Se você assistiu “O Rei Leão” certamente se lembra do simpático personagem Timão que ao lado do javali Pumba entoava o mantra “Hakuna matata”, esse pequeno animalzinho nada mais é do que um suricato (Suricata suricatta). A espécie pode ser conhecida também como suricata ou suricate, trata-se de um mamífero encontrado nas regiões desérticas do continente africano. Que tal saber mais sobre ele?
O Que é Um Suricato? Conheça as Principais Características
O suricato faz parte da família dos mangustos, é um dos menores dentre eles pesando menos de 700 gramas. A pelagem é curta e varia de tonalidade dependendo da região geográfica em que vive, pois funciona como um tipo de camuflagem. Independente do tom dos pelos esses animais possuem manchas escuras em suas costas e também em seus olhos. A sua cauda é bem fina.
Adaptados para cavar e quebrar rochas possuem unhas fortes além de 36 dentes bem afiados que contribuem significativamente para que possam rasgar e desfiar a carne. Exatamente por essas características que o suricato não é um animal adequado para ser de estimação. A base de alimentação de suricatos são artrópodes como aranhas e escaravelhos.
Qual é o Habitat dos Suricatos?
Mamíferos do continente africano, os suricatos são encontrados em regiões desérticas e arenosas. É encontrado em maior quantidade no deserto de Kalahari em Botsuana e em desertos da Namíbia. Nesse último país há uma subespécie específica que é o suricato do deserto, também pode ser encontrado o suricato sul-africano nessa região. Em Angola é possível encontrar a subespécie suricato angolano.
Como Vivem?
Os suricatos são animais bastante sociáveis podendo viver em grupos compostos por 30 a 40 indivíduos. As colônias de suricatos habitam geralmente redes de túneis bastante extensas de maneira que conseguem sobreviver ao calor intenso do dia e se proteger do frio da noite. Para garantir a segurança do grupo é comum que haja um membro perito na vigília.
O suricato encarregado de vigiar emite um som alto como aviso para que o restante do grupo possa se esconder. É interessante mencionar que essa é uma espécie que tem muito cuidado com os filhotes. Numa situação de ataque a prole tem a prioridade de proteção. Os suricatos podem viver com outras espécies de mangustos ou esquilos na mesma toca.
Inteligência
Animais inteligentes que tem a capacidade de se alimentar de algumas das espécies mais venenosas do mundo como escorpiões removendo o seu perigoso ferrão. Um comportamento que é aprendido passo a passo, os mais velhos ensinam os mais jovens a terem esse tipo de cuidado.
Vocalizações
Os suricatos tem ampla capacidade vocal podendo emitir sons de recrutamento, alerta e pânico. Eles conseguem ter vocalizações especiais para dar ordens e transmitir instruções para os demais suricatos. Os cientistas perceberam que os suricatos emitem uma vocalização diferente para cada predador.
Preservação da Espécie
Uma espécie que não está em perigo de extinção, a única questão a respeito desses animais é a criação de uma grande quantidade deles em cativeiro. Como já mencionado não é uma espécie indicada para ser animal de estimação. Suricatos não aceitam domesticação como furões.