Quais São os Predadores do Suricato? Quanto Tempo Ele Vive?

 1) Conhecendo o Suricato

 1.1)Características Gerais:

O suricato é um mamífero da família Heperstidae, também conhecido como suricata ou suricate. Seu nome significa gato das pedras. Essa espécie muita específica, faz parte de uma cadeia de gênero, que apresenta unicamente o suricato como membro desse gênero. Esse animal muito engraçado e curioso, é comumente encontrado em terras africanas, por países como África do Sul, Botsuana, Namíbia e Angola. Apresentando cerca de 50 cm de altura, e quase 800 gramas de peso corporal, os suricatos tem uma plumagem com coloração castanha. Nas orelhas, em volta dos olhos e na boca, a coloração é preta. Assim como o seu foucinho, que também é preto.

A parte dorsal dos suricatos é compostas de algumas listras. Por toda as suas costas, as listras se estendem do início da cauda, até o ponto dorsal paralelo aos seus ombros. Alguns especialistas, comparam o padrão das listras dos suricatos, com as impressões digitais humanas. Isso se dá pelo fato de que a forma como a listras aparecem em cada suricato, é única para cada animal.

1.1) Alimentação

Suricato Comendo um Escorpião

Suricato Comendo um Escorpião

A alimentação dos suricatos é baseada em pequenos insetos artrópodes. Como prato preferido das suas refeições, estão os escaravelhos e as aranhas. As suas patas com garras super afiadas aliadas aos seus dentes pontiagudos, favorecem a procura por alimento destes animais. Muitas vezes os pequenos animais dos quais o suricato se alimenta, estão escondidos em baixo da primeira camada do solo árido de seu habitat. A força e a velocidade que o suricato consegue imprimir com suas garras e dentes, fez com que os suricatos, fossem um dos poucos mamíferos de pequeno porte a se estabilizarem na aridez africana.

Além dos escaravelhos e aranhas, os suricatos se alimentam também de borboletas, pequenas aves, e alguns anfíbios. Os suricatos passam depois de seus 60 dias de vida, por um processo escolar.  Esse processo, é composto por um caçador experiente e por um jovem suricato, que saem pelo ambiente, em busca de alimento, em algo parecido com o sistema aluno e professor.

Uma característica muito curiosa dos suricatos, é que eles conseguem se elevar sobre suas patas traseiras, e para não perderem o equilíbrio, utilizam sua cauda, formando assim um tripé e conseguindo manter seu equilíbrio.

1.3) Vida Social, Habitat, e Ação anti-Predatória

Os suricatos apresentam em sua vida social, peculiaridades assim como em todos os seus outros aspectos. Além de serem diurnos e viverem em coletivos de no máximo 40 animais, um peculiar sistema de túneis no subsolo é construído por eles, para que permaneçam durante a noite sem serem incomodados. Todo esse preparo faz com que eles tenham uma vida longeva, que muitas vezes chega a 12 ou 13 anos. Se permanecerem em cativeiro integralmente ( o que pode acontecer entre os suricatos, já que por ali conseguem encontrar alimentação), podem chegar até os 15 anos de idade.

Os suricatos não chegam a falar, mas sua inteligência lhes proporcionou uma maneira coletiva de comunicar possíveis chegadas de predadores. Esse sistema complexo, consegue indicar, quantos são, o tipo e a distancia do predador que se encaminha.

Seu habitat consiste em áreas desérticas e arenosas do continente africano. O deserto de Kalahari na Botsuana, assim como a Namíbia são países em que facilmente se encontram esse animais. Na Angola e África do Sul, também existem esses animais. Lembrando que eles são tidos como animais selvagens, e não podem ter seu habitat “indoor”, ou seja, não podem ser domesticados.

2) Reprodução dos Suricatos

Reprodução dos Suricatos

Reprodução dos Suricatos

A vida reprodutiva dos suricatos, provavelmente tem muita ligação com a temperatura. A maioria dos nascimentos dessa espécie, acontece em temporadas de climas quentes. Esses animais atingem a maturidade sexual por volta de um ano de idade, e depois disso podem se relacionar com outros suricatos, originando até 5 outros filhotes de suricatos por ninhada.

Como já dito anteriormente, os pais do suricato realizam um sistema de professor e aluno, proporcionando aos suricatos, um conhecimento suficiente para caçarem e se tornarem adultos, auto suficiente.

3) Quem São os Predadores dos Suricatos

Os suricatos habitam o continente africano em áreas desérticas e arenosas. Consequentemente os seus predadores tem que estar nas mesmas condições climáticas que o próprio suricato. Por mais que eles construam a complexa rede de tuneis subterrâneos, muitas vezes os predadores, que são muito ágeis, conseguem antecipar sua defesa.

  • Águias

    Águias

    Águias

A águia é uma ave de rapina de grande porte, pertencente à família Accipitridae. São carnívoras, e geralmente se alimentam de outras aves, mamíferos e até repteis de médio e pequeno porte. Dentro do gênero das águias, se encontram muitas espécies como o gavião e o búteo. Se alimentam de acordo com as espécies presentes em sua região de habitat. Coelhos, esquilos, cobras e os suricatos.

Seus ninhos costumam se localizar em picos muito altos de florestas e outras vegetações, o que lhe dá uma visão extremamente panorâmica do ambiente. Isso aliado ao fato de ter muita força, envergadura extremamente elevada, e muita velocidade lhe confere um status de super predador.

Seu peso pode chegar até 8 kg (enquanto os suricatos chegam no máximo a 800 gramas), põe até três ovos por gestação e consegue atingir uma velocidade de até 100 km/h. Nada mal para um animal que consegue chegar aos 65 anos de idade.

  • Chacais

    Chacais

    Chacais

Os chacais são mamíferos da família dos canídeos, que se assemelham aos cães da raça pastor alemão. O termo chacal engloba três espécies de canídeos: os Canis adustus (chacal listrado), o Canis aureus( o chacal dourado) e o Canis mesomelas (o chacal de dorso negro).

Esse animais são mamíferos onívoros, e tem hábitos parecidos com os seus primos lobos e coiotes. Esse animais de porte médio são grandes predadores do suricatos, e tem uma vasta gama de outros animais e algumas plantas em sua dieta.

4) Presença dos Suricatos nas Telas

  • Rei Leão

Essa animação tem mais de 25 anos, teve remake, e ainda está no hall de grandes produções. Ainda hoje faz com que crianças, adultos e idosos, sentem a frente da televisão para acompanhar a história por mais de uma vez.

Um dos personagens é o suricato Timão, que acompanha sempre o seu fiel amigo Pumba. Essa amizade se perpetuou em algo conhecido como spin off, que é o lançamento de uma produção, baseada em personagens ou histórias de uma obra anterior.

  • Timão e Pumba

    Timão e Pumba

    Timão e Pumba

Timão e Pumba é uma série de desenhos animados muito conhecida do público mundial. Essa animação, que assim como o “O Rei Leão” é da produtora Disney, trás o dia a dia da dupla de um suricato e um javali. Todas as peripécias dos dois no dia a dia, são contadas levando em conta um astuto suricato, e um indeciso javali um pouco mais sentimental.

Esses melhores amigos estiveram nas telas por 5 anos, no período que foi de 1995 a 1999. Com uma duração média de 22 minutos por episódio, a série e exibida até hoje, inclusive no Brasil. Além de garantir boas risadas, todo episódio carrega uma lição de alguma boa ação, ou de algum sentimento bonito.

Os cenários fictícios fazem menção a lugares existentes na vida real : são eles Tanzania Zany, Guatemala Malarkey e Africa Dabra. A série se desenrola com os personagens buscando alimento, sossego e algumas aventuras. Exatamente como vivem os suricatos e javalis na vida real.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *