Animal também conhecido como lebre européia, a lebre comum habita principalmente as partes mais importantes da Europa, exceto a região da Península Ibérica, da Península Escandinava e próximo ao mar Mediterrâneo, estendendo-se até mesmo a regiões da África e Ásia.
Seu habitat preferido está nas regiões pouco habitadas e também agrícolas, devido à presença de frutas e colheitas que podem lhe servir de alimentação diária.
Por ser um animal que vive maior parte da vida solitária, as lebres diferenciam-se dos coelhos quanto ao modo de vida, até mesmo dos locais de construções de abrigos, sendo os mesmos mais profundos e escuros, com medidas perfeitas de alojamento.
Assim como todos os animais que vivem em campos, possuem o hábito de alimentação e acasalamento noturno, sempre se alimentando de brotos de gramas, milhos, trigo, e principalmente raízes de mandioca, alimento que as sustenta por grande período, caso precisem ficar escondidas.
Fatores Biológicos
Geralmente a lebre comum européia apresenta uma cor parda grisácea no dorso e com uma cor esbranquiçada no ventre. Chegando a pesar até 3 quilos e meio, a lebre é ágil e veloz na maioria das vezes, como na corrida contra predadores ou em busca de alimentos. Sua genética se assemelha a outros animais de espécies próximas como o coelho, a lebre americana e também com o coelho europeu.
A cabeça curta e membros mais longos são características biológicas do animal, cujas orelhas se diferenciam dos demais tipos, sendo curtas e mais largas.
Seu habitat natural mais conhecido são as dunas e campos, principalmente na região do deserto do norte da África, já que são noturnos e passam todo o dia em tocas ou esconderijos.
Carne de Lebre
Infelizmente a lebre comum está tornando-se mais um animal em extinção por abate e também lucro com a venda de sua pele. A carne de lebre para preparo de pratos sofisticados já virou mania em muitos restaurantes do mundo, como os famosos ensopados de lebre e até picadinhos. Por ser uma carne saborosa e ao mesmo tempo extremamente saudável, a procura já está em um patamar muito alto.
A caça mesmo proibida na Europa incentiva os criadores dos animais a estabelecerem ligações ainda maiores com produções a maiores escalas. Assim pratos com carne de lebre são típicos de regiões mais frias, servidos como refeição principal, já que os culinários acreditam em um alimento saudável, rico em vitaminas e proteínas e mais caro, com requinte na media certa.
No Brasil, o consumo da carne ainda é pouco devido ao baixo consumo e conhecimento, mas é válido lembrar que restaurantes especializados possuem autorização da venda da carne, com registros de abates dentro da lei, pois todo alimento exótico sempre sofre com alterações e necessidade de um limite de exploração.
Por: Patrícia Contiero