Mastim Napolitano

Os cães conhecidos como mastins estão entre os maiores cachorros do planeta, independente da sua região de origem normalmente eles são bem maiores do que a média geral de tamanho dos cães, por esse motivo são cachorros muito valorizados. O mastim napolitano pode ser também chamado de mastim italiano, mastino napoletano  e neapolitan mastiff, pois ele é  um cachorro tipicamente desta região.

Que todos os cães vieram de um ancestral comum, que provavelmente foi o lobo, ou um grupo de lobos que se distanciou dos grupos tradicionais, isso todo mundo sabe, mas qual a origem do mastim napolitano?

Essa já é uma pergunta difícil de ser respondida, até porque esse cão só foi de fato catalogado no ano de 1952, antes disso ele ainda era tratado em alguns lugares como raça indefinida. No entanto, após um certo tempo de estudo, houve um agrupamento e mapeamento de cães semelhantes vivendo em todo o território italiano, o que os configurou como espécie de cão e assim surgiu o mastim como conhecemos nos dias de hoje.

Assim como outros cães de raças próximas, principalmente por causa de seu grande tamanho, ele em um primeiro momento aparenta ser um cão de dar medo, mas com a convivência é possível observar o quanto ele é dócil, companheiro, amável e também muito leal ao seu dono. Ele é um cão protetor, normalmente usado como cão de guarda e por esse motivo ele pode ter comportamentos agressivos com pessoas que ele não conhece, principalmente se ele sentir que algum membro de sua família está sendo ameaçado.

Por ele ser um cão que fica muito grande, seu tamanho pode chegar aos quase 80 centímetros de altura e seu peso pode ficar na casa dos 70 quilos, ele deve ser adestrado desde cedo, para que saiba como se comportar e obedecer ao seu dono, uma vez que um cão que não tenha muito equilíbrio pode causar problemas, se ele correr atrás de alguém, por exemplo, pode ser muito difícil pará-lo.

Para reconhecer esse cão basta ver a sua grande estatura, em seguida, observe o formato do seu rosto, pois ele possui uma arcada bem grande, uma cabeça também em tamanho grande, que inclusive é indicada como a maior cabeça entre os cachorros, sua pele do rosto é um tanto quanto enrugada e além disso, normalmente ele é visto nos tons de preto e cinza, mas pode ser encontrado também em tons mais mesclados.

Com toda a sua massa corporal, o mastim precisa de muito espaço, pois ele tem uma grande necessidade de praticar exercícios físicos, chegando a ficar doente quando é submetido ao confinamento em lugares muito apertados e pequenos, ele precisa movimentar os seus músculos e precisa gastar a sua grande carga energética.

Informações Gerais

  • O mastim napolitano tem uma expectativa de vida que é em média de 9 anos.
  • O mastim possui uma tolerância ao frio bem maior do que a sua tolerância ao calor.
  • Esses cães costumam ser bem babões, principalmente por causa da sua pele, no caso o acumulo e excesso dela ao redor da sua boca, por isso é altamente aconselhável que você tenha sempre um lencinho por perto para limpar.
  • É interessante adestrar o seu mastim napolitano desde cedo para que ele não como todas as suas coisas, pois se ele não for treinado é provável que queira mastigar quase tudo que vê pela frente.
  • É muito importante garantir que o mastim esteja em locais que não tenham temperaturas muito altas, pois ele é muito sensível e pode adoecer nessas condições. Se ele estiver ao ar livre em um dia muito quente e não houver outra opção, coloque muita água para ele e certifique-se de que há locais com sombras próximos, onde ele pode se abrigar.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • esse cachorro(a) não é bom, é ótimo!

    luis 19 de abril de 2011 19:02

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *