Criação de Porquinho da Índia

O porquinho da índia é um mamífero também conhecido como cobaia doméstica. Cavia porcellus é um roedor pertencente à família Caviidae  e ao Gênero Cavia. Não são, apesar do nome, relacionados biologicamente aos porcos e a origem do nome ainda não está clara. Eles se originaram nos Andes da América do Sul e alguns estudos sugerem que são domesticados descendentes de uma espécie relacionada Cavia tschudii, e não existem mais na natureza.

Aqui no ocidente, o porquinho da índia têm sido popularizado como animal doméstico, um tipo de animal de bolso, desde sua introdução por comerciantes europeus no século dezesseis. Possui natureza dócil, amigável e carinhosa. Além disso é muito fofinho e agrada as crianças por ser bonito, pequeno, divertido e diferente dos comuns bichinhos de estimação (cães e gatos). Além disso, é relativamente fácil cuidar de um porquinho da índia.

As raças comuns para criação doméstica pesam entre setecentos e mil e duzentos gramas (alguns chegam a três quilos) e medem entre vinte e vinte e cinco centímetros de comprimento, ou seja, maior do que a maioria dos roedores de estimação. Vivem em média de quatro a cinco anos, mas podem chegar até oito. A cobaia mais antiga do mundo viveu até os quatorze anos. Possuem pelos corporais de variadas cores, exceto uma espécie criada em laboratório, o porco magro, que não possui pelos.

São animaizinhos extremamente inteligentes. São capazes de aprender caminhos complexos para a alimentação e podem lembrar com precisão um caminho que aprendeu a meses. São muito ágeis para fugir de situações que consideram perigosas e também podem congelar os movimentos por grandes períodos de tempo. Também conseguem enganar predadores com movimentos confusos. E são ótimos nadadores. Entretanto apesar de serem roedores, não são muito bons em escalar ou pular pequenos obstáculos.

O porquinhos da índia vivem bem em casas com outros dois ou mais indivíduos de mesma espécie e também conseguem viver bem com outros animais, como gatos. Podem viver em gaiolas mas também podem viver livres, entretanto é importante que haja uma limitação de espaço para que ele não se perca. Se for criar em uma gaiola ela não pode ser muito pequena, pois pode estressar o bichinho – as gaiolas encontradas em lojas de pet shops são geralmente menores do que o necessário, então você pode montar uma adequada.

Porquinho da Índia no Pet Shop

Porquinho da Índia no Pet Shop

A alimentação desses bichinhos é geralmente composta por vegetais. Sua dentição é preparada para se alimentar de grama e matéria vegetal. Como os grandes mamíferos pastadores. Pode acontecer, e é normal, a coprofagia, ou seja, alimentar-se de suas próprias fezes e produzir pelotas chamadas de cecotropos, que reciclam vitaminas do complexo B, fibras e bactérias necessárias para uma boa digestão. Os porquinhos da índia são um dos poucos animais que não podem fabricar sua própria vitamina C, então precisam obtê-la na dieta. Os donos podem oferecer alimentos ricos em vitamina C ou também suplementar com comprimidos que podem ser adicionados à água do animal.

Esses bichinhos são muito divertidos e fofinhos, mas não são muito silenciosos. Costumam fazer um som “wheeking” ou assobiar, muitas vezes quando querem o deleite ou quando precisam de atenção. Então se você quer um animal que não interrompa o seu cochilo após o almoço, esta pode não ser uma ótima opção.  Mas geralmente acompanham o ritmo dos humanos. São muito ativos durante o dia e costumam dormir durante a noite.

Adotar um porquinho da índia é uma ótima opção para as crianças, pois é improvável que fiquem agressivas mesmo quando estão estressadas. São muito fáceis de domar e adoram o carinho dos donos. Verifique em sua cidade se existem porquinhos da índia em abrigos para adoção, antes de procurar um para comprar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Criação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *