Otimismo e Pessimismo Podem Ser Características Também de Animais

Pesquisadores do Reino Unido realizaram um estudo com cerca de 24 cães do país e concluíram que os animais, assim como os humanos, podem ter formas diferentes de encarar a mesma situação.

Enquanto alguns cachorros são otimistas e absorvem melhor determinadas situações, outros são pessimistas e sofrem mais. O artigo foi publicado na revista especializada Current Biology.

Cães

O autor da pesquisa é o professor Mike Mendl, que é também presidente do departamento responsável pelo bem-estar animal e pesquisas de comportamento da Universidade de Bristol.

Resultados da Pesquisa

Os pesquisadores avaliaram os cães e suas reações em determinadas situações, como depois de submetidos a episódios estressantes.

Os animais que demonstraram pessimismo costumaram estragar a mobília da casa e ter um comportamento destrutivo na ausência do dono, enquanto os cachorros mais otimistas costumaram ficar tranquilos durante o período de ausência do dono.

Tranquilo

O impacto do estado de animo nos animais é semelhante ao que ocorre entre os humanos: o humor afeta a tomada de decisões e pode fazer com que situações ambíguas sejam encaradas de forma mais otimista por uns ou mais pessimista por outros.

A pesquisa comprovou que as mesmas consequências que os sentimentos como otimismo e pessimismo podem ser nos seres humanos são também observadas entre os cachorros.

O Processo da Pesquisa

Os pesquisadores usaram cachorros treinados para identificar que em um determinado lado da sala havia tigelas com comida, e do outro lado às tigelas estavam vazias.

Depois os cães se acostumavam com as tigelas cheias de um lado e com as vazias de outro, os pesquisadores colocaram várias tigelas em pontos neutros no meio da sala.

A reação dos animais foi impressionante: enquanto os cachorros “otimistas” correram na direção das novas tigelas colocadas ao meio da sala, os “pessimistas” se mostraram mais receosos em ir ao encontro das tigelas ou foram de modo mais lento.

Ou seja, os animais que eram otimistas confiaram que as tigelas ao centro do quarto também conteriam comida, enquanto os outros acreditaram que elas estavam vazias.

Isolamento

Outro teste envolveu o comportamento dos animais quando eles ficam sozinhos. Os animais otimistas sofriam menos e se mostravam mais tranquilos com relação à situação. Os pesquisadores concluíram que esses cães estavam certos de que seus donos voltariam.

Outros cães se mostraram pessimistas, o que levou os pesquisadores à conclusão de que eles achavam que os donos não voltariam para casa.
De acordo com Mendl cerca de 5 milhões de cães (a metade da população canina do Reino Unido) que moram no Reino Unido demonstram algum tipo de comportamento otimista ou pessimista quando são submetidos ao isolamento.

O objetivo da pesquisa é mostrar aos donos que os cães também têm sentimentos relacionados ao pessimismo que podem ser ruins para o cachorro, fazendo com que os donos busquem acompanhamento médico para seus animais.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *