Rato do Telhado

Esses roedores conhecidos também como rato de forro perturbam a noite de sono de muitas pessoas que moram em centros urbanos.
Conhecidos por escalarem, podem subir paredes de até 50 metros, e chegar facilmente em apartamentos que estejam no segundo e terceiro andar.

Como são?

São maiores que os camundongos, e menores que as ratazanas, tão rápidos, que mal o enxergamos passar, chegam à 40 cm de comprimento, sendo que a cauda é bem comprida e maior que o corpo e cabeça juntos, o que lhe garante um maior equilíbrio para correr pelos forros e telhados de casas.

Ratos

Podem ter duas tonalidades, cinza escuro e preto, possuem pouco pêlo e as orelhas são bem grandes e peladas, que escuta o menor ruído.
Fazem coco em qualquer lugar, é fácil distinguir suas fezes, pois são compridas e afinam na ponta, medindo cerca de 12 mm.
Esses ratos não nadam, ficam o mais longe possível de rios e esgotos.

Procriação

Os grupos são formados sempre de um único macho e até 3 fêmeas.
Quando a fêmea fica prenha, gera a cria em seu vente por 21 dias, podendo engravidar novamente no mesmo dia que nascer a ninhada. Os filhotes mamam por apenas três semanas, e chegam à fase adulta com 3 meses de idade.

Ninhada

Quando você elimina um rato, a fêmea logo engravida para repor a perda, sendo assim, ao matar 1 rato, você ganha mais 10, pois cada ninhada pode gerar até 10 filhotes.
Todo rato adora ração de cachorro, gato, passarinho e frutas.

Pragas

São considerados uma praga em centros urbanos, por procriarem tão rapidamente.
Seus hábitos são exclusivamente noturnos, pois é o horário que não há movimento no interior da casa que eles invadem, roubam e percorrem a casa toda.

Hábitos

Tanto este, como qualquer outro rato é um animal perigoso para a saúde do homem, pois ele passa para o ser humano diversas doenças perigosas como a peste bubônica, a toxoplasmose, a leptospirose, entre outras.

As prefeituras costumam fazer dedetizações em locais públicos, já as lanchonetes, padarias e restaurantes são obrigadas também a dedetizar o ambiente anualmente.

Eliminando os Ratos

Eliminar de uma vez essa praga difícil, mas todos podemos diminuir a quantidade de atos existentes.
Para isso é simples, em casa ao identificar presença deste roedor nunca utilize chumbinho para matá-lo, pois todo mamífero possui inteligência, e se a “família” do rato o vir morrer após comer a isca com chumbinho (que mata em 3 segundos), nunca caião mais nessa, pois saberão que “aquilo mata” e ficarão longe.

O correto é utilizar armadilhas para rato ou anticoagulantes, comprado em casas de ração, que após a ingestão leva até 10 dias para matar o rato através de hemorragia, e dessa maneira, o grupo nunca associará a morte do animal à algo que ele comeu 10 dias atrás.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom, isso e um horror , quem não tem pavor de ratos ?
    imagina quantos e quantos ratos tem em um local, sendo que eles da cria de 10 em 10 e a fêmea pode ter de 3 a 3 meses !
    então quando ver mais de 1 e melhor contrata logo uma empresa de desratização, quem sabe que não tem ninhada de ratos espalhados ?!
    eu conheço uma empresa ótima a metaserv.com.br, os venenos e em forma de iscas, e os ratos não morre no local, pos não tem perigo de haver odor no local !
    indico esta empresa, boa sorte e espero te ajudado !

    Isadora 3 de setembro de 2014 11:08
  • Boa tarde!

    Qual o procedimento para colocar as iscas, que compramos na casa de ração?

    Ivan Carvalho 13 de outubro de 2014 17:34

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *