O caranguejo boca-cava-terra também pode ser chamado popularmente de caranguejo boca-de-cavalete, seu nome científico é Uca tangeri e está descrito desde 1835. Continue lendo para conhecer melhor as suas características e conferir fotos desse crustáceo decápode diferenciado.
Caranguejo Boca-Cava-Terra: Conheça Suas Características
Saiba mais sobre as características de caranguejos boca-cava-terra, um crustáceo com peculiaridades bem interessantes.
Pinças ou Quelíceras
O ponto diferencial dessa espécie é ser um crustáceo decápode com dimorfismo sexual em que o macho se diferencia da fêmea por ter quelíceras (pinças) maiores e hipertrofiadas (mais desenvolvidas). Essas pinças são utilizadas para finalidades ligadas a reprodução, algo curioso haja vista que em boa parte dos caranguejos são destinadas a alimentação. Os caranguejos boca-cava-terra não conseguem usar essas pinças para se alimentar.
Os adultos dessa espécie podem ter uma pinça com tamanho equivalente a 1/3 da largura máxima de sua carapaça. A espécie possui olhos situados nas extremidades de pedúnculos com dimensão um pouco superior a 1/3 da borda da frente da carapaça, eles são inseridos através de uma articulação na parte externa da abertura respiratória central.
Os dois pedúnculos podem ficar em duas posições diferentes sendo uma delas ereta quando o caranguejo se encontra num ambiente externo e outra retraída para os momentos em que está em locais menores como buracos, por exemplo. Se o animal precisa se encolher os pedúnculos são recolhidos em duas meias bainhas horizontais no limite superior da face anterior da carapaça do caranguejo. Um animal com boa versatilidade para as diferentes situações do dia a dia.
Coloração
Os caranguejos não são coloridos uniformemente, porém, têm padrões de cores em dominância como vinho, violeta escuro, amarelo, laranja e em menor proporção tonalidades de cinza. A coloração e intensidade apresentada pelos indivíduos dessa espécie são determinadas por células tegumentares situadas na hipoderme (chamadas de cromatóforos) e que tem influência das marés e do fato de ser dia ou noite.
Durante o dia e na maré-vaza esses crustáceos têm os pigmentos distribuídos por toda a área dos cromatóforos de maneira que se tornam mais escuros. Já durante a noite e na praia-mar a intensidade da pigmentação é reduzida pelo fato de que eles se concentram no centro das células. Os crustáceos dessa espécie geralmente apresentam tamanho inferior a 15 mm e tem coloração uniformemente castanha, pode ser comparada a cor do lodo.
Onde Esse Caranguejo é Encontrado?
O único indivíduo do gênero Uca que está presente na costa europeia e no oeste africano. Pode ser encontrado somente na costa do Oceano Atlântico, não fez colonização do Mar Mediterrâneo. O Estreito de Gibraltar funciona como num tipo de fronteira natural para a expansão dessa espécie.
No continente europeu está confinada a região sul da Península Ibérica em especial nas costas da Espanha e Portugal. Já na África está distribuído em países como Cabo Verde, Angola e também nas ilhas do Golfo da Guiné. Dentre os habitats preferidos estão estuários, rios, lagoas e costas protegidas.
Gostou de saber mais sobre o caranguejo boca-cava-terra? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais.