Nas grandes centros urbanos a quantidade de cães e gatos abandonados chama atenção. Uma pesquisa nos mostrou que existe, em média, um cão para cada cinco habitantes e que 10% desses animais se encontram sozinhos pelas ruas.
Os Cães Nas Ruas Já Virou Um Grande Problema
Os cães de rua, geralmente abandonados, sobrevivem de restos de comida e nos abrigos onde conseguem encontrar refúgio. Estes cães se reproduzem e continuam se reproduzindo, por isso não se consegue dar fim a este problemas de superlotação e abandono da população canina.
É necessário ter a consciência de que um animal tem uma vida e que não pode ser descartada a qualquer hora, tem casos de famílias que não querem mais o animal e por isso preferem não continuar com seu cachorro. Porém, ao invés de encontrar um novo tutor para seu amiguinho, as pessoas normalmente abandonam em qualquer lugar. Jamais faça isso, se não puder você mesmo doar, entre em contado com o adotante e entregue seu animalzinho de estimação com uma dor no peito.
Temos muitos cães abandonados pelas ruas, e caso você encontre algum e decidir adotá-lo leve-o ao veterinário para um exame completo, tomar vacinas, banho, para depois levá-lo para casa, principalmente se você tiver outros bichos de estimação, assim você vai evitar que seus animais peguem alguma doença que o cachorro de rua possa ter.
Se você encontrou um cachorro e não pode ficar com ele a melhor coisa é levá-lo para um abrigo de animais, onde ele será tratado e também alimentado e quem sabe encontrará uma família para adotá-lo, mas você pode ficar com ele em sua casa e colocar anúncios, avisos na rede social, nas lojas pets, mas saiba que muitos cachorros nunca são reclamados.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fa-RIdmzfNw[/youtube]
Mas Eu Encontrei Um Cachorrinho Na Rua, o Que Devo Fazer?
- Em hipótese alguma tente contato direto, tente dar comida e água, se ele for tranquilo, leve-o até o veterinário, para que este possa verificar se o cachorrinho abandonado está bem fisicamente.
- Faça campanha, mostre o animal para todo mundo, hoje em dia com as redes sociais, a divulgação ficou ainda mais prática. Se puder cole cartazes nas clínicas próximas do local do encontro e em locais próximos.
- Converse com seus vizinhos, veja se nenhum dele perdeu um animalzinho, também fale com os amigos e comerciantes da região.
- Caso não encontre o dono, procure um novo dono, ou então entre em contato com algumas das entidades carentes dele, para apresentar a sociedade e então ser adotado.
- Procure um abrigo para o cão, se possível, abrigue-o em sua própria casa.
- Lembre-se sempre de tomar cuidado, esses animais precisam de espaço e dependendo do tamanho do animal, não adianta tentar criar um Labrador sem que ninguém veja. Ou seja, busque qualidade de vida para o animal.
- Não pare de procurar um abrigo, há sempre um ano que os pais param de acreditar na gente.
- Vermifugue, vacine, dê banho no cachorrinho.
- E por ultimo não mesmo importante, dê nova chance par a sua relação ela vai precisar, e muito.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EZ7tnc6-xqM[/youtube]
Cuidados Que Devem Ser Tomados Com Os Cães
- É obvio que o primeiro seja esse: NUNCA abandone o animalzinho, ele não tem culpa de seus problemas, ele já se acostumou com sua casa e seus costumes, irá sofrer bastante.
- Caso você fique responsável pelo animal enquanto procura-se um novo lar para ele, lembre-se de levá-lo ao veterinário, tente castrá-lo, vermifugá-lo e vaciná-lo.
- Procure um conhecido para adotar, podendo ser você, um de suas vizinhos ou quem sabe um parente, desta forma, você poderá ver com os próprios olhos se o animal está sendo bem cuidado.
- Atenção, se o animal for de raça, entre em contato com as associações de criadores de tal raça, eles poderão saber quem é o dono.
Normalmente quando se encontra um cão abandonado na rua, as pessoas entram em conflito, pois não sabem se devem pegar pra criar, levá-lo para algum lugar ou simplesmente deixá-lo onde ele se encontra, mas este tipo de atitude é totalmente repugnada por pessoas que lutam em causas dos animais carentes.
Muitas pessoas não dão a devida importância, mas os cachorros e qualquer outro animal devem ser tratados com dignidade, procure sempre preservar a vida deles. Ninguém quer viver abandonado nas ruas, sujeito a maus-tratos, fome, sede, frio e solidão. Os cães dependem de seus donos, precisamos ter consciência de que com o controle de natalidade podemos reduzir a quantidade de cachorros abandonados pelas ruas, devemos procurar adoções concretas pensando nos laços de amor entre os donos e seus animais.
Atitudes Concretas Mudam o Mundo
Pode parecer piegas e até mesmo uma bobagem, mas um pouco de humanidade não faz mal a ninguém. Quando tratamos de animais devemos sim ter calma e dar muito amor. Às vezes não é possível abriga-lo, mas talvez você possa colocar um pouco da ração do seu cachorro, colocar água, vá conquistando o animal aos poucos.
Nunca, em hipótese alguma, coloque a mão diretamente em um cachorro desconhecido, normalmente cachorros desconhecidos são animais marcados pela violência, então alguns deles podem ficar arredios, com medo de carinho, pois já apanharam tanto que tem medo de qualquer um.
Depois de conquistar sua confiança, procure levá-lo em um veterinário, verifique como está sua saúde, se possível faça os procedimentos já citados acima, vermífugo, vacina e consulta para ele ficar com tudo ok.
Leve-o para uma Clínica Veterinária para checar sua saúde, vermifugá-lo e vaciná-lo. Se possível, leve-o até uma clínica e faça a castração. Desta forma você ajudará para que a população canina aumente e que tenha outros abandonos.
Caso não possa ficar com o cachorrinho, entre em contato com alguma ONG, ou instituição que cuide de animais carentes, veja se eles possuem uma vaga para receber o animalzinho, ou se pelo menos lhe ajudam na divulgação, para que o cachorro seja adotado.
Como Fazer o Cartaz Para Ajudar Na Divulgação?
É extremamente necessário que seja feito este cartaz, seja para ser colado em alguma clínica veterinária, ou em pontos importantes do seu bairro ou para uma divulgação nas redes sociais. Mas o que deve ter nesse cartaz?
Não Precisa Ficar Em Pânico, Siga As Instruções:
- Coloque uma foto, ou várias fotos;
- Os dados, tais como: raça (se tiver), sexo idade, porte, cor, temperamento, como está sua saúde.
- Seus contatos para que as pessoas possam falar com você;
Agora que você já sabe como ajuda um animalzinho abandonado, pode muito bem ajudar aquele que está na sua esquina a encontrar um lar cheio de amor.