Tudo Sobre o Caranguejo

Visão Geral

Os caranguejos são crustáceos pertencentes à classe dos malacostracas. Esses animais também podem ser conhecidos como Uaçás, auçás e guaiás. Eles possuem um corpo coberto por uma carapaça assim como muitos crustáceos marinhos. Tem cinco pares de patas, com um par muito adaptado para a captura de presas, sendo duas grandes patas chamadas de pereópodes.

A palavra Caranguejo vêm do castelhano cangrejo que é o diminutivo de outra palavra latina, cancriculus, que significa pequeno cancro, com a mesma origem da palavra que denomina a doença, câncer.

Classificação

Caranguejos são classificados dentro do grande filo Animalia, na divisão Artropoda, na subdivisão crustaces, dentro da classe dos Malacostracas, na Subclasse Decapoda, infraclasse Pleocyemata e na ordem Brachyura. Nesta ordem existem mais de 4500 espécies de caranguejos, um grupo muito grande, distribuídos em 93 famílias.

Características

Os caranguejos possuem dez pernas pareadas e articuladas, as da frente são adaptadas em garras e perderam a função de locomoção. Caranguejos que nadam possuem patas achatadas traseiras para ajudar na natação, como se fossem remos.

Estes animais possuem normalmente um dimorfismo sexual muito presente. Os machos são dotados de grandes garras. E as fêmeas, além de possuírem garras menores, possuem o abdômen mais arredondado, que tem a ver com a função de fertilizar os ovos nos seus pleópodos.

Eles são cobertos por um exoesqueleto muito espesso e forte, composto de quitina mineralizada. Como existem um número muito grande de espécies, eles possuem tamanhos variados que vão desde milímetros até cerca de quatro metros.

Os caranguejos realizam a muda, que é a troca de exoesqueleto para crescer. Uma casca mole cresce abaixo da externa, dura e, quando está pronta, a dura cai e esta mole maior se torna dura. Neste momento o caranguejo fica extremamente vulnerável à predação.

Distribuição e Habitat

Os caranguejos estão espalhados por quase todos os ambientes marinhos do planeta, incluindo águas profundas e também no litoral. São encontrados em todas as regiões tropicais e semitropicais.

Os caranguejos podem viver em água salgada, em água doce, podem ser também semiaquáticos, e podem ser exclusivamente terrestres. além disso muitos realizam migrações entre ambientes para se reproduzir e botar ovos.

Alimentação

Esses crustáceos são considerados animais omnívoros. Isto significa que eles se alimentam de algas principalmente, mas comem qualquer outro tipo de comida – isso inclui moluscos, minhocas, crustáceos pequenos, fungos e bactérias e detritos no geral. Normalmente se alimentam com uma dieta completa, com vegetais e animais, pois isso contribui para o crescimento mais saudável.

Os caranguejos costumam usar uma das suas garras para segurar e prender a presa, e usa a outra para rasga-la e levar à boca. Muitos se alimentam filtrando a água usando as setas (pelos sensitivos) que criam uma pequena corrente de água para que ela passa entre os pelos antes de entrarem na boca.

Reprodução

Filhote de Caranguejo

Filhote de Caranguejo

Os caranguejos normalmente atraem um ao outro, pelo menos os aquáticos, pela liberação de hormônios sexuais chamados de feromônios. Outros utilizam movimentos para atrair a fêmea (normalmente os terrestres). Depois de se atraírem, o casal copula – e isso varia com a espécie – e ficam grudados por algum tempo, podendo durar até dias. No momento do acasalamento o macho transfere seu esperma para a fêmea, que guardará na espermateca até que ela decida utilizar para fertilizar seus ovos produzidos.

Uma característica corporal relacionada com a função reprodutiva é a presença de uma aba abdominal. Na parte abaxial do caranguejo, há uma pequena estrutura triangular, como uma aba fina, que é o órgão sexual do macho. Na fêmea você consegue observar este retalho abdominal muito mais largo e oval, que serve para carregar os ovos.

Depois que ocorre a fertilização, os ovos são liberados no abdômen da fêmea e aí são protegidos por um tempo. Depois que o desenvolvimento das larvas dentro dos ovos termina, ela decide liberar na água. Essas larvas fazem parte do zooplâncton. A partir disso, vão ocorrendo mudar até que se tornem adultos e não façam mais parte do plâncton e podem se reproduzir.

Ovos de Caranguejo

Ovos de Caranguejo

Comportamento

O principal comportamento típico do caranguejo é o andar de lado. A organização das articulações torna este tipo de andar muito mais eficiente para a locomoção. Mas nem todos os caranguejos andam dessa maneira. E muitos possuem articulações adaptadas para o nado. E ainda, as garras, que são o primeiro par de patas são adaptadas para um comportamento de cavar na areia, que pode ser para descansar, esconder, acasalar e brigar (se defender).

Curiosidades

  1. Um grupo de caranguejos é chamado de “elenco”.
  2. Nem todos vivem no mar. Há aproximadamente 850 espécies de caranguejos que vivem na terra ou em água doce.
  3. O sangue de um caranguejo é azul, porque possui muito cobre.
  4. Os caranguejos possuem pelos no corpo. São minúsculos, chamados de setas. Essas setas são adaptadas para função sensitiva, detectando químicos, além de toques e movimentos.
  5. O maior caranguejo do mundo é o caranguejo-aranha-japonês, que pode ter até 3,7 metros de diâmetro, ou seja, o tamanho de um carro popular.
  6. Os animais caranguejo ermitão, caranguejo-rei, caranguejo de porcelana, caranguejo-ferradura, e outros, não são realmente caranguejos.
  7. Muitos pensam que todos os caranguejos andam de lado, entretanto muitas espécies costumam andar para a frente.
  8. Quando os caranguejos agitam as garras, estão se comunicando entre si.
  9. A menor espécie de caranguejo do mundo é a Pea Crab, que possui apenas alguns milímetros de diâmetro.
  10. Os caranguejos comem de tudo, desde detritos, como algas e vegetais e também animais, inclusive pequenos crustáceos.
  11. Por ano, cerca de 1 milhão e meio de toneladas de caranguejos são capturadas para alimentação de humanos.
  12. A espécie de caranguejo mais consumida por humanos de todo o mundo é o caranguejo azul japonês.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *