[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *