Os coelhos de fato são animais muito bonitos, e podemos notar que a época de sua comercialização é bastante comum na páscoa, onde os pais e familiares buscam o animal para comprar para fazer a famosa caça aos ovos. Mas infelizmente, após este período, é possível que muitos o abandonem pelo fato de não obterem espaço o suficiente para sua criação, ou até pior, que os pequenos bichinhos acabem por morrer pelo fato de os donos não saberem como cuidar deles.
Sendo assim, é de extrema importância ressaltar que o coelho, apesar de quando vendido viver em cativeiro, não é um animal para se ter dentro de casa em gaiolas, muito pelo contrário, trata-se de um animal que necessita de contato com plantas, e principalmente com sol. Assim como também é importante que ele faça exercícios. Portanto, caso esteja procurando um para comprar ou até mesmo adotar, tenha certeza de que terá espaço adequado para recebê-lo.
O coelho diferente de outros animais necessita de uma refeição balanceada, mas não com comida para humanos, muito pelo contrário, é preciso que se tenha bastante cuidado com as crianças para que elas não dêem resto de comida, doces ou outros objetos para os coelhos, pois o organismo deles é mais frágil do que o de muitos animais domésticos.
Nos dias de hoje não é difícil encontrar veterinários especializados nos cuidados de animais como os coelhos, portanto, se tiver dúvidas com relação aos cuidados ou até mesmo com relação à alimentação e comportamento, procure um profissional que ele poderá esclarecer. Vale lembrar que do comportamento do animal, é bastante semelhante ao dos roedores, ou seja, se houver fios, ou até mesmo madeira, é possível que o coelho tente roer, assim como os esquilos, hamsters, e chinchilas.
O tamanho do coelho varia de acordo com a sua raça, podendo ele ser pequeno, médio ou grande. E isto deve ser observado também na hora da compra ou adoção para a adequação do espaço que terá disponível para o pequenino.
Da alimentação, observa-se que há ração específica para eles, assim como também é necessário fazer complemento com determinados vegetais como a abóbora, aipo, beterraba, cenoura, couve-flor, nabo, pepino, rabanete, repolho, rúcula e outras folhas que tenham a pigmentação mais escura. Lembrando que devem ser evitados os vegetais de folhagem clara.
Com relação às ervas, é possível que o coelho se alimente de camomila, coentro, dente de leão, hortelã, lavanda, salsa, tomilho e trevo.
Já as frutas, ameixas, amoras, banana, kiwi maçã, laranja sem casca, manga, melancia, melão, morango, pêra, pêssego, e uvas.
Deve-se observar os alimentos que são proibidos aos coelhos, dentre eles podemos citar: alface, batata, camélia, cavalinha, cicuta, espinafre, ervilha, feijão verde, leguminosas decas, grão de bico e soja, mostarda, papoulas, tremoço e outros que são mais incomuns de se encontrar e até mesmo de se comprar. Em caso de dúvidas procure sempre um especialista na área de saúde animal para receber as devidas orientações.