Animais Vertebrados e Invertebrados
Os animais são divididos em duas grandes classificações: os animais vertebrados, ou seja, aqueles que possuem coluna vertebral, seja ela óssea ou cartilaginosa, ou mista, e os animais invertebrados são aqueles que não possuem coluna vertebral.
Os animais vertebrados são divididos em cinco categorias: aves, mamíferos, peixes, répteis e anfíbios, sendo que se acredita que a evolução dos animais vertebrados tenha acontecido a partir dos peixes, e então os anfíbios, em seguida os répteis e, por fim, os mamíferos e as aves.
Já os animais invertebrados são divididos em seis categorias:
- Insetos, que têm seis patas
- Aracnídeos, que têm oito patas, e cujo maior exemplo é uma aranha comum
- Crustáceos, que podem ter várias patas, e até mesmo possuir garras
- Centopeias, que têm uma abundância de patas
- Moluscos, que têm corpo mole e podem ter ou não uma casca
- Vermes, que têm o corpo mole, cilíndrico ou achatado
Os Vertebrados
Vertebrados vem do Latim vertebratus, ou seja, com vértebras, mas nem todos os animais vertebrados possuem vértebras, é o caso das lampreias e feiticeiras. Os animais vertebrados são seres vivos que tem como característica principal a medula espinhal e a coluna vertebral (formada por vértebras). Esses animais possuem tamanho relativamente grande. O número de animais vertebrados é inferior aos dos invertebrados, e eles geralmente são maiores e ocupam mais espaço. Por serem grandes e isso é uma das características desses animais, este aumento da massa corporal fez com que houvesse uma necessidade da existência de sistemas mais especializados para desempenhar de forma ideal as funções fisiológicas dos organismos.
Habitat dos Vertebrados
Os vertebrados podem viver na água, na terra e no ar, e por isso, são considerados um grupo de animais diferentes e desenvolvidos em relação aos outros grupos de animais. Os Peixes são adaptados para viver apenas na água, os Anfíbios possuem um duplo tipo de vida: na água e na terra, os Répteis são adaptados à terra firme, as Aves podem voar e o céu é o local delas e os Mamíferos animais com glândulas mamárias podem ser encontrados em variados locais da terra, como na terra, na água e no ar.
Estrutura dos Animais Vertebrados
Esses grupos de animais possuem estrutura interna desenvolvida, e devido o tamanho deles, que é considerado grande, é preciso sistemas que desempenham corretamente as funções fisiológicas desses animais. Os vertebrados possuem as seguintes características:
Sistema Esquelético: O sistema esquelético divide-se em exosqueleto e endosqueleto, que dão suporte e proteção ao organismo. O crânio apresenta cavidades pares onde se alojam os órgãos do olfato, da visão, da audição e do paladar. A coluna vertebral estende-se da base do crânio, com o qual se articula por meio dos côndilos, à extremidade caudal. As vértebras formam, quando enfileiradas, um canal por onde passa a medula espinhal e os Músculos unem os ossos e movem as partes do esqueleto, e são responsáveis também pela locomoção.
Sistema Nervoso: Existem 12 pares de nervos cranianos que servem tanto a funções motoras quanto sensitivas.
Sistema Circulatório: O coração é o responsável por garantir a circulação e impele o sangue por um sistema fechado de vasos. Os vasos linfáticos se ligam ao aparelho circulatório com o objetivo de defender o organismo.
Aparelho Digestivo: Duas grandes glândulas destacam-se no aparelho digestivo: o fígado e o pâncreas, que lançam seus produtos no intestino por meio de canais. O intestino é longo e, em muitas espécies, dá numerosas voltas.
Tegumento ou Pele
A pele dos vertebrados é composta por epiderme e derme. Os peixes apresentam escamas como forma de proteção, os animais terrestres possuem unhas, os répteis escamas, as aves penas e garras e os mamíferos apresentam pelos e garras.
Informações gerais
Os animais vertebrados são aqueles que possuem constituição óssea completa, ou seja, possuem coluna vertebral. Fazem parte desse grupo um enorme número de animais como mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e aves.
Em alguns animais a simples presença de cartilagens também os caracteriza como vertebrados, mesmo não possuindo membros e nem divisões entre corpo e membros, como é o caso da cobras e também da baleia.
Outra característica essencial dos vertebrados é a presença de um sistema nervoso e circulatório, o primeiro é responsável pelo funcionamento dos órgãos sensoriais, ouvido, olhos, e também pelos movimentos. Já o segundo está relacionado às áreas fisiológicas do organismo como nutrição das células, defesa no organismo, transportes da oxigenação entre outros.
Os vertebrados ainda possuem sistema de digestão completo com boca, esôfago, faringe, parte intestinal e ânus, usados para a alimentação e digestão de alimentos.
Além de tudo isso, eles possuem um sistema reprodutório completo. As fêmeas possuem ovários e os machos testículos.
Características do Grupo
Vertebrados (Subfilo Vertebrata) são animais que possuem um esqueleto interno (endoesqueleto) que inclui uma estrutura constituída por uma coluna de vértebras. O Subfilo Vertebrata é um grupo dentro do Filo Chordata (comumente chamado de “cordados”) e como tal herda as características de todos os cordados:
- Simetria bilateral
- Segmentação do corpo
- Endoesqueleto (ósseo ou cartilaginoso)
- Bolsas faríngeas (presente durante alguma fase de desenvolvimento)
- Sistema digestivo completo
- Coração ventral
- Sistema sanguíneo fechado
- Cauda (em algum estágio de desenvolvimento)
Fotos de animais vertebrados
Grupos de animais vertebrados: Exemplos
As classes de animais que são vertebrados incluem:
- Peixes sem mandíbula (Classe Agnatha)
- Peixe blindado (Classe Placodermi)
- Peixes cartilaginosos (Chondrichthyes Classe)
- Peixes ósseos (Osteichthyes Classe)
- Anfíbios (Amphibia Classe)
- Répteis (Classe Reptilia)
- Pássaros (Classe Aves)
- Mamíferos (Classe Mammalia)
Os Invertebrados
97% de toda espécie animal está incluída no grupo dos animais invertebrados. Logicamente, os únicos não inseridos no grupo são os animais vertebrados: peixes, répteis, anfíbios, pássaros e mamíferos. Todos os animais invertebrados não têm a espinha dorsal, essa é uma característica comum a todos eles. Um exemplo desta importante característica é a esponja.
Principais Características
Os animais invertebrados têm também outras características comuns. Como a formação multicelular, isto é, o organismo é formado e constituído por grupos diferentes de células; ausência de parede celular, já que contêm célula animal; possuem tecidos devido a sua organização celular (com exceção da esponja); geralmente a reprodução é sexuada (formação do zigoto a partir da combinação do gameta masculino com o gameta feminino). São poucos os invertebrados que não têm a capacidade de locomoção, isto é, quase todos se locomovem. Por exemplo, a esponja só se movimenta enquanto é jovem e pequena; a lagosta e os insetos se locomovem durante toda sua existência.
Os invertebrados não produzem sua própria energia, portanto, para obter a energia necessária pra sua existência, extraem-na a partir de outros seres, alimentando-se tanto de vegetais (autótrofos) quanto de animais (heterótrofos). São várias as funções desempenhadas por animais invertebrados nas cadeias alimentares. Eles fazem com que a teia alimentar tenha uma alta dinâmica populacional.
Filos dos invertebrados
O grupo dos invertebrados é composto pelos filos dos: poríferos, cnidários, nematelmintos, moluscos, artrópodes, anelídeos e equinodermos. Assim, desde parasitas até fontes de alimentos, eles estão presentes na vida humana, no dia-a-dia e estão em todos os lugares.
Artrópodes
São o que tem maior destaque entre os oito filos dos animais invertebrados porque é o grupo mais diversificado e com o maior número de animais. As características deste grupo são: possui exoesqueleto de quitina, apêndices articulados, corpo segmentado, pequeno tamanho, respiração aérea e alguns tem a capacidade de voar. Eles estão presentes em muitos ambientes terrestres, quase todos. Eles são divididos em subfilos, e os subfilos em classes. Um subfilo relevante é o Subfilo Uniramia. Nele se encontram as classes: Diplopoda, Chilopoda e Insecta.
Diplopoda: tem o piolho de cobra como representante.
Chilopoda: tem a centopeia como representante.
Insecta: tem muitos representantes: cupins, baratas, traças-de-livro, bichos-pau, piolhos, libélulas, gafanhotos, barbeiros, pulgas, mosquitos, abelhas, cigarras, borboletas, etc. Essa é a única classe que contem animais alados.
Assim, é fácil perceber que todo inseto é um artrópode. Porém, nem todo artrópode é um inseto. Exemplo: as aranhas são artrópodes (logicamente, invertebrados), mas não são insetos, pois pertencem a classe dos aracnídeos.
Grupos de animais invertebrados: Exemplos
Os invertebrados fazem parte de uma coleção ampla de grupos de animais (que não pertencem a um único subfilo, como os vertebrados) todos os que não têm uma espinha dorsal. Alguns grupos de animais que são invertebrados incluem:
- Esponjas (Porifera Filo)
- Medusas, hidras, anêmonas, corais (Cnidaria)
- Geleias pente (Ctenophora Filo)
- Planárias (Platyhelminthes Filo)
- Moluscos (Filo Mollusca)
- Artrópodes (Filo Arthropoda)
- Vermes segmentados (Filo Annelida)
- Equinodermos (Echinodermata Filo)
Fotos de animais invertebrados
Quer ver outras fotos de animais invertebrados?
Diferenças no Habitat de Vertebrados e Invertebrados
Ambos os tipos de animais vivem em uma grande variedade de habitats, mas os vertebrados podem viver praticamente em qualquer tipo. O sistema nervoso altamente desenvolvido e esqueletos internos de vertebrados os torna adaptáveis para a terra, mar e ar. No entanto, os invertebrados também são encontrados em uma vasta gama de habitats que vão de florestas e desertos até o mar.
População
Há cerca de 2 milhões de espécies identificadas como invertebrados. Estes 2 milhões de espécies compõem cerca de 98% total de animais identificados em todo o reino animal, ou seja, 98 entre 100 tipos de animais no mundo de hoje são invertebrados. Por outro lado, os vertebrados apenas formam de 2% das espécies de animais, incluindo os seres humanos.
Diferenças na Classificação
Vertebrados são classificados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Em contraste, os invertebrados incluem esponjas, celenterados, equinodermos, vermes, moluscos e artrópodes.
Diferenças no Tamanho
Uma das diferenças notáveis entre vertebrados e invertebrados é o seu tamanho. Invertebrados, assim como vermes, crustáceos e insetos costumam ser pequenos e lentos na hora de se locomover. Mas há algumas exceções, como a lula que pode chegar a 20 metros. Vertebrados possuem um melhor sistema de apoio. Por isso, têm a capacidade de desenvolver corpos mais rápidos e maiores do que os invertebrados.
Adaptação ao Ambiente
Em contraste com os invertebrados, os vertebrados possuem um sistema nervoso altamente desenvolvido. Isso porque contam com a ajuda de um sistema de fibras nervosas especializadas que podem reagir rapidamente a mudanças no seu meio, dando-lhes uma vantagem competitiva.
Comparados aos vertebrados, a maioria dos invertebrados tem sistemas nervosos simples, e eles se comportam quase que totalmente por instinto. Esse sistema funciona bem na maioria das vezes, mesmo que estes animais não possam aprender com seus erros. Os insetos, por exemplo, podem repetir movimentos próximos a uma lâmpada, mesmo com o risco de se queimar. As exceções notáveis são polvos e seus parentes próximos, que são considerados como os invertebrados mais inteligentes.
amei estuda aqi em siencias amanha tem prova maesmo
eu adorei este site fala sobre coisas incriveis e interessantes otimo para fazer uma pesquisa agora q estou na semana de prova tudo fica mais facil!!!!!!
gotei muito apesar que essse site tambem,encina e tambem é bom para fazer pesquisas,imprimir fotos etc… graças ao site fiz minha pesquisa!!
ENSINA, DESCULPA!
ENSINA DESCULPA
gostei muito de estudar aki tem o ki eu preciso.para recuperaçao
Parabéns,amei a matéria…
adoro os animais invetebraados…
adorei tenho oque eu pesiso aqui nesse saite babai
nossa legal e tudo diferente nao e legal gente
muito bom muito intelizente
eu amei terminei meu trabalho todo é muito bom adoro estudar meu tempo depois que chego da escola é para isso
que bom ne adorei
finalmente um site bom que mim ajudou na minha pequisa sobre invertebrados
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah obrigada agora eu fecha a minha matéria preferida !!!!!!!!!!
finalmente um site bom que mim ajudou na minha pequisa sobre invertebrados
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah obrigada agora eu fecha a minha matéria preferida !!!!!!!!!!
amei esse site ele é chow dw bolaa ,ano e manas
adorei vou frazer o meu trabalho
tive que fazer um trabalho e esse site e muito bom adorei
eu adorei
tenho nojo dos animais inveterados minhoca,aranha,lagarta quem acha isso nojento curti?? o.O
nada a ver!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11
Eu adorei as fotos mas que pena não tinha a que eu queria que pena
gostei.Esse site é muito legal e é muitos bom que aprendemos varias coisas sobre os vertebrados e invertebrados ADO REI 🙂
eu tirei amais na prova isso é otimooooooooooo
Gosteiiii
que coisa
e o portugues aí está é lindo!
Ô português bonito !
esse vrtedos
Gente Muito Bom Né
Eu Amei Copiar Meu Trabalho De Ciências Brigado!!
Quem Concorda Curti???
O_o
Com Certeza Vou Tirar (10)
o maria eduarda burra como vai curt ñ tem como burra
muito obrigado por me ajuda este site e muito bacana obrigado
Obrigada pela a resposta
bacana:-!
mt lgl ese site , eu to fazedu un trabaio e o site mi ajudo mt … vlw flw
muito bom estudei toda a Materia que precisava para a prova de amanha vlw 🙂
muito bom !!!! 🙂
Uuuulalalalalalalallalalallalalalalalalallalalallalalalalallala
Agora eu entedi vou levar 10 na prova de ciências kkkkkkkkkkkkkk
eu amei esse site para meu trabalho de ciências Bjs —————— 😎
oimo que animais legais!!!!!!!!
legal!!!!!!!!!
nossa agora esa mais facil para eu fazer a minha lição de casa!!!!!!!!
e uma delicia aprender sobre os animais vertebrados e invertebrados e muito legal por que vc aprende e descobre varis coisas diferentes
Muito bom esse site, consegui fazer bons trabalhos.
Muito bom esse saite gostei!