Qual a Diferença entre Suricate e Suricato?

Um dos animaizinhos mais fofos, engraçado e querido dos desenhos animados. Animaizinhos do tamanho dos esquilos, que tem uma postura ereta inconfundível, vivem sempre em grupos, como uma família, uma comunidade. É o querido e famoso Timão, do filme “O rei Leão”.

O Suricato também é conhecido por Suricate, Suricata ou também Meerkat, todos os nommes definem a mesma espécie, Suricata suricatta. Espécie descrita em 1804. Membro da família do mangusto, ou seja, a Herpestidae. É a única espécie do gênero Suricata, dentro desta família. A ordem é Carnívora, dentro da classe dos mamíferos, Mammalia. Pertencentes ao filo dos cordados, Chordata.

Características

São pequenos mamíferos. Chegam a medir na idade adulta entre 22 e 28 cm, em pé. Pesam em média 750g, mas podem chegar a até 1Kg de massa corporal. Possuem pelo castanho e acinzentado, com listras paralelas na parte posterior do corpo, até as caudas. As listras definem o suricato como se fossem nossas digitais, são únicas em cada animal.

O rosto se afunila no nariz, que é de cor marrom. Olhos manchados de preto ao redor e orelhas pretas pequeninas na lateral da cabeça. Nos dedos das mãos, ao final de cada um, há garras, que eles usam para cavar, fazer tocas e agarrar presas, ou também, nas pernas posteriores, para subir em árvores.

Alimentação e Comportamento

São animais carnívoros e alimentam-se de pequenos artrópodes, como insetos, larvas de insetos. Além disso, comem também alguns pequenos anfíbios e aves pequenas, se tiverem sorte. Adoram se alimentar de escorpiões e najas, neste caso estão imunes ao veneno. São caçadores ágeis. Os filhotes aprendem desde cedo a caçar, como em escolas.

São animais de hábitos diurnos. Saem cedo para caçar. Como vivem em grupos, uma parte destes ficam destinados a trabalhar como guardas, vigiando tudo em sua volta para que não tenham o azar de serem predados enquanto caçam alimento. Os outros partem à procura de comida. Passam de cinco a oito horas caçando presas em tocas, fendas e buracos em troncos. Rapidamente sentem o cheiro e pegam a presa com as unhas.

Usam sinalizações vocais para se comunicarem nestes momentos mais perigosos e importantes. A sinalização é principalmente uma maneira de proteção contra predadores. Seus predadores principais são as águias. Mas as vezes eles podem também morrer por mordidas de cobra, em confrontos.

Reprodução

Filhote de Suricato

Filhote de Suricato

A reprodução dos suricatos é um tanto quanto peculiar. Primeiros os adultos se tornam sexualmente ativos com cerca de dois anos de idade. Para a cópula, os machos não costumam cortejar a fêmea. Na verdade o que ocorre é que o alfa se dá ao direito de brigar com a fêmea até que ela aceite a cópula. E este casal, o alfa, normalmente mata qualquer outro jovem que não seja o seu, garantindo maior sobrevivência para os seus filhotes.  Este casal também expulsa as fêmeas dos filhotes que foram eliminados. A formação de novos grupos de suricatos ocorre com a entrada de novas fêmeas que se juntam a um novo grupo de machos.

Os suricatos adultos podem se reproduzir o ano todo. A gestação dura cerca de onze semanas. Os jovens nascem e ficam nas tocas até se desenvolverem totalmente. Depois de duas a três semanas eles podem sair da toca. Isso porque algumas partes do seu corpo não estão prontas. As orelhas só abrem depois de 10 dias, os olhos podem se abrir até o décimo quarto dia de vida. O desmame, entretanto, ocorre até 45 a 60 dias de idade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *