Este animal pertence a vasta classe dos mamíferos e recebe muitos nomes, entre eles citamos, cateto, patira, tateto e até mesmo porco-do-mato. Seu nome científico é Tayassu tacaju e sua ocorrência é na América do Sul.
Características
Por sua grande semelhança com o javali, o Caititu frequentemente confundido com o porco-do-mato. Mas existem diversas características que os diferem. Na região do dorso, o Caititu possui a glândula odorífera, sua cauda vestigial que pode ter entre 15 e 55 mm, tem um osso de sua perna fundido a um osso de seu pé, o que faz com que ele tenha 3 dígitos em sua pata posterior, seu fígado é reduzido, não possui vesícula biliar, possui estômago compartimentalizado em bolsa gástrica, um estômago glandular e sacos cegos (cranioventral e caudodorsal). Este estômago diferenciado permite aos caititus uma alimentação com diversos ítens, incluíndo-se aí alimentos fibrosos, frutos, sobra de legumes e vertebrados pequenos.
Tamanho e aparência
São 3 espécies diferentes de pecaris e os caititus compreendem os animais de menor porte. Na idade adulta estes animais podem medir entre 75 e 100 cm de comprimento e sua altura pode chegar a 45 cm. Seu peso pode variar entre 14 e 30 kg. A aparência do caititu é bem peculiar, focinho alongado, cauda vestigial, patas delgadas e curtas, pés proporcionalmente pequenos em relação ao corpo todo. Patas dianteiras de 4 dígitos com dois deles funcionais e as patas traseiras com um de seus dígitos não funcional.
Eles possuem 38 dentes, cujos caninos superiores são os mais destacados. Diferente de verdadeiros porcos, os dentes caninos pequenos e crescem para baixo, retos. Ao se sentirem ameaçados costumam bater seus dentes como uma espécie de defesa. Sua pelagem é áspera e longa, de tons cinza mesclados de preto, contendo uma faixa em volta do pescoço, de pelos brancos que fazem lembrar um colar. Possuem crina na região do dorso, com pelos escuros e mais longos.
Hábitos
Estes animais costumam se alimentar conforme haja disponibilidade de alimentos. Nos Estados Unidos, em regiões mais áridas, sua alimentção se baseia em plantas suculentas. No Brasil, na região da caatinga, existe ampla diversidade, tubérculos, raízes e sementes, sendo que a disponibilidade das folhas e frutos depende das chuvas. Em florestas tropicais sua alimentação é principalmente a base de frutos, raízes e folhas, eventualmente podem consumir insetos, larvas, répteis, anfíbios, etc.
Habitat
Esta espécie costuma habitar uma variedade muito grande de ambientes como, por exemplo, campos abertos, áreas desérticas, florestas tropicais e também semi-tropicais. Apesar desta distribuição ampla, estes animais não tem por hábito viver em áreas de elevadas altitudes.
Curiosidades
Os Caititus possuem uma glândula capaz de produzir uma substância oleosa de odor forte, curiosamente utilizada por eles como, por exemplo, esfregada nas árvores para marcar território, para reconhecimento dos grupos, etc.