Morcegos Pescando

A espécie Noctilio leporinus é conhecida popularmente como morcego pescador pelo fato de se alimentar de presas aquáticas que são pegas com sua pata traseira. Possui grande distribuição sendo encontrada desde a costa sul do México até a Argentina. Em sua base alimentar estão presas como crustáceos (especialmente camarões), besouros e traças.

As presas aquáticas são obtidas por meio de voos rasantes realizados sobre a água sendo que os pequenos animais são pegos com as patas traseiras. Como é dotado de um sistema de ultrassom, o morcego pescador, consegue identificar onde estão os cardumes enquanto eles se deslocam. A espécie se refugia em troncos de árvores durante o dia, há registro de casos de morcegos que se esconderam em telhados de casas e até em pontes ou viadutos. Continue lendo para saber mais sobre os morcegos pescadores!

Características do Morcego Pescador

Algo interessante é que se trata de uma das únicas espécies de morcegos que desenvolveram piscivoria. Esses morcegos possuem algumas especializações morfológicas incluindo patas traseiras de um tamanho destacado e curvados de maneira que fica mais fácil para capturar peixes, o que rende a espécie a alcunha de pescadora. É mais comum ver essa espécie pescando em noites de verão com temperaturas mais elevadas.

Além de se alimentar de peixes, esse morcego, tem uma dieta composta de crustáceos e insetos. Como o lábio superior da espécie é fendido adquire uma face com feições semelhantes a um bulldog. Sua cor varia de amarelo com tons avermelhados até cinza, possui ainda uma listra clara que vai da nuca até a cauda. Pesa em média 80 gramas.

Habitat do Morcego Pescador

Os morcegos dessa espécie podem ser encontrados em áreas não áridas e costeiras com destaque para bacias hidrográficas. Estão normalmente concentrados em áreas úmidas como pontos próximos a riachos e lagos, baías, estuários e lagos no decorrer das costas. Pode usar troncos de árvores ocos para se refugiar durante o dia além de costões rochosos e cavernas perto de fontes de água. Podem ser encontrados em grupos formados por centenas de morcegos.

Morcego no Peru

Durante muito tempo acreditou-se que essa espécie estava em risco de extinção tendo inclusive desaparecido. Contudo, alguns exemplares da espécie foram encontrados no Peru, local bastante distante do seu habitat natural que é a região amazônica que fica do outro lado da cordilheira dos Andes.

Essa migração da costa oriental da Amazônia para a ocidental se deve a existência de condições de ecossistema bem semelhantes nos dois pontos. Contudo, há que se dizer que essa também é uma região que se encontra ameaçada pela grande quantidade de criadores de gado que desejam se estabelecer por lá assim como pela caça ilegal.

Curiosamente além do morcego pescador também foram encontrados indivíduos de novas espécies. Foram identificadas quatro novas espécies cujos pelos apresentam cores em tons de cinza e marrom. Como tem dentições pequenas e especializadas esses morcegos não representam nenhum risco para o ser humano.

Gostou de saber mais sobre os morcegos pescadores? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alimentação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *