Muitas pessoas nem imaginam, mas os ratos podem crescer e atingir muitos centímetros de comprimento, alguns chegam a passar dos 25 centímetros, sendo realmente assustadores, não somente para os seres humanos que historicamente já não são muito amigos dos ratos, mas eles são assustadores também para outros animais, alguns inclusive que nem imaginamos, assim como a centopeia.
Ratos
Primeiramente vamos falar mais sobre os ratos, cujo nome foi dado ao longo do tempo pela linguagem popular. Na verdade, chamamos de ratos quase todos os tipos de roedores, sendo eles ratos de fato ou não, um exemplo disso é que nós brasileiros temos o costume de classificar por rato, inclusive as ratazanas e os camundongos. Em geral, todos as espécies que são chamadas popularmente de ratos, se tratam de mamíferos roedores, este é um grupo que tem uma das maiores porcentagens de mamíferos existentes no nosso planeta.
Dentre os “ratos” as espécies mais comuns normalmente são, a Mus musculus que no caso é a espécie que chamamos de camundongo ou de rato doméstico, este último nome é usado para essa espécie principalmente na Europa. A Rattus rattus essa espécie é o que nós brasileiros conhecemos como rato doméstico, ele é um pouco maior e normalmente tem as colorações mais escuras, como preto ou cinza e por último, entre os mais comuns, temos o Rattus norvegicus, esse rato é o que chamamos terrivelmente de ratazana, são os ratos de tamanho grande, podem chegar a quase 30 centímetros e que podem inclusive nadar. Por último tem um gênero que normalmente se chama de rato do campo, são os ratos Apodemus, eles são alimentos das grandes aves, como o falcão por exemplo.
Os ratos são muito conhecidos na nossa sociedade, principalmente por causa do seu comportamento de invadir as casas e muitas vezes furtar comidas, eles em muitos lugares são considerados verdadeiras pragas urbanas e muito se aplica tanto a dedetização, quanto a ratetização para contê-los. A diferença é que a dedetização é usada para afastar vários tipos de animais, como mosquitos, pequenos mamíferos, aves, etc, enquanto que a ratetização é especializada na caça e no afastamento dos roedores.
Os ratos menores, ou seja, os camundongos em geral, independente da sua espécie, eles normalmente se alimentam de grãos, pequenos grãos e somente isso, não costumam ter uma dieta muito variada e não são carnívoros. Os ratos domésticos, ratos de telhado ou ratos caseiros, eles se alimentam do que quer que seja que por sua vez esteja disponível como alimento, isso quer dizer que podem comer outros animais, insetos, frutas, verduras, legumes, comidas embaladas, qualquer coisa.
As ratazanas que são maiores podem comer qualquer tipo de alimento também, inclusive podem atacar até mesmo animais maiores como coelhos, gatos, cobras, pássaros, cachorros e até crianças. Uma curiosidade bem estranha e bizarra, é que as vezes nas colônias de ratos, quando acontece de a população estar se tornando muito grande, os ratos podem até mesmo comer os seus filhotes, como uma forma de controle populacional.
O rato costuma ser bem desconfiado quanto aos seres humanos e a outros animais maiores que ele, por isso ele tem o hábito de se esconder de nós, mas quando encurralado ele pode atacar sim e sua mordida pode ser bem perigosa, uma vez que ele é vetor de muitas doenças ameaçadoras para os humanos, além disso, os ratos podem ter pulgas e ácaros, entre outros.
Quanto a atacar outros animais, os ratos não costumam ter muita prudência e muitas vezes eles apenas partem para cima, principalmente quando são animais menores do que eles. Uma característica desses roedores é que sua visão não é das melhores, mas em compensação dois outros sentidos dos ratos são excepcionalmente bons, é a sua audição e o seu olfato.
Centopeia
As centopeias são pequenos animais invertebrados, elas as vezes podem ter uma aparência um tanto quanto assustadoras e um pouco esquisitas, mas no geral, não causam perigo aos seres humanos, afinal não são todas as espécies que tem veneno e o seu veneno quase nunca atinge de forma fatal uma pessoa. Assim como o seu nome já nos diz, a sua maior característica e definição são as suas inúmeras pernas.
As centopeias são da classe Chilopoda e são parentes muito próximas das lacraias, muitas espécies possuem veneno, mas esse veneno não costuma levar os seres humanos ao óbito, na verdade são raros os casos que o leva, uma vez que é muito mais eficiente no organismo dos animais, os quais podem ser mortos ou paralisados com apenas uma dose do seu veneno. O seu veneno é expelido normalmente por duas perninhas, que se parecem com duas antenas próximas da sua cabeça.
Este é um dos maiores mecanismos de defesa desses animais, que apesar de algumas vezes chegarem aos seus 30 centímetros de comprimento, são invertebrados que possuem os corpos achatados, logo, eles não conseguem exercer grande força muscular ou corporal sobre os seus oponentes, os seus predadores, ou sobre qualquer inimigo do mundo animal. Por esse motivo as vezes as centopeias podem ser presas fáceis em alguns casos, principalmente quando elas não possuem veneno, já quando possuem, o seu predador pode ficar um pouco arrependido depois do ataque.
As centopeias hoje são vistas, não somente nas florestas, mas também nos ambientes urbanos, principalmente em grandes jardins, em parques, até porque não são animais que normalmente os homens está sempre tentando exterminar, não são animais que causam tanto estrago urbano como os ratos por exemplo. Elas ficam principalmente em locais sem muita luz direta, então é comum vê-las em troncos de árvores, embaixo da terra, em pequenas cavernas, atrás ou embaixo de rochas, etc., no entanto, como hoje as áreas urbanas são muito misturadas com áreas naturais, as pessoas também encontram esses animais dentro dos limites domésticos.
As centopeias costumam se alimentar principalmente de pequenos insetos, mas elas podem também comer animais vertebrados, que por sua vez elas capturam e matam com os efeitos dos seus venenos, dessa forma ela pode inclusive capturar animais maiores do que ela.
Rato x Centopeia
Agora falando de um embate entre esses dois animais podemos dizer que não tem um mais favorecido do que o outro, os dois são capazes de saírem vencedores. Em um primeiro momento é possível que as pessoas indicassem que o rato sairia vencedor, principalmente se for uma ratazana, eles à primeira vista seriam a aposta de muita gente, no quesito de quem vai levar a melhor, isso porque são maiores, são vertebrados e possuem um peso bem mais elevado, assim como uma força muscular grande, principalmente quando a base de comparação é uma centopeia.
No entanto, não devemos esquecer daquele ditado, de que a natureza sempre se compensa sozinha, e neste caso ela deu às centopeias o seu poderoso veneno e com isso seu poder de matar e imobilizar as suas presas, para comer e sobreviver. Essa vantagem pode garantir à centopeia uma vitória em caso de um embate direto, ela sai na vantagem principalmente se pegar o rato distraído, então é só uma questão de esperar.
Nos casos onde já foi observado uma briga entre esses dois animais é possível ver que a centopeia não se intimida pelo seu tamanho menor, ela se mostra bem agressiva e vai para cima do outro animal, ela fica se movimentando de maneira muito rápida para confundir o seu adversário, além disso ela fica apenas esperando o momento perfeito para conseguir perfurar e injetar o seu veneno na presa, quando chega este momento ela sabe que venceu a briga.
Por fim, podemos dizer que quem vive e quem morre neste caso é uma questão de sorte e esperteza do animal, seja ele qual dos dois for. Ambos os animais são oponentes fortes e que não se intimidam diante do perigo.