As pessoas que tem em casa, cães como animais de estimação, devem sempre tomar o cuidado e conhecer os hábitos desses animais, pois são muitos os casos de tragédias que poderiam ser evitadas se os donos desses animais tivessem conhecimento de como se processam sentimentos como ciúmes em seu cão de estimação e assim por certo tomariam os devidos cuidados na hora de prepará-lo para a chegada de um nenê na casa. Entre os animais que vivem em grupos o ciúme é um sentimento muito comum e isso acontece com os cães que são hierarquicamente organizados sendo que aqueles mais próximos do líder têm algumas mordomias que os diferenciam dos demais como comida melhor, mais proteção, escolha de melhores parceiros na hora de cruzar. Dessa maneira a aproximação de elementos novos junto ao líder pode causar transtornos e ser causa de agressividade motivada pelos ciúmes.
O que Acontece em Casa
Para o animal que vive em casa, sua matilha é a família com quem convive e da mesma forma qualquer aproximação de pessoas estranhas podem ser causa de ciúme e atitude agressiva por parte do animal, por isso é preciso cuidado com o cão quando chega o bebê. Quando planejamos a chegada do novo membro da família não podemos deixar de preparar nosso cão de estimação para a chegada do nenê. Não devemos por isso desistir do animal, mas sim prepará-lo para a nova situação. Algumas medidas simples como passear pela casa com o carrinho do bebê, mesmo antes de sua chegada pode ir acostumando o cão a novos hábitos, assim como perfumar o ambiente com produtos da criança como o talco por exemplo. Tudo isso vai acostumando seu pet para a presença do novo morador da casa. Simulando banhos e momentos para amamentar podem ir treinando o cão para que depois respeite estes momentos.
Depois da Chegada do Bebê
Antes de qualquer contato mais direto com o animal é preciso fazê-lo reconhecer o cheiro do novo membro da família o que pode ser feito através de uma fralda. É importante que não mude o animal de seu ambiente, o respeito a seu espaço confere segurança ao cão e isso é de grande ajuda para administrar o ciúme. Mesmo assim é aconselhável que jamais se deixe a criança sozinha com o cão por mais que você acredite ser ele de confiança. Quando a criança já estiver engatinhando ou recém andando, não a deixe chegar perto do animal quando este estiver comendo ou mesmo apenas bebendo. Procure não deixar o animal de lado com a chegada do novo membro da família, pois esta é uma forma de fazer com que o cão se sinta seguro. E não esqueça que é preciso vigiar sempre.