Animal De Estimação x Bebê

Até chegar o primeiro filho, normalmente os animais de estimação são os centros da atenção de toda a família. E de repente o bebê começa a receber todos os mimos e carinho, e ainda o bichinho de estimação deverá passar a ser colocado em segundo plano ou mesmo em alguns casos negligenciados. Apesar disto as pequenas mudanças deverão ser introduzidas antes mesmo da chegada do bebê para que o bichinho não se sinta deixado de lado.

É importante procurar lembrar que o animal estava ali antes do bebê, e ele ou eles deverão se ressentir por não terem mais toda a atenção isso não somente significa que esses indivíduos sejam de índole difícil ou até mesmo temperamentais. Esta é uma desestruturação em toda a dinâmica emocional da família. Por isso é importante saber preparar os cães para a chegada do primeiro filho sempre.

Como Ajudar Os Bichinhos De Estimação?

Os bichinhos de estimação certamente poderão apresentar mudanças de comportamento desde o momento que perceberá a sua gestação. A maioria dos animais de estimação notam que suas mães ou mesmo tutoras estão diferentes afinal de contas durante esta gestação o seu odor4 se altera, e a forma física fica também diferente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yeEOPr6w5xs[/youtube]

Alguns animais de estimação costuma ficar mais arredios e outros seriam mais curiosos e outros ainda mais apegados. É muito importante nesta fase que se mantenha os animais juntos, recebendo os carinhos e também mostrando que mudanças deverão acontecer. Para os animais que costumam deixar na barriga das mulheres, é interessante tentar fazer com que eles percebam os movimentos do bebê e ainda já dizer que o nenê está por ali.

Existe uma grande geração de sentimentos de ciúmes, curiosidades, medo ou ainda agressividade são apenas alguns dos diferentes tipos de comportamentos que os animais de estimação poderão apresentar. De acordo com alguns profissionais existem diversos métodos de abordagem para evitar que o animal possa ficar com ciúmes. É muito importante também que nunca se fazer do fato um evento, ou seja a abordagem do animalzinho e do seu filho deverá ser o mais natural possível para que possam evitar possíveis traumas e situações estressantes.

Para que possa evitar que se sinta preterido e fique ainda ressentido com a chegada das crianças é muito importante o fazer entender que a família vai ganhar um novo membro e não mesmo um concorrente, alguém que vai roubar o seu lugar. Quando o bebê estiver na maternidade por exemplo o pai deverá levar para a casa uma peça de roupa utilizada pelo bebê e entregar aos cães e gatos, para que ele possa sentir o cheiro, assim quando a criança chegar terá certamente o seu cheiro reconhecido.

Depois da introdução o próximo passo será preparar o animal de estimação para receber seu novo irmãozinho ou mesmo uma irmãzinha. Ao se entrar com um bebê, procure apresentar a criança e se abaixe na altura do cão e deixe ainda com que o animal o cheire. Procure começar pelo pezinho e vá procurando identificar a reação do animal, se esta reação for positiva é importante permitir que ele cheire cada vez mais e assim ele irá reconhecer o bebê. Depois disto procura levar o bebê para o quarto e chame o cão com as palavras em tons carinhosos, procure explicar que este é seu novo irmãozinho e que ali também é o lugar dele. 

Dicas Interessantes Para Os Cuidados

Outra dica que é bastante valiosa durante todo o processo de adaptação para os animais considerados muito ansiosos, ciumentos ou mesmo possessivos, é também recomendado se entrar em contato e conversar com um veterinário de confiança, pois existem diversos tipos de tratamentos alternativos com a associação de florais e ainda fitoterápicos para se preparar o animal para todas estas mudanças.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fHkg84ZF7xE[/youtube]

Caso aconteça algum momentode estresse, como por exemplo o animal latir, rosnar e até mesmo tentar avançar na criança é muito importante se manter a calma de acordo com o alerta dos profissionais. Algo óbvio é retirar a criança do alcance do animal no caso de acontecer algum tipo de tentativa de agressão, caso seja um latido procure repreender sem gritar, e diga que isto irá assustar o bebê tentando fazer associações positivas, com a utilização de petiscos ou mesmo brinquedos que deverão ser associados aos bebês e não ao adulto que foi envolvido na situação. É importante ainda procurar evitar reações exageradas, como gritos, sustos, e medos em excesso pois os animais percebem sempre este tipo de reação e irão agir com insegurança no caso dos dominantes e vão tentar se sobrepor, é muito importante sempre procurar manter toda a tranquilidade e naturalidade.

Manter sempre a rotina do animal de estimação também deverá fazer parte do processo, procure evitar mudar hábitos como por exemplo a frequência dos passeios ou brincadeiras. Esta rotina do cão deverá sempre ser mantida, é importante saber que tudo muda, ou se altera mas é importante lembrar que toda e qualquer tipo de mudança deverá gerar muita ansiedade e estresse e ainda seu cão deverá ter reações com esta vibração de forma negativa. 

Dicas Práticas Para Seus Pets

Ainda quando estiver grávida, procure simular todas as situações que passará a ter com o bebê, como por exemplo o embalar no colo e até mesmo reproduzir o choro da criança, utilize ursinhos e bichinhos de pelúcia próximos ao animal para verificar a sua situação.

É importante deixar o cão ou o gato cheirar as roupas e os brinquedos do bebê que irá nascer.

Quando chegar na maternidade, procure evitar entrar em casa com o bebê no colo para que possa fazer carinho e ainda dar um pouco de atenção ao seu animal de estimação.

Procure deixar o cão entrar no quarto do bebê para analisar o local.

Procure também não afastar o cão quando ele chegar perto de você e do bebê. A forma que o animal tem de saber quem são as pessoas que estiverem perto dele é cheirando.

Procure também dar sempre carinho ao animal quando estiver perto da criança, desta forma ele irá entender que isto é uma coisa legal. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *