Uma da formas mais modernas de criação de animais é o confinamento intensivo. Este procedimento consiste em juntar os animais, sejam eles porcos, gados, cabras, etc. em um espaço reduzido e ali eles são alimentados e engordados até o ponto de abate.
O que muitas pessoas contestam é a que preço ocorre esse confinamento, pois os animais são seres vivos que sofrem, sentem dor, medo, tristeza e todos esses sentimentos negativos são passados para sua carne e consumimos, frequentemente, alimentos vindos do medo e da solidão.
Muitas organizações têm tentado melhorar a situação dos animais em confinamento, aumentando seu espaço, sua alimentação, para que estes não sofram tanto stress. Além dos animais já citados, também as galinhas poedeiras são criadas de acordo com essas normas, presas em minúsculas gaiolas, sem espaço para se movimentarem, somente prontas para botarem.
O confinamento intensivo dos animais pode ser mais rentável para os criadores, mas causa muito sofrimento às criaturas que estão sob sua custódia, nas baias os bichos mal têm espaço para se mexer ou deitar, em muitos casos nem podem mudar de posição. Isso é uma crueldade que não pode continuar.