Há muitas espécies de aves, entre elas as de pequeno e grande porte, como pássaros e gaviões. Uma das espécies mais bonitas de gavião, é o apelidado gavião-tesoura, que carrega esse apelido por ter a cauda em forma de tesoura que torna a espécie ainda mais deslumbrante do que as outras. Os gaviões-tesoura, também chamados de bastão-do-imperador, costumam habitar tipos de florestas com pouca vegetação, outro hábito dessa ave é viver em grandes e pequenos grupos.
Durante o voo essa ave é muito ágil e veloz, além de costumar possuir bastante habilidade para caçar seu próprio alimento e de seus dependentes, fêmeas e filhotes. Agora, de que será que o gavião-tesoura se alimenta? Por ser uma ave rapina, um tipo de animal que se caracteriza por alimentar-se de carnes e são adaptadas para tal. Algumas adaptações desse tipo de ave são garras extremamente afiadas e fortes, além de terem excelente visão noturna e diurna, e ainda, bico curvo, forte e afiadíssimo a ponto de arrancar seu dedo fora, esse bicho não é de brincadeira.
Este animal que não espera muito para alimentar-se, caça e logo devora a vítima, ainda durante o voo, diferente do que acontece com outras espécies que pousam para pode digerir seu alimento. O gavião-tesoura tem costume de alimentar-se, em geral, de animais invertebrados de tamanhos variados como cupins, formigas, lagartixas, sapos, rãs e muitos outros. Mas não é só isso que o gavião-tesoura caça, afinal ele teria de passar o dia caçando para que esses pequenos animais fossem o suficiente para alimentá-lo.
Além dos pequenos animais invertebrados, esse gavião tem costume de caçar pequenos répteis e peixes para dar consistência às suas refeições, afinal, um animal desse porte não pode se alimentar apenas de pequenos animais. Os gaviões-tesoura podem ser encontrados em todo território nacional, aproveitando a presença dessas aves em todo pais, em 2005 dois pesquisadores brasileiros resolveram fazer uma pesquisa sobre a alimentação desses animais na Ilha de Santa Catarina.
Ao fim da pesquisa, registraram aproximadamente 127 espécies de animais que são caçados por gaviões-tesoura adultos. Os resultados apontam que cerca de 62% dos alimentos das aves são insetos, um número grande, porém temos que levar em consideração que, insetos são alimentos pequenos demais e para os gaviões se satisfazerem com eles, devem comer grandes quantidades.
Aproximadamente 4% foram anuros, tipo que inclui sapos, rãs e pererecas, em seguida, vêm 2% de outras aves e 1% de répteis. Os 31% restantes não foram identificados.
Como ave ravina, o gavião-tesoura possui ótima visão que o permite perceber alvos mesmo que estejam escondidos em árvores o que rendeu um resultado de 57% das caças capturadas em árvores, galhos e ninhos e os outros 36%, comprovando a agilidade do animal, no ar.