Características do Suricato, Hábitos, Comportamento e Fotos

Quem já assistiu ao desenho ou ao filme live action de “O Rei Leão” já viu e muito um suricato, o simpático Timão que ao lado de Pumba oferece uma família para o pequeno leãozinho Simba. Na vida real esse pequenino pertencente à família dos mangustos é caracterizado por sua postura apoiado sobre as duas patas traseiras devidamente vigilante dos seus inimigos. Vamos conhecer mais sobre os suricatos?

Suricatos: Conheça Mais da Espécie

Popularmente esse mamífero de meio metro (incluindo sua cauda) e média de 730 gramas de peso é chamado de suricato, suricata e suricate. O nome científico da espécie é Suricata suricatta, essa é a única do gênero Suricata. Os suricatos podem ser encontrados em países como Namíbia, África do Sul, Botsuana e Angola. Os pelos dessa espécie tem uma tonalidade acastanhada.

Características Físicas dos Suricatos

O rosto desses mamíferos é pequenino e com formato pontiagudo, suas orelhas são pequenas e os olhos possuem manchas escuras em volta. Seu corpo é delgado com cerca de 29 centímetros de comprimento. A cauda possui cerca de 19 centímetros sendo pontiaguda e com a ponta preta. A pelagem pode ter tonalidades cinza-clara ou bege com faixas escuras nas suas costas. Possuem garras alongadas em suas patas dianteiras.

Alimentação dos Suricatos

Os pequeninos têm como base alimentar artrópodes de pequeno porte com destaque para aranhas e escaravelhos. Para poder se alimentar desses animais possuem garras e dentes bem afiados que penetram as carapaças quitinosas. É comum que os suricatos adotem uma postura apoiada nas patas traseiras usando a cauda como um terceiro ponto de apoio.

Suricato Comendo

Suricato Comendo

Habitat dos Suricatos

Esses pequenos mamíferos vivem em regiões de desertos e pradarias no sudoeste do continente africano. Geralmente vivem em grupos que podem ter de 3 a até 25 suricatos. O grupo se une para construir túneis com câmaras que podem ter até 1,5 metros de profundidade.

Comportamento dos Suricatos

Geralmente os suricatos iniciam sua rotina pela manhã saindo dos seus túneis para buscar suas presas. Podem comer lagartas, aranhas, cupins e até perigosos escorpiões. Animais de maior porte como pássaros, lagartos, cobras e roedores não estão fora do radar dos suricatos.

Um comportamento interessante é o de rodízio, os suricatos de um mesmo grupo se revezam para que todos possam se alimentar enquanto um está a postos vigiando os inimigos. O vigilante que observa algo de errado dá o alerta para os demais para que possam fugir. O sinal consiste num grito agudo que faz com que os suricatos se espalhem em busca de abrigo.

Hábitos

As fêmeas de suricato podem ter uma ou duas ninhadas por ano sendo que cada uma é composta por três ou quatro filhotes. Os recém-nascidos são bastante dependentes dos adultos do grupo de uma maneira geral e não somente dos seus progenitores. Nessa fase um suricato fica responsável por ajudar a manter os filhotes protegidos dentro da toca.

Quando tem entre quatro ou cinco semanas de vida os filhotes de suricato passam a acompanhar os adultos nas saídas mais distantes da toca. Enquanto os filhotes têm entre três e seis meses são alimentados com o auxílio dos ajudantes. Os ajudantes ainda tem a função de carregar os filhotes que demonstram dificuldade de acompanhar o grupo durante as incursões fora da toca oferecendo inclusive proteção contra eventuais ataques.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *