Os botos assim como os golfinhos são bastante queridos e admirados, pois são animais aquáticos que transmitem muita alegria e são sinônimos de animais inteligentes e dóceis, porém são muito tímidos. Os botos geralmente são encontrados em água doce e são animais de grande beleza.
O folclore brasileiro possui uma lenda que se chama “A lenda do Boto” e nessas ocasiões folclóricas, esses animais se tornam ainda mais falados entre a população e isso contribui muito para que as pessoas tenham um conhecimento maior sobre esses animais aquáticos que são tão importantes e queridos por muitos.
A Lenda Do Boto
Existe uma lenda amazônica que diz que o boto se transforma e vai para as festas da região, ele se transforma em um homem bonito, forte e sedutor que convida as mulheres para dançar e depois ele tenta as seduzir, mas ele nunca tira o chapéu que usa, pois o acessório esconde o seu segredo, um buraco na cabeça que é por onde ele respira. O boto toma muito cuidado e vai embora das festas antes do amanhecer.
Com base nessa lenda, muitas mães dizem a suas filhas para que elas tomem bastante cuidado com flertes que recebem de belíssimos rapazes em festas, pois detrás deles pode haver a figura do Boto, que segundo a lenda é um conquistador de mulheres e que pode enganá-las, vindo a abandoná-las.
Características Gerais do Boto Cinza
O Boto Cinza pode chegar a medir até 2,2 metros de comprimento e o seu peso médio é de 60 kg. O seu corpo é pequeno e o bico tem tamanho médio. Na sua coloração prevalece a cor cinza e o dorso é mais escuro do que a barriga, que possui cor clara. Esse golfinho pode ter de 52 a 72 pares de dentes que são pequenos e muito pouco afiados.
A gestação desses animais dura aproximadamente onze meses e o período de amamentação dura cerca de sete meses. Os filhotes nascem medindo entre 0,8 a 1,0 metro de comprimento. O Boto Cinza é um animal aquático tímido e que evita o contato com embarcações e nada muito lentamente, e muito raramente exibe comportamentos aéreos. Os mergulhos desses animais são bastante rápidos e a sua vocalização pode ser feita através de assobios e estalos. Eles se alimentam de lulas, peixes e crustáceos.
Preservação
Para que o boto cinza fosse preservado e para que a sua espécie não fosse extinta, desde o ano de 1986 é proibido a pesca e a caça desses animais nas águas brasileiras, e essa é uma medida muito importante de preservação que garante a sobrevivência dessa importante espécie aquática. Existem muitos projetos que visam à proteção desses animais e que também conscientizam a sociedade para formas consciente de preservação.
Por: Érica Ap. Gomes