Rato Espinhoso

Roedor proveniente da região do Mato Grosso e fronteira com a Colômbia, o rato espinhoso ou nome genético, Neacomys spinosus pertence à família Crecetidae. Apesar do nome os animais possuem espinhos na região do dorso, já no ventre são mais pelados, com ausência de pêlos.

Com a aprência de um outro roedor comum, o rato espinhoso diferencia-se pelo espinhos, que podem ser utilizados como forma de defesa e até mesmo de rivalidade pela conquista da fêmea. Os espinhos em forma tubular, manifestam-se em caso de ataque e ameaça, com aparência do ouriço, contudo em tamanho menor e uma aparência mais fina.

Roedor

Por ser um animal noturno, esse tipo de rato sempre permanece toda a noite embusca de alimeto,especialemte sementes, raízes e frutas, sendo totalmente atentos a agéis e rapidos durante a escuridão da noite, já que predadores como cobras, e gaviões o procuram com frequência.

Habitat – Cerrado Brasileiro

De fato, o rato espinhoso vive em regiões do cerrado brasileiro, principalmente na região centro-oeste. Com aparência estranha, o animal consegue adaptar-se com grande facilidade a temperaturas mais altas e níveis baixos de umidade.

Com membros curtos e patas finas, unhas grandes, esse animal vive geralmente em áreas e campos abertos, zonas de vegetação rasteira, com poucas árvores ou plantações próximas. Apesar de existirem em grandes escalas em lugares como: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, esses roedores sofrem atualmente um período de extinção, já que a ausência de terras naturais e a imensa dominação por parte dos agricultores são fatores para que muitos morram e não procriem mais.

Regiões

Assim é visada a criação de leis que obriguem os donos de terra a deixar espaços naturais para o habitat dos ratos espinhosos, sem prejudicar também outras faunas que necessitam de espaços naturais para sobreviverem.

Seleção de Predadores

Os ratos espinhosos são alvos de alimento para muitos predadores, situação essa devido também a um desequilíbrio na cadeia alimentar que antes se mantinha a mesma, mas que mudou hoje com a extinção e desaparecimento de muitas espécies.

Até mesmo os lobos, raposas e outros animais de grande porte estão alimentando-se de ratos espinho, um animal pequeno, que chega a pesar cerca de 300 gramas, não saciando a fome total do predador. Assim pesquisas da área biológica compravam a total evidência em maior extinção dos ratos, que também servem de alimentos para corujas, águias e outros animais de porte médio.

Animais

Mesmo sendo alimentos de uma vasta cadeia de outros animais, o rato espinho é ainda vantajoso quanto sua procriação, a ninhada pode chegar até 15 ratos por vez, lembrando que muitos já nascem mortos, sem chances de sobreviver. Seu uso em forma de cobaias também é descartado pela ciência, já que possuem um forte sistema de rejeição à aplicação de vacinas e soros necessários aos seres humanos.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu adorei o site ainda mais por que me ajudou muito conheci bichos muitos estranhos e meu desempenho como quinto ano foi ainda melhor eu adorei !!!!!!!!!!!!

    Leticia 26 de setembro de 2011 9:48
  • gostei muito porque como quinto ano meu desempenho foi aida maior e eu descobri novas coisas quem fez esse site teve muita inteligencia

    Leticia 26 de setembro de 2011 9:51
  • gostei muito porque como quinto ano meu desempenho foi aida maior e eu descobri novas coisas quem fez esse blog teve muita inteligencia

    Leticia 26 de setembro de 2011 9:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *