Considerados como pequenos mamíferos roedores da família cricetinae. Naturais da Ásia e África do Sul. Existem espécies não são indicadas para a domesticação por causa do instinto transmitido geneticamente. Há pequenos roedores do gênero que podem machucar com as mordidas. Assim como a maioria dos animais de estimação também existem tipos domesticáveis. É indicado ter a espécie desde a infância, aos poucos o animal se acostuma, estando preparado para servir como legítima mascote.
Em alguns países, o uso dos hamsters como cobaia está proibido. Outras nações ainda utilizam as espécies para realizar testes de laboratórios. Os ambientalistas são contrários. A ciência não possui outros caminhos para realizar testes. A discussão ainda é efervescente no Brasil.
Podem viver entre dois e quatro anos, variando conforme as quase cinquenta espécies distintas que existem na atualidade. Na natureza, estão presentes inclusive em ambientes desérticos, cavando tocas para fugir dos predadores e fugir do calor.
Por Renato Duarte Plantier