Todos que não gostam de animais domésticos comuns como um cão ou um gato, muitas vezes preferem dar a seus filhos os engraçadinhos répteis.
Há diversas espécies desse réptil, e o RHINEMYS RUFIPES vulgarmente conhecido como cágado é um dos mais escolhidos, pois “dizem” ser um animal dócil e tranqüilo.
O Cágado é uma tartaruga da água doce, encontrado em rios e igarapés, mas existe o jabuti, que é a tartaruga da terra, e a tartaruga marinha, que como o nome já diz, é encontrada na água salgada.
Biologia
Na Biologia o RHINEMYS RUFIPES está catalogado no Filo dos cordados, Sub-Filo Vertebrados na Classe dos répteis. O cágado é da Família Chelidae.
Este animal é encontrado no sudeste da Colômbia, no Peru e principalmente na Bacia do rio Amazonas, que têm uma hidrografia esplêndida.
Esse animal pode viver por até 70 anos.
No momento ele não corre risco de extinção, mas como todos os outros animais, se não cuidarmos, um dia ele não mais existirá.
Características Básicas
O RHINEMYS RUFIPES tem a pele avermelhada, assim como patas e pescoço. Todos possuem a carapaça no tom marrom, e conforme vai envelhecendo ela vai escurecendo, tem o formato oval, um pescoço bem comprido. Seus membros inferiores e superiores servem tanto para nadar quanto para andar na terra, pois esse animal possui unhas e dedos, sendo que, entre cada dedo há uma membrana, muito parecida com pés de pato, que o ajuda a se locomover dentro da água
Este réptil da Ordem dos Quelônios têm hábitos noturnos, é um animal ovíparo, costumam acasalar no mês de Maio, para colocar seus ovos entre junho e agosto, eles hibernam no inverno, e trocam sua casca e pele no verão, quando começam a crescer nunca tente ajudar a retirar cascas soltas, pois eles são sensíveis e podem ser machucados facilmente nessa época.
Alimentação
Na verdade os cágados são animais onívoros, ou seja, se alimentam tanto da carne de pequenos lagartos, crustáceos, insetos e peixes, como de vegetais, mas sua alimentação é basicamente dos frutos da palmeira, das quais, são encontradas facilmente e em abundância nos rios e Igarapés onde essa espécie vive.
Cuidados Gerais
Sempre que manusear uma tartaruga, seja ela do mar, da água doce ou da terra como o jabuti, lave bem as mãos, pois elas podem carregar vários parasitas que podem fazer mal para sua saúde.
Animais Silvestres não são para ambiente familiar, quando mantidos em cativeiro podem desenvolver sérias doenças e morrer muito rápido, já que a alimentação baixa em vitamina A e o pouco sol causam raquitismo no animal, podendo deixá-lo cego e propenso a uma pneumonia.
Falta do sol e o pouco cuidado com o ambiente em que mantém o anima preso, pode facilitar a proliferação de fungos no casco e pele, levando assim à uma dolorosa morte.