Pintassilgo Mexicano

Pintassilgo Mexicano

Esse pássaro de nome engraçado pintassilgo, é conhecido pelo nome popular de pintassilgo mexicano, assim como também por pintassilgo capa preta, pintassilgo cabeça preta, pintasilva e pintassilgo mineiro, entre outros, isso vai variar com a região geográfica da pessoa que está falando sobre ele. O seu nome cientifico, no entanto, é Spinus psaltria ou Carduelis magellanica, ambos pertencentes a família Fringillidae. Ainda que possa soar muito estranho, um pássaro ter dois nomes científicos, nesta situação o caso é que pássaros das duas espécies dessa mesma família são conhecidos pelos mesmos nomes populares, isso por causa das suas grandes similaridades, dessa forma vamos tratar um pouco dos dois.

Pintassilgo Mexicano

Pintassilgo Mexicano

A espécie Carduelis magellanica ocorre na região da América central e principalmente da América do Sul, apenas em dois países não é registrado a sua ocorrência, são eles a Guiana Francesa, assim como o Suriname. Já a variação Spinus psaltria, é encontrada mais localizada nas regiões do atual México, assim como também nas regiões, onde antigamente eram pertencentes ao México, na parte sul dos Estados Unidos da América, em geral em áreas próximas da divisa entre os dois países e em raras vezes um pouco acima, mais ainda na linha de temperaturas mais altas.

A espécie Carduelis magellanica tem ao todo 12 subespécies, as que ocorrem aqui também no Brasil são a Carduelis magellanica Alleni, a Carduelis magellanica icteria e a Carduelis magellanica longirostris. A espécie Spinus psaltria, como já mencionado no texto acima, não ocorre no Brasil, mas sim de maneira localizada no México e alguns estados ao Sul dos Estados Unidos da América, onde as temperaturas e condições de fauna e flora, são na sua maioria, iguais as mexicanas.

Características Do Pintassilgo Mexicano

Casal de Pintassilgo Mexicano

Casal de Pintassilgo Mexicano

O pintassilgo mexicano, ou qualquer outro nome pelo qual você o conheça, é um pássaro muito conhecido e fácil de ser identificado, por ele apresentar cores fortes em tons de amarelo e preto, o seu amarelo é bem vivo e é possível enxergar de longe, esses são os traços das duas espécies que são popularmente chamadas de pintassilgos mexicanos, todas as subespécies e variações também apresentam essas cores.

Ele é um pássaro considerado de pequeno porte, isso porque o seu comprimento normalmente não passa dos 11 centímetros e o seu peso em média para a espécie não chega nem a 10 gramas, na maior parte dos casos. Essa espécie tem também uma mudança de acordo com o local de ocorrência, sendo que os pássaros que vivem em regiões mais ao sul apresentam um tamanho um pouquinho maior, do que os pássaros que vivem mais ao norte, e normalmente essa característica é mais observada no caso das fêmeas.

Em relação aos machos e as fêmeas, uma característica dessa espécie é que os machos são reconhecidos pela cor do seu pescoço, do seu peitoral e da sua barriga que por via de regra é de tom amarelo forte. Além disso, os indivíduos machos apresentam linhas brancas pelo seu corpo, mais especificamente na sua calda e nas suas asas, o que se acentua quando abre as asas para voar. O restante do seu padrão de penas é normalmente preto, ou pode puxar um pouco para o tom de verde escuro, com um detalhe, sendo o local dos seus ouvidos de uma cor preta desbotada, o que se aproxima de um cinza ou marrom.

Subespécies

Vamos tratar aqui das subespécies de pintassilgos mexicanos, vamos dar prioridade para os pássaros que de fato, vivem nas regiões do México ou muito próximas, portanto, o foco vai ser nas subespécies da espécie Spinus psaltria, que por sua vez tem 5 subespécies diferentes e são elas:

Spinus psaltria psaltria: Catalogada no ano de 1823, uma das características mais marcantes dessa subespécie é que os tons pretos e escuros são bem marcantes, se destacando mais do que os outros exemplares de spinus psaltria, a sua região de predominância é desde os Estados Unidos, considerando os estados do Arizona, do Novo México, do Colorado e uma parte do Texas e desce a fronteira, sendo nativo também do México, desde a sua região Norte, passando pela sua região central, até chegar ao Sul do país, englobando Oaxaca e Vera Cruz.

Spinus Psaltria Psaltria

Spinus Psaltria Psaltria

Spinus psaltria hesperophilus: Essa subespécie foi catalogada um pouco depois, no ano de 1903 e uma de suas características é ter suas partes pretas menos escuras e mais suaves, as vezes sendo puxadas para o cinza ou o marrom, a sua região de ocorrência natural é dentro dos Estados Unidos os estados de Oregon, uma parte de Utah, o estado de Nevada e o uma região do Arizona, no México ocorre nas regiões de Baja Califórnia e de Sonora. No caso dos S. p. hesperophilus, há uma diferença física visível entre os machos e as fêmeas, pois os machos da espécie têm o preto apenas no topo da cabeça, enquanto que nas outras regiões do corpo que seriam pretas, o verde escuro é a coloração que o substitui.

Spinus psaltria columbianoss: Esses pássaros foram catalogados no ano de 1843, eles são vistos e são nativos da região mexicana de Chiapas, ao sul do país e sua ocorrência natural se estende a Venezuela, passam pelo Equador, pela Colômbia terminando no Norte do Peru. Essa subespécie tem por característica física um preto muito forte, na parte superior do seu corpo, sendo as vezes meio azulado, e um amarelo bem marcado na parte inferior do seu corpo, além disso, como de costume algumas linhas brancas na região superior das asas.

Spinus psaltria jouyi: Essa subespécie foi catalogada no ano de 1898 e sua região de ocorrência é restrita ao interior do território mexicano, mais especificamente a região de Yucatan e áreas de entorno. A característica dessa variação da espécie é que o amarelo é mais forte e muito intenso, mais do que os outros tipos de subespécies.

Spinus psaltria witti: Esses pássaros foram os que foram catalogados mais tardiamente, no ano de 1964 e os estudos sobre eles ainda não foi concluído, mas tudo indica que a sua principal diferença para as outras variações é o tamanho do seu bico, que em média é maior. O seu território de ocorrência ao que indica os estudos já realizados são as regiões mexicanas de Nayarit e as Ilhas Marias.

Spinus Psaltria Witti

Spinus Psaltria Witti

É importante dizer que é praticamente unanimidade que todas as fêmeas de pintassilgos mexicanos, tem as suas penas um pouco diferentes das dos machos, elas têm a parte superior mais clara e fosca, aparentando um cinza ou marrom claro, e a sua parte inferior é um amarelo mais claro e bem mais suave, do que o amarelo forte e intenso dos machos das subespécies. Essas características também se aplicam aos machos em suas primeiras fases de vida, antes de se tornarem adultos.

Essa espécie apesar de sua grande beleza, felizmente não está ameaçada de extinção, no entanto, em algumas localidades já foi verificado um declínio no número de indivíduos na natureza, devemos saber que para que a natureza se mantenha em equilíbrio, é importante que todas as espécies possam viver livremente, sem perturbações ou o risco de caça constante. Sobre o canto do pintassilgo, ele tem um canto que se aproxima do canto do pintassilgo americano, além disso, ele pode ainda aprender e copiar notas e sons de outras espécies de pássaros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *