Você já assistiu a vídeos impressionantes em que cobras aparecem engolindo e degustando mamíferos? Temidas por quase todas as criaturas vivas do planeta, as cobras, pertencem a classe reptilia e a subordem das serpentes. Para quem ficou curioso para saber mais sobre esses terríveis animais e os seus curiosos hábitos alimentares vamos apresentar algumas explicações a seguir. Continue lendo e descubra como uma cobra pode engolir um mamífero.
Que Tal Saber Mais Sobre Cobras?
Cobra é uma palavra utilizada genericamente para designar serpentes na língua portuguesa e entre os europeus refere-se a algumas espécies asiáticas que pertencem a subordem Ophidia e ao gênero Naja. Boa parte das cobras põe ovos e dentre elas a maior parte abandona os ovos logo após ter botado. Há, no entanto, algumas espécies de cobras que são ovovivíparas, nesses casos os ovos são mantidos internamente em seu corpo até que estejam muito perto da eclosão.
Alguns estudos recentes identificaram inclusive que algumas espécies de cobras são capazes de desenvolver seus filhos totalmente dentro de seu corpo. A nutrição acontece por meio de placenta e um saco amniótico. Embora não seja uma regra excludente em geral os partos e retenção de ovos correspondem a espécies que vivem em climas frios. Manter os filhotes dentro do corpo ajuda a fazer com que as temperaturas se mantenham mais adequadas.
Alimentação das Cobras
Finalmente chegamos ao principal tema desse artigo, a alimentação das cobras, elas podem se alimentar de roedores de pequeno porte como camundongos e ratos assim como mamíferos de pequeno porte como gambás, quatis e guaxinins. No prato do dia desses animais também se encontram opções como répteis, peixes, anfíbios, passarinhos criados em casa ou silvestres, garças, gaviões, insetos, ovos entre outras opções.
Serpentes são carnívoras e predadoras por natureza de maneira que podem em algumas situações comer outras cobras, tudo depende da espécie. Um exemplo é o da muçurana que pode se alimentar de jararacas.
Hábitos de Cobra
Sendo répteis, as cobras, apresentam temperatura corporal baixa e necessitam da luz solar para que seu corpo fique aquecido. As cobras passam por trocas de pele periódicas e acredite algumas delas podem ser inofensivas. Há cobras que somente atacam quando se sentem ameaçadas ou se encontram numa situação em que precisam se alimentar.
As cobras tem grande relevância para a manutenção da cadeia alimenta já que promovem o controle de pragas e contribuem para que o ambiente se mantenha em equilíbrio. Todos os animais presentes na natureza possuem um papel relevante para a manutenção da qualidade de vida do planeta.
Alimentação de Cobra: Cenas Fortes
Assistir a uma cobra almoçando ou jantando pode ser uma experiência em certo nível traumática. Cobras de grande porte como a sucuri, por exemplo, podem medir entre 6 e 8 metros e são capazes de engolir animais de grande porte como bois ou bezerros inteiros. Nesses casos elas podem levar algumas semanas para conseguir realizar a digestão completa.
Contudo, as cobras – mesmo as gigantescas – tendem a dar preferência para refeições (animais) de menor porte. Uma jiboia, que pode ter até 4 metros de comprimento, prefere se alimentar de presas menores como lagartos, aves e ratos. A jiboia assim como a sucuri e outras cobras se alimentam comprimindo o corpo da presa de maneira que ele fica mais fácil de ser engolido. Esse recurso de esmagamento é mais comum em cobras que não tem o veneno como recurso paralisante.
A cobra coral que é a mais venenosa do Brasil e uma das perigosas do mundo também prefere se alimentar de animais menores, entre roedores e mamíferos. De acordo com o tamanho do alimento as cobras podem levar alguns dias para fazer a digestão dos alimentos e dependendo do tamanho da refeição elas se tornam mais lentas como se estivessem dopadas.