Os animais de estimação necessitam de muitos cuidados, precisam de carinho e proteção e em troca retribuem com momentos de diversão e muita lealdade. Na realidade, quem é apaixonado pelos animais afirma que eles são capazes de mudar a atmosfera de um ambiente e acabam conquistando um espaço muito especial no coração de seus donos.
Apesar de muitas pessoas não acreditarem nos benefícios que os animais trazem aos seus donos, diversos estudos estão sendo feitos, e alguns já foram até concluídos, na busca de comprovar a veracidade do popular comentário de que os animais podem se tornar os melhores amigos do homem.
Na busca de comprovar os benefícios obtidos em adotar um animal de estimação, psicólogos das universidades de St. Louis e Miami comprovaram por meio de uma pesquisa, que foi realizada com 368 donos de animais e foi dividida em duas etapas, que os animais são capazes sim de trazer muitos benefícios ao seu dono.
A pesquisa comprovou que quem possuía um animal de estimação era menos solitário, demonstrava mais facilidade nos relacionamentos, tinha a autoestima mais elevada, entre outros benefícios. No entanto, os estudos não param por aí, afinal o Journal Personality Psychology publicou um estudo que concluía que ter um animal de estimação pode trazer não só benefícios psicológicos aos seus donos, mas benefícios físicos também.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-mXC6iNEeT4[/youtube]
Os Animais Podem Ser Excelentes Aliados Em Tratamentos Emocionais
Além de serem considerados companheiros fiéis, viver na companhia de um animal pode diminuir o estresse e proporcionar momentos de muito prazer e felicidade. Além disso, os animais são capazes de proporcionar doses de carinho capazes de fazer com que seus donos acabem relaxando e deixando, pelo menos por certo tempo, os problemas de lado.
Uma pessoa que dedica parte do seu tempo aos animais, acaba tendo momentos de alegria que liberam a endorfina e trazem momentos de bem-estar. Portanto, escolher um animal como companhia pode ser uma excelente escolha por qualquer pessoa, principalmente por aquelas que enfrentam algum momento de perda.
Os animais são excelentes para qualquer faixa etária. No caso das crianças, os animais são capazes de despertar sentimentos de afeto, além de contribuírem para que a criança aprenda a cuidar e manter a organização do ambiente em que o pet vive. Além disso, na fase adulta os animais podem ser uma excelente opção para quem quer relaxar e se divertir após um cansativo dia de trabalho. E, por fim, os animais podem ser um excelente “remédio” para os idosos, afinal eles são excelentes companheiros, além de ocuparem parte do tempo do idoso de forma saudável e muito positiva. Portanto, por todos os benefícios mencionados, os animais já são indicados por diversos profissionais em casos de problemas emocionais, como é o caso da depressão.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ka_-6jmJ6H0[/youtube]
Os Benefícios De Ter Um Animal De Estimação à Saúde
Além de contribuírem com a parte emocional, os animais de estimação são considerados fundamentais para quem sofre com algum problema de saúde. Pensando nisso, diversos países têm investido em programas que possibilitam o contato de pacientes hospitalizados com os animais, como é o caso dos Estados Unidos, que já possui mais de dois mil programas dedicados especialmente aos doentes.
Estudos comprovam que os animais não são capazes somente de auxiliar em tratamentos, mas, de acordo com uma pesquisa feita em Cambridge, donos de cães e gatos vão menos ao médico. Além disso, de acordo com um estudo australiano, os donos de animais consomem mais remédios, além de terem uma recuperação mais rápida quando precisam ser hospitalizados.
Outro estudo realizado em Nova York concluiu que corretores da Bolsa de Valores que possuem animais apresentaram taxas normais de pressão arterial quando eram submetidos a situações de estresse, fato que não ocorria com os demais funcionários. Portanto, diversos estudos científicos comprovam a importância de ter um animal de estimação em casa.
5 Motivos Para Ter Um Animal De Estimação Em Casa
Se mesmo tendo acesso aos diversos benefícios que um animal é capaz de trazer você não ficou convencido em adotar um bichinho, veja a lista que preparamos com 5 motivos básicos para que você leve um pet para fazer parte de sua família.
-
Cachorros Ajudam Seus Donos a Perder Peso
Ao ler o tópico acima certamente muitas questões, provavelmente, passaram por sua cabeça. No entanto, mesmo que pareça estranho, saiba que é verdade: quem tem um cão tem mais facilidade para perder peso.
O The New York Times publicou uma pesquisa, realizada por pesquisadores da universidade de Missouri, na qual ficou comprovada que as pessoas que costumam sair para passear com seu cachorro, acabam fazendo atividades físicas com regularidade e obtêm resultados melhores do que as pessoas que costumam caminhar na companhia de outras pessoas.
Portanto, se você não sente prazer em ir para academia e não costuma fazer exercícios físicos com frequência, aposte na companhia de seu cão e melhore seu condicionamento físico, além de eliminar alguns quilinhos.
-
Animais De Estimação Reduzem Riscos De Asma e Alergia
Ao contrário do que era divulgado anteriormente, pesquisas revelam que os animais de estimação são capazes de reduzir os riscos de reações alérgicas em crianças que convivem com cachorros.
-
Ter Um Animal De Estimação Previne Doenças Bacterianas e Virais
Pode até soar estranho, mas quem faz carinho em um gato ou cão acaba tendo o nível de imunoglobina elevado, o que evita a contaminação por diversos tipos de vírus e bactérias.
-
Os Animais Possibilitam Aproximações
Quem tem um animal pode ter o círculo de amizades estendido, afinal quando você sai para passear com seu pet ou mesmo acaba frequentando espaços especializados no cuidado de animais, certamente você acabará conhecendo e convivendo com outras pessoas, o que pode facilitar aproximações e multiplicar seu número de amigos.
-
Animais De Estimação Facilitam a Comunicação e Aproximam As Pessoas
Pesquisas comprovam que famílias que possuem animais de estimação acabam tendo a comunicação facilitada, afinal os bichinhos acabam aproximando os membros da família, além de proporcionarem momentos de afetividade e descontração.