Tartaruga Marinha
A tartaruga marinha é um dos animais que mais permeiam a imaginação popular e principalmente a imaginação infantil, isso pode ser facilmente comprovado quando se vai a qualquer loja de brinquedo infantil, nesses lugares é possível ver dezenas de brinquedos e de ursinhos de pelúcia em formato de tartarugas, as crianças adoram.
A tartaruga de fato é um ser muito fascinante, já que ela nasce fora da água, logo no inicio tem que driblar todas as adversidades que a cercam nos seus primeiros dias de vida, tais como os predadores, que podem ser do reino animal ou os próprios seres humanos, isso tudo sendo ela um serzinho menor do que uma mão humana quando nasce e corre ao mar quando consegue vencer todos os obstáculos.
Para que se tenha uma noção de como é difícil para uma tartaruga recém nascida sobreviver, vamos falar em estatísticas médias, pois há estimativas de que o valor das tartarugas que nascem e o valor de tartarugas que conseguem sobreviver até o período das suas vidas adultas é de aproximadamente 0,1%, isso mesmo, essa porcentagem é baixíssima.
Observações de pesquisadores, biólogos, etc., estimaram que mais ou menos a cada 1000 ovos, apenas uma variação de um ou 2 conseguem atingir sua fase plena de adulto. Devemos esclarecer que essa porcentagem não diz respeito ás tartarugas que chegam até o mar, mas sim aquelas que chegam em uma idade de mais ou menos uns 25 anos, uma vez que nesse grupo de animais a fase adulta chega por volta dos 20 aos 30 anos de vida.
Muitas pessoas poderiam se perguntar agora quantos filhotes as mamães tartarugas trazem ao mundo em cada gestação, pois vamos aos números. Uma tartaruga fêmea pode colocar 240 ovos mais ou menos, mas como esse número é muito variável por causa de diversos fatores, a média fica por volta dos 130 ovos, uma vez que já foram vistos ninhos com menos de 20 ovos.
Essa pequena perspectiva de vida se dá por causa da predação, uma vez que ela tem predadores desde que nasce em terra, mas eles não se limitam ali, quando elas chegam ao mar a sua vida se torna ainda mais perigosa. Os oceanos e mares estão repletos de animais querendo se alimentar, animais de todos os tamanhos em contrapartida devemos lembrar que as tartarugas quando entram no oceano elas são muito pequenas e demoram bastante tempo para atingir seu tamanho máximo.
O tamanho de uma tartaruga marinha adulta pode variar entre 1 e 2 metros de comprimento, isso varia com a espécie da tartaruga em questão, algumas crescem até um pouco mais, outras crescem um pouco menos, isso depende também das condições de vida dela, sua alimentação, etc.
Esses animais são normalmente conhecidas no imaginário popular como animais bens lentos, que caminham bem devagar, mas o mesmo não é válido quando elas estão dentro dos oceanos, onde elas podem se locomover rapidamente por elas mesmas ou ainda pegar carona com algumas correntes oceânicas de alta velocidade que circulam pelo planeta nas águas marítimas submersas.
As tartarugas são animais que se aproveitam muito das correntes oceânicas, uma vez que são seres obrigatoriamente migratórios em toda a sua vida. Apesar disso, elas são animais que tem apenas um local onde criam raízes e que mesmo quando elas se vão, elas acabam sempre retornando, esse lugar é a praia onde nasceram as tartarugas nunca esquecem esse caminha e quando chega a hora das fêmeas darem a luz aos seus filhotes, elas procuram a mesma praia e esse ciclo continua geração por geração, os seus filhos ali nascidos terão o mesmo costume ao longo das suas vidas.
Quanto Vive Uma Tartaruga Marinha?
Essa tartaruga tem um tempo de vida bem grande, que assim como o seu tamanho, varia com a espécie a qual estamos nos referindo. As variações encontradas pelo mundo vão normalmente de 70 anos de vida a até mais ou menos uns 150 anos de vida, dessa forma fica muito claro que elas estão entre os animais com maior tempo de vida do mundo, principalmente quando consideramos as tartarugas de Galápagos ou as tartarugas de Seychelles. Os valores médios, no entanto, ficam na casa dos 100 anos de idade.
Apesar de sua grande expectativa de vida, como já mencionado, muitas tartarugas não conseguem atingir a vida adulta, por causa dos mais diversos fatores que podem fazer com que elas não viva todos esses anos, o principal é a predação e caça. Isso faz que a tartaruga diminua a sua expectativa de vida, principalmente quando vive na natureza, por esse motivo ela perde no quesito mais anos vividos para outros animais, como por exemplo, o ouriço do mar vermelho que vive em média 200 anos, a baleia da Groenlândia que vive em média 210 anos, o tubarão da Groenlândia que vive por volta dos 400 anos e o quahog que é um tipo de molusco que vive também na região das águas bem frias do Atlântico Norte, que já foi encontrado um exemplar de sua espécie com a idade de 507 anos.
Houve um tempo que as tartarugas estavam em abundancia no nosso planeta terra, mas o que aconteceu em um período de tempo mais recente, principalmente nos últimos 100 anos foi uma enorme predação das tartarugas de todo o tipo, principalmente as marinhas, pelo ser humano, milhares e milhares foram mortas, alguns espécies entraram em risco iminente de extinção, mas nos últimos anos muitos projetos tem sido destinadas para a conservação das espécies de tartaruga marinhas, no Brasil inclusive temos o Projeto Tamar, que cuida desses animais, protegem as suas praias, trabalha com uma intensa sensibilização da população, principalmente das crianças, além de cuidar dos animais que aparecem machucados, entre outros casos.
É muito importante preservar essa incrível espécie, que faz tanta diferença para o planeta, um animal tão magnifico e que vive por tanto tempo, quase o dobro de grande parte da população humana e que assim como qualquer outro merece proteção, amor, carinho e acima de tudo respeito à ele e seu habitat natural que vem sendo tão poluído e destruído pelo homem, inclusive esse também é um grande fator da mortandade de tartaruga, os plásticos nos oceanos, as redes, os anzóis e etc, pois eles podem comer ou até mesmo serem sufocados por esses objetos.