É bastante comum nos primeiros anos de vida os cães apresentarem problemas de comportamento, estes que vão desde suas atividades fisiológicas dentro de casa até mesmo morder e destruir a mobília e outros utensílios domésticos.
E com isto a melhor forma que temos de prevenir estes tipos de comportamento é começando a treinar o seu cãozinho logo no dia que ele chega no seu novo lar. Muitas vezes é difícil e exige muita paciência, mas vale á pena para que você e seu bichinho possam viver melhor e felizes.
Veja Algumas Dicas Interessantes De Como Lidar Com Seu Cãozinho:
- Primeira dica – Inibir de morder as coisas: Desde o primeiro dia, o seu animalzinho irá lhe testar, e deverá aprender que os contatos com a pele humana provoca um pouco de dor, se ele arranhar ou morder uma pessoa da casa, esta mesma deverá gritar com ele ou mesmo se afastar mostrando para o bichinho que este tipo de comportamento não é permitido. Não grite alto pois o cãozinho não é surdo, fale com tom de comando que ele irá entender e aponte para onde ele mordeu, que certamente ele aos poucos irá aprender, pois ele está se adaptando a novas pessoas.
- Segunda dica – A socialização, esta deverá acontecer assim como com as pessoas, os animais também podem aprender através de suas experiências individuais, podendo associar todas as suas ações ás suas consequências. Desta forma os proprietários poderão passar para o seu cão um maior número de oportunidades de se aprender, além de contar com consequências positivas, de forma que possa reforçar todos os comportamentos do bichinho e também todas as respostas desejadas, com isto é possível se ter uma doutrinação melhor que a que o bichinho tem ao chegar em sua casa que normalmente quer te testar.
- Terceira dica – Métodos de treino positivos deverão ser utilizados, diversas pesquisas já puderam comprovar que os animais que podem responder melhor a todas as expectativas de comportamento do seu dono são os que recebem uma recompensa em vez de um castigo quando realizam algum tipo de atitude desejada. Se você por exemplo ensinar o cãozinho em um determinado lugar deitar, ou mesmo ele não quiser comer, você mandar ele ir e ele for, depois disto certamente ele irá lhe avisar que comeu sua comida, e por este motivo vale ser recompensado, um biscoito, ou mesmo um bifinho, é uma ótima alternativa para agradar o seu bichinho que irá adorar o mimo.
- Quarta dica – Quando seu cão tiver comportamentos negativos, procure o ignorar, sempre que ele apresentar um comportamento que for inaceitável, o proprietário deverá se afastar do animal apenas, pois se ele se sentir ignorado será bastante castigado, pois para eles é terrível se sentir ignorado por seu dono. E ele tentará fazer de tudo para lhe agradar, por este motivo, procure mantar a calma e a seriedade, já que ele irá fazer de tudo para lhe chamar á atenção, e você inclusive não pode rir, é como uma criança.
- Quinta dica – O animalzinho precisa aceitar passar um tempo sozinho, deverá se acostumar a passar o tempo, sem que fique extremamente nervoso e ansioso, e para o ajudar, o proprietário deverá evitar as manifestações de afeto exageradas ao chegar ou sair de casa. E desde cedo o cachorro deverá encarar os momentos longe do convívio com as pessoas com toda a naturalidade.
São medidas bastante simples, porém bastante eficazes nas melhorias de comportamentos caninos. Tudo isto poderá ser feito de forma tranquila, e sem culta, além de não ter a necessidade de judiar deste animalzinho, vale lembrar que o carinho é a base de tudo.
Cães Adestrados Por Que Eles Se Comportam De Formas Específicas?
Os cãezinhos que normalmente podemos encontrar em filmes, ou mesmo apresentações são muito motivados a obedecer, e não por terem nascido assim, de forma alguma, ou por que obedecem apenas por agradar seus donos. Apesar dos cães terem um amor incondicional por nós, podemos entender que eles não são interesseiros quando o assunto é fazer algo que queremos. Isto inclusive não é algo ruim. Todos podemos fazer coisas por interesse, e ninguém faz nada de graça. Costumamos ir jantar com alguém pelo interesse da companhia e da comida, trabalhamos pois temos interesse em ter dinheiro, e obedecemos nosso chefe por interesse em evitar broncas, e os cães funcionam da mesma forma;
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yHEqqCoV5WA[/youtube]
A Educação e o Adestramento Deverão Começar Desde o Primeiro Dia Que o Animal Estiver Em Sua Casa
A história de que se tem de esperar seis meses de idade para o adestrar é mentira. Seria a mesma coisa que esperássemos uma criança ter 10 anos para a educar, quanto antes de começar melhor, o filhote está na melhor fase para aprender as coisas, o que é importante é sempre utilizarmos de uma técnica que venha a ser agradável para o cão.
O ato de obedecer é que todo cão faz para que tenha prazer e evite incômodos, devendo assim o dono lhe oferecer uma coisa que realmente valha a pena, dependendo é claro do momento. Poderá ser a comida, passeio, água, carinho, atenção ou mesmo até acesso a outros cômodos da casa ou o sofá, é importante que seja algo que o cão esteja querendo muito.
Obrigar o animal a fazer algo para se evitar um desconforto, como o enforcar, gritar ou mesmo o empurrar para que ele se sente não é algo justo, desta forma ele não gosta do comando de seu treinador e se sentirá desmotivado para gostar de aprender. O que é bastante interessante é obedecer a um pai ou a um chefe que briga com você e deixa de castigo, ou um chefe que te elogia e lhe dá um bônus por seu trabalho, certamente a segunda opção é a melhor.
É importante sempre podermos prestar atenção em uma coisa ou em uma situação de comportamento que estamos recompensando, isto vale também quando damos o comando ao cão e ele não obedece, devemos acostumar o cão a não ser recompensado sempre para que o trabalho possa dar certo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sKEZlwGeXis[/youtube]