Melhoramento Genético Animal

Melhoramento genético animal é uma realidade não aprovada por todos

Algumas pessoas não concordam que se mexa na natureza, seja para melhorar ou para piorar. Seja por motivos religiosos ou éticos, modificação genética em animais é uma realidade e que, mesmo que não seja aprovada por todos, possui fundamentos que devem ser levados em consideração antes de reprovar o método como um todo. Mas fica a discussão: tudo vale a pena para ter seres vivos perfeitos?

Melhoramento Genético Animal

Melhoramento Genético Animal

O que é Melhoramento Genético Animal?

O nome da técnica é bem explicativo, não deixando segredos sobre o que este método quer dizer. O melhoramento genético animal nada mais é que o ajuste na genética, ou seja, no DNA animal, para que pequenas correções sejam feitas em raças e as futuras crias nasçam geneticamente perfeitas. Essas melhoras podem ser feitas em diversos setores, como estética e formação de órgãos.

O método não é novo no mercado, possui mais de 30 anos de estudos entre teoria e prática, mas o fato é que o melhoramento genético animal é uma realidade e está sendo amplamente usado não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Vale informar aqui que foram os norte americanos os primeiros a usar do método como uma forma de garantir uma cria de gado perfeita para venda.

Melhoramento Genético Animal no Brasil

Melhoramento Genético Animal no Brasil

Usos do Melhoramento Genético Animal

Claro que existe um motivo para que o melhoramento genético animal seja tão praticado. Acredita-se que, usando o método de forma correta, é possível garantir uma reprodução perfeita. No começo era apenas para corrigir doenças em animais, o que é louvável. Algumas doenças como intestino preso, estômago revirado e outras que dificultam a reprodução de uma raça podem ser corrigidas e é o certo que seja feito.

Porém, o tal melhoramento é usado para bem mais que isso. Nada melhor que ter um cachorro perfeito corrigindo as suas imperfeições, não é isso? Por isso, a tal modificação no DNA é tão amplamente usada, e igualmente criticada por ativistas e estudiosos do setor, que consideram completamente errada a tal prática.

Melhoramento Genético da Vaca

Melhoramento Genético da Vaca


Melhoramento Genético Animal: Críticas

Com o melhoramento genético animal foi possível fazer uma coisa que nossos bisavós jamais pensaram: criar raças. Basta unir o que um animal tem de bom, eliminar em seu DNA o indesejado, e assim terá criado uma nova raça. Vantagens do método? Teremos animais nas ruas e em bandos, justamente como queremos.

Um bom exemplo é a ave chester, criada para o abate animal. Ela parece uma galinha misturada com um peru, mas não é nada disso. É mais suculenta, bem mais gorda e uma ave chester pesa bastante. Que raça é essa? Um cruzamento genético que já gerou diversas discussões pelo seu alto teor de hormônio. E é por isso que ativistas são contra o melhoramento genético animal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *