Quem decide ter um animal de estimação, precisa estar pronto para ter certas responsabilidades e para cuidar dele com muito carinho. Uma atividade que faz muito bem para os cães são os passeios, todos precisam sair de casa para passear, mesmo que apenas algumas vezes por semana.
Muitos donos acham que, por terem um quintal grande, seus cães não precisam sair para passear. Mas saiba que, independente do tamanho do ambiente que o cachorro viva, passear na rua fará com que ele sinta mais relaxado e feliz.
As atividades realizadas em casa, como morder brinquedos e correr atrás de bolinhas, por exemplo, são ótimas e divertem o animal, mas o deixam mais agitado do que relaxado. Por isso, o ideal é que o seu cãozinho brinque em casa, mas também passeie com frequência, se possível diariamente.
Confira, a seguir, algumas dicas para que a experiência de passear com o seu amigo seja a melhor possível.
Noções Básicas de Passeios Com Cães
1 – Coloque a coleira presa a guia no cão. Chegará um momento em que o seu amigo de quatro patas vai reconhecer que é hora de ir passear e ele ficará feliz de colocar a coleira. Comece a colocar a coleira nele desde filhote, mesmo antes de ele poder realmente sair de casa por conta das vacinas, assim ele não irá estranhar quando for realmente usar para sair para um passeio.
2 – Mantenha a coleira firme, mas não muito apertada, para não enforcar o animal. Uma boa dica é ajustar até conseguir colocar 1 ou 2 dedos entre a coleira e o pescoço do seu cão. Se você deixar a coleira muito frouxa, corre o risco de que ele escape e corra algum risco.
3 – Escolha o lado em que você quer que seu cão ande. Este detalhe é importante para treinar o animal para que ele se comporte bem durante o passeio. O cachorro vai se acostumar a andar com você sempre do mesmo lado e próximo a você. Dessa forma, depois de um tempo você poderá, até mesmo, caminhar com ele sem coleira. Lembrando que, por questões de segurança, o ideal é que os passeios sem coleira, mesmo com cães já adaptados, sejam feitos em locais fechados, como parques e clubes.
4 – Puxe a guia para perto de seu corpo. O aspecto mais importante de ensinar o seu cão a se comportar durante o passeio é manter o controle para que ele não se sinta o “líder da caminhada”. Você é o dono e isso deve ficar claro para o animal. Envolva a guia na sua mão, de modo que ela não fique frouxa entre ela e o cão. Puxe-a para perto do seu corpo, mas deixe solta o suficiente para permitir que o seu cão ande naturalmente. Ele vai sentir a resistência da coleira e perceber que não deve puxar você e decidir para onde quer ir.
5 – Fale com o seu cão, ele entende o tom da sua voz. Fale com uma voz suave quando ele se comportar da maneira que você deseja e use um tom mais firme para chamar a atenção dele. Manter-se mudo durante todo o passeio não é positivo, portanto converse com ele.
6 – Recompense o seu cão com petiscos ou pequenas porções de ração. Use os alimentos preferidos dele (e que sejam permitidos para animais) quando for ensiná-lo a passear, especialmente quando você quer que ele aprenda a não puxar a coleira. Recompense sempre que ele estiver agindo da maneira correta. Os petiscos oferecidos podem ser aqueles comprados em pet shops ou mesmo pedaços de algum legume, como a cenoura, por exemplo, que muitos cães adoram.
Dicas Para Uma Caminhada Agradável
1 – Verifique se o cão está muito quente antes de passear com o cachorro. Uma dica é colocar o lado contrário da palma da mão no chão, se a temperatura estiver normal e você não se queimar é porque está confortável para o animal também. O início do dia ou o final da tarde são os horários mais adequados para passear com o cachorro. Evite o início da tarde, pois neste horário o chão pode estar quente demais.
2 – Leve bastante água e comida se for um passeio mais longo. Não se esqueça de levar também saquinhos plásticos para recolher o coco que ele fizer. Manter o seu cão hidratado é importante ao caminhar por longos períodos de tempo ou durante os períodos mais quentes do dia. Durante os meses de verão, é extremamente importante que o seu cão beba muita água. Alguns lanches saudáveis e fáceis de carregar, são:
- Morangos
- Melancia sem sementes
- Fatias de maçã
- Cenouras
- Gelo picado para os dias mais quentes
3 – Lembre-se de parar para descansar quando necessário e caminhar à sombra sempre que houver uma. Não exagere nos primeiros dias, pois o seu cão não está acostumado e poderá se cansar mais do que deve. Você terá muitas oportunidades de passear com ele e, no início, o ideal é que as caminhadas durem, no máximo, 30 minutos. Com o tempo você poderá ir aumentando até que ele consiga caminhar confortavelmente em longas distâncias.
Os Acessórios Para Passear Com o Cão
No mercado existe uma infinidade de modelos de coleiras e guias para cães, e pode ser que você se sinta perdido na hora de fazer a escolha. Para evitar de comprar produtos inadequados, converse com seu veterinário antes de comprar os acessórios para passeio. Ele conhece o seu animal de estimação tão bem quanto você e pode recomendar o tipo de coleira e guia que você precisa. Na hora da escolha, é importante levar em consideração o porte da raça, para que a coleira não fique desconfortável no animal.
Além disso, não se pode esquecer que é preciso que sejam produtos de qualidade para não comprometer a segurança do animal. Uma coleira ou guia mais fracas, podem acabar abrindo durante o passeio, permitindo que o animal escape. Portanto, verifique muito bem antes de comprar.
Quer ter um cão feliz e saudável em casa? Então não tem nada melhor do que fazer passeios com seu cão. Você pode achar que não vale nada sair todos os dias com o animal em uma coleira, que é apenas perda de tempo e, em alguns casos, como nos longos dia de inverno, pode ser um saco pegar a coleira e ir fazer passeios diários. Esses passeios podem ser noturnos, depois de um dia cansativo, ou matinais, antes do trabalho, mas você não sabe o quão bem está fazendo ao seu animal.
Os passeios com seu cão são ótimos para evitar que ele destrua a casa. Como? Ele se livra do stress! Você não se sente abusado depois de dois dias sem fazer nada e sem sair de casa? Bom, a regra é a mesma com seu cachorro. Se ele fica o tempo todo em seu apartamento ou casa pequena, vai ficar um animal estressado e se ficar o dia todo sozinho, é pior ainda. Como? Ele não tem gente para ver, outro animal para se socializar e por isso acaba ficando tão estressado que vai acabar descontando em sapatos, bolsas, meias e tudo o mais que ele encontrar pela frente e possa proporcionar uma distração temporária.
Outro motivo pelo qual você deve fazer passeios com seu cão é para ajudá-lo a se socializar com outras pessoas e assim não se sentir acuado sempre que entrar alguém em sua casa que não seja um morador. Quando o animal está acostumado com a presença de estranhos é muito mais fácil conviver com ele sem que isso se torne um problema social e até para a vizinhança, pois crianças brincalhonas podem querer entrar na casa e assim provocar um ataque de cão sem motivos.
A dica é fazer passeios com o cachorro todos os dias sempre no mesmo horário. Por que? Ele vai se acostumar com a rotina e possivelmente irá se adequar as suas necessidades fisiológicas ao período externo, pois cachorros preferem fazer isso em ambiente com terra que possam cavar, bem como os gatos.
Tente manter o horário das caminhadas para que o animal se predisponha a esperar para fazer xixi em seu passeio. É bom para a sua casa e bom para o pet também, que vai ter seus instintos regulados e terá uma melhora no funcionamento do seu intestino.
Ao fazer o passeio com seu cão, sempre ande com coleira. Nunca se sabe como ele vai reagir a outras pessoas e outros animais ou os outros vão reagir a ele. Ao ser atacado, ele pode tentar se defender e fugir ou sair ferido, melhor usar a coleira e, se possível, ande com uma vareta para afastar outros animais bons de briga do seu pet, principalmente se ele for de porte pequeno.