Esta espécie de marreca pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil. Pertencente a família Anatidae, assim como o Marrecão e outras aves, a Paturi-preta atrai caçadores e predadores não humanos.
De hábitos muito sociáveis e Paturi-preta anda em enormes bandos. Vivem nas águas de rios, bacias, lagos, lagoas, remansos e comportas. Mergulha de forma elegante e ágil em busca de pequenos peixes para se alimentar, além de comer insetos.
Características
A Paturi-preta tem pelagem marrom acastanhada bem escura, bico branco azulado e olhos vermelhos ou amarelos, que é o que chama mais atenção na espécie. Machos e fêmeas tem as penas com a mesma coloração, e as asas em ambos os sexos são brancas por baixo, algo que só se pode ver em pleno vôo.
Onde se Encontra
A Paturi-preta vive em boa parte da costa do Brasil. Desde o Piauí, passando pela Bahia até o Rio de janeiro. Pode ser encontrada também em regiões lacustres do planalto central e no Chile e Argentina. Ao contrário de outras aves que buscam o frio do inverno, a Paturi-preta é rara nas regiões sul e sudeste do país.
A Paturi-preta não se confunde com a Paturi conhecida como Irerê, já que esta última não tem os olhos coloridos. Outro lugar onde assustadoramente se pode encontrar a Paturi-preta e outras aves aquáticas ou não, como tucanos e papagaios é em sites de venda de animais na internet.
A captura e negociação destes animais sem licença dos órgãos de proteção, é crime sujeito à penas pecuniárias pesadas e prisão sem direito a fiança.
Uma Grande Reprodutora
A Paturi-preta é uma das aves aquáticas que melhor se reproduz. As fêmeas fazem seus ninhos nas margens alagadas, usando juncos, capim e folhas; e neles colocam entre cinco e nove ovos. Quantidade grande se comparada a outros patos e marrecos selvagens que colocam em média de dois a três ovos. Os filhotes de Paturi-preta já nascem com a coloração definitiva e imediatamente jogam-se na água. Famílias inteiras destes bichinhos podem ser vistas juntas nadando elegantemente.
Macho e fêmea tem gritos peculiares diferenciados em decorrência do sexo. Pelo fato de se reproduzir bastante e de sua incidência em uma larga faixa litorânea no Brasil e até em outros países, a Paturi-preta é uma espécie encontrada em larga escala.
No estado do Ceará e do Rio Grande do Norte, é muito facilmente encontrada e serve até mesmo como alimento. Este tipo de ave, como o Marrecão, tem carne escura e de gosto pungente, mas para quem gosta de carne de caça é um prato cheio.
É uma ave grande, com seus mais de 40 cm e gosta de tomar sol o que facilita sua captura. Bicho simpático de olhos coloridos, a Paturi-preta é uma das estrelas entre as aves aquáticas da América do Sul.
fdp