Características do Reino Animália

O Reino Animalia é basicamente o reino composto pelos animais e nele todos os integrantes têm algumas características em comum. Dentre as características comuns a todos os animais estão serem organismo eucariontes, heterotróficos (que não produzem o seu próprio alimento) e composto de muitas células (multicelulares).

Exceções

Os critérios que citamos acima para os organismos que compõem o Reino Animalia são bastante amplos, contudo, existem exceções. Alguns seres precisam se adaptar aos meios em que vivem mudando algumas de suas características inerentes. Um exemplo disso são alguns tipos de endoparasitas que simplesmente deixam de ter a capacidade de ingerir nutrientes uma vez que os recebem através de absorção direta dos líquidos do organismo que estão parasitando.

Reprodução no Reino Animalia

Todo e qualquer animal tem como ponto de partida do seu desenvolvimento uma célula-ovo ou zigoto que é o resultado da fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Exatamente por isso a reprodução sexuada faz parte dos ciclos de vida dos componentes desse reino. Mas, atente para o fato de que isso não quer dizer que a reprodução assexuada não acontece. Para muitos grupos de animais ela é bem importante.

Desenvolvimento Embrionário

Um dos capítulos mais importantes no que diz respeito ao Reino Animalia, o desenvolvimento embrionário, conta com as fases de mórula, blástula e gástrula. Existe uma grande variedade de tipos desse desenvolvimento. Contudo, para facilitar o entendimento a respeito desse conceito vamos considerar as fases desde zigoto até a gástrula.

Para alguns animais o desenvolvimento acontece até que seja formado um conjunto de células que não dá origem a tecidos verdadeiros. Porém, em grande maioria os componentes desse reino chegam a um desenvolvimento com nível superior em termos de tecidos como sistemas e órgãos. Podemos fazer uma distinção em dois grupos abrangentes que são: Parazoa e Eumetazoa.

Parazoa

O nome vem de parazoário que pode ser desmembrado em pará (ao lado) e zoa (animal). Nesse grupo os principais representantes são as esponjas (Porifera) nas quais não existem tecidos verdadeiros.

Eumetazoa

Já nesse caso o nome vem de eumetazoários que pode ser desmembrado em eu (verdadeiros) e metazoário (animal). Nesse grupo estão todos os animais que tem tecido diferenciado. O grupo eumetazoa pode ser ainda dividido em dois grupos que são os de organismos que não contam com nível de organização superior no que diz respeito a tecidos (cnidários) e o grupo dos animais que possuem órgãos com seus sistemas definidos, nesse grupo está a maior parte dos componentes do eumetazoa.

Divisão no Reino Animalia

A divisão desse reino é feita em Protozoários (animais unicelulares) e Metazoários (animais com várias células). A grande diferença entre os dois grupos se encontra na forma como ocorre a reprodução sendo que no grupo dos protozoários (como as amebas, por exemplo) pode acontecer por simples divisão assim como pode ocorrer dos seres terem um ciclo reprodutivo mais complexo como no caso dos esporozoários.

Unicelulares

Os animais que apresentam somente uma célula são os mais simples e estão no grupo dos unicelulares. Acredita-se que foi a partir do grupo dos unicelulares que todos os outros grupos tiveram a sua origem. Nessa divisão se encontram os representantes vivendo em diferentes habitats estando isolados ou convivendo em grupos organizados que podem ser chamados de colônias. A sua reprodução acontece por bipartição e muitos deles podem causar doenças no homem e em outros animais.

Metazoários

Já no grupo conhecido como metazoários estão os animais que possuem um número elevado de células. Nesse grupo que é bem complexo podemos encontrar uma grande variedade de tipos de organismos indo desde as esponjas até os animais tidos como superiores.

Vertebrados e Invertebrados

Na Zoologia (ramo da ciência que estuda os animais especificamente) existe a divisão geral dos animais em vertebrados e invertebrados. No grupo dos invertebrados estão os animais que não contam com vértebras, ou seja, não tem coluna vertebral. Podemos exemplificar os invertebrados como esponjas, vermes, planárias, estrelas-do-mar entre outros.

Vale lembrar que o termo invertebrado não constitui grupos como filos e nem mesmo deve ser usado no sentido taxonômico. Um termo popular que é utilizado para todos os animais que não tem vértebras. Por sua vez os animais vertebrados são aqueles que têm vértebras como os anfíbios, os peixes, as aves, os répteis e os mamíferos. No caso dos vertebrados eles compõem um subfilo no filo dos cordados. Isso porque entre os cordados existem invertebrados como o anfioxo que é um animal encontrado enterrado na areia.

Organização por Simetria e Locomoção

Quando observamos as formas dos animais percebemos que é possível fazer diferentes tipos de organização. Por exemplo, alguns animais como as esponjas apresentam formatos irregulares de maneira a serem conhecidos como assimétricos. Nos demais animais podemos observar a existência de simetria em seus corpos a partir do traçado de uma linha vertical no seu centro.

Ao criar esse eixo longitudinal nesses animais podemos observar uma espécie de espalhamento de maneira que existe simetria de um lado com o outro. Isto significa que os animais chamados de simétricos radiais são aqueles que podem ter o seu corpo dividido em duas metades iguais.

Simetria Radial e Bilateral

Em geral os animais simétricos radiais possuem forma cilíndrica ou então de sino. Existe ainda o tipo de simetria bilateral que é a que mais é vista no Reino Animalia. Os animais que são bilaterais são aqueles que contam com os seus lados direito e esquerdo assim como a face ventral e dorsal e extremidades posterior e anterior iguais.

Para que fique mais claro a extremidade anterior é a aquela da cabeça possuindo o centro nervoso. A extremidade chamada de posterior é a extremidade em que fica o ânus assim como os orifícios usados para a reprodução. Nesses casos de simetria há um plano sagital em que o animal fica dividido em duas metades que tem equivalência.

Quantas Espécies?

Atualmente os biólogos acreditam que cerca de 1.300.000 de espécies compõem o Reino Animalia. Vale destacar ainda que numa mesma espécie existem indivíduos diferenciados pela sua raça, por ser fêmea ou macha, larvas ou adultos e assim por diante tendo uma variedade realmente impressionante.

Veja as principais características do reino animália e o que o diferencia de outros seres

Quando se fala em reino animália, a maioria diz que não conhece nenhum ser vivo que pertença a este grupo ou suas principais características. Para quem está fazendo uma busca para trabalho escolar, a boa notícia é que você conhece sim alguns animais do reino animália, apenas não sabia. Afinal, quem não conhece ou ao menos já viu uma onça, um gato ou um leão? Pois eles são do reino animália, o simples e bem popular reino animal.

O que é o Reino Animália?

O mundo dos seres vivos é dividido em diversos grupos, também chamados de reinos, como subgrupo. Esta é uma forma bem didática de dividir todos os seres que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem, o que é natural da vida no planeta Terra. Como classificação geral, ou seja, maior, temos os grupos genéricos dos animais,  vegetais e mineiras, a classificação primária dos seres vivos, que já ajuda bastante no estudo de tudo o que vive na Terra.

O reino animália nada mais é que o reino animal, um dos três grandes grupos de seres vivos que estão habitando o planeta. E como se foi dito sempre como jargão popular: o homem faz parte do reino animal, é apenas um animal ou um membro do reino animália que se diferencia dos demais pela sua cabeça pensante e que absorve ao longo da vida muito mais conhecimento. Por isso somos tão diferentes do macaco, mesmo segundo a teoria evolucionista sermos o seu primo mais próximo.

Características do Reino Animália

O reino animália, ou reino dos animais, é unido por um grupo de características que o difere dos demais. Isso quer dizer que, para fazer parte deste seguimento de seres vivos, é preciso ter um grupo de funções e semelhanças, que todos temos, acredite. São diversas e relacionadas a diferentes funções do corpo.

A primeira característica do reino animália ou reino animal é que todos os seres desse grupo evoluem o corpo com o tempo. Nenhum animal nasce do mesmo jeito que irá morrer, o corpo irá crescendo, os órgãos vão se desenvolvendo pouco a pouco.

O melhor exemplo a ser citado é o homem, que nasce um bebê de muito menos que 40 centímetros, mas que irá alcançar mais de um metro em alguns anos.  O corpo vai evoluindo com o tempo e o passar dos anos, tanto nos homens como nos demais mamíferos do setor.

Outra característica do reino animália é todos eles são seres com células eucariontes, ou seja, a célula corporal é composta de membrana que envolve o núcleo, uma proteção. A proteção é para que as células se protejam de invasores como microorganismos e bactérias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • muitoooo bommmm…

    cacau 20 de novembro de 2013 11:01
  • muito bom vai me ajudar muito no meu trabalho

    Arthur Linero 14 de abril de 2014 9:11
  • VAI ME AJUDAR MUITO NO TRABALHO

    sara 15 de abril de 2015 17:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *