Viajar de avião com seu animal de estimação pode ser uma provação difícil e muitas vezes confusa. O ideal para os donos seria o animal sentado ao seu lado, como se ele estivesse andando de carro. Mas lembre de que há outras pessoas no ambiente e nem todas adoram pets como você. E os animais também fazem xixi e cocô, sentem medo e latem ou miam, podendo ser um procedimento arriscado em um vôo de longa viagem para todos a bordo. Alguns procedimentos precisam ser seguidos a risca, ou seu animal não vai embarcar. Imagina um animal latindo e correndo em um avião? Um verdadeiro caos, não é mesmo?
Seu animal pode viajar tanto em voos nacionais como internacionais, com bilhetes emitidos com as políticas e diretrizes específicas para ajudar a proteger a saúde do seu animal de estimação e segurança e o conforto dos passageiros do vôo. Confira o que deve ser feito e quais pets podem ou não embarcar em uma viagem de avião.
Apenas Cachorros e Gatos Podem Andar De Avião
Seu cão ou gato será bem vindo para viajar com você de avião, mas todas as outras espécies de animais, incluindo coelhos, furões e répteis exóticos não são permitidas. Isso porque cachorros e gatos são mais fáceis de ser controlados, enquanto os demais animais exigem mais precauções e bem distantes das atividades dos comissários de bordo. Imagine um coelho defecando pequenas quantidades de cocô que saem pelos buracos da gaiola ou aves tentando escapar. Também não há espaço para um cavalo em um avião, não é mesmo?
Embarcar um animal sem identificar também é crime sujeito a multa. Não é recomendado tentar adormecer se animal e o colocar em uma mala. Lembre: aeroportos possuem raio x. Vão saber que seu animal está na mala ou em uma caixa fechada.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bZ95KB0wYFY[/youtube]
Só Podem Viajar Cinco Animais Por Avião
Algumas companhias aéreas permitem apenas quatro, mas no geral cinco é o numero de animais por voo. Ou seja: apenas cinco donos podem levar cães ou gatos em um avião ou quatro animais por cada casal de donos. Isso porque cada dono pode levar apenas uma caixa de transporte para animal por passageiro, com um máximo de dois animais da mesma espécie em cada caixa ou gaiola. Logo, se for um casal de passageiros, uma família pode levar no máximo 4 animais e embarcar duas caixas.
Animais muito novinhos também não são aceitos. Os pets precisam já ser desmamados ou com pelo menos oito semanas de idade. Você também não vai poder tirar o animal da gaiola ou caixa enquanto estiver dentro do avião. A média é que apenas cinco animais de estimação são permitidos na cabine geral e dois na cabine da primeira classe. Reservar a viagem de seu animal de estimação com a maior antecedência possível é essencial, pois você pode não encontrar local para o seu pet. Logicamente que eles pagam uma passagem de avião.
Como Seu Animal De Estimação Vai Embarcar
Infelizmente o pet não vai entrar andando com você ou nos seus braços. Ele deve estar devidamente fechado em sua caixa ou gaiola. Se a cabine estiver cheia ou seu animal de estimação é grande, ele deve embarcar como bagagem despachada. Cada passageiro com bilhete pode fazer o check-in de no máximo, dois animais de estimação, embora não haja capacidade limitada.
Alguns animais podem ir na cabine com os donos, mas as regras precisam ser respeitadas. Para viajar na cabine, a caixa transportadora do animal de estimação pode ter um máximo de 19 centímetros de comprimento, 13 centímetros de largura e 9 cm de altura. Pode pesar apenas 20 quilos ou menos com seu animal de estimação já dentro da caixa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WJ3oah5Cc3g[/youtube]
Se você está enviando o seu animal de estimação como bagagem, deve usar uma gaiola. Esta deve ser feita de material rígido como o plástico duro e pode ter um máximo de 40 centímetros de comprimento, 27 centímetros de largura e 30 centímetros de altura. O peso máximo permitido é de 100 quilos com seu animal de estimação dentro.
Seja qual for o seu tamanho da caixa transportadora, o animal deve ser deixado em repouso e poder dar uma volta completa em seu corpo. A caixa deve ser à prova de vazamento. Eles também devem poder se deitar confortavelmente. Caso não se obedeçam a estas regras, o animal não deve embarcar.
Animais Só Podem Embarcar Em Voos De Até 12 Horas
Algumas empresas só permitem pets embarcados em voos que têm uma duração de até 12 horas. Além disso, a companhia aérea irá recusar todos os animais de estimação se a temperatura no aeroporto de chegada ou de destino é muito quente ou muito fria, considerada anormal para o animal. Os voos longos são um problema porque o pet não irá manter a calma e deixar de fazer suas necessidades, em especial se for um animal embarcando com o passageiro na cabine. Calmantes também não costumam fazer efeito por tanto tempo.
Seu Animal Precisa Estar Saudável Para Embarcar
Um certificado sanitário válido é exigido para animais de estimação que viajam como bagagem despachada. Se você está enviando o seu animal de estimação como bagagem, anexe na gaiola uma nota assinada indicando o tempo a quanto tempo o animal recebeu alimento e água, que deve estar dentro das quatro horas antes do check-in. Os comissários poderão eventualmente alimentar o animal no bagageiro em um voo longo. Animais doentes ou dependentes de medicação não podem viajar, infelizmente, pois a empresa não pode se responsabilizar pela morte do animal no vôo.
Os Animais Não Precisam Estar Dopados
Algumas companhias exigem que os animais estejam dormindo, por isso o remédio usado é um calmante chamado Acepran ou algum semelhante. Outros exigem apenas que o animal esteja sedado. Esta regra precisa ser consultada antes, pois variam de empresa para empresa. No geral é preciso manter o animal calmo e o uso de um calmante pode ajudar.