Tatu-Mulita e a Cadeia Alimentar

Espécie Animal

O Tatu-Mulita é uma espécie animal de pequeno porte que vive na região do campo e é encontrado geralmente em países como Paraguai, Argentina, Uruguai e também na Região Sul do Brasil (com algumas aparições na região do cerrado). Suas características principais revelam uma cabeça bastante comprida, com orelhas altas projetadas para trás e uma carapaça em formato oval e bem alta. Ele é conhecido não apenas como Mulita, como também pelo nome de Tatuíra ou, de acordo com a classificação científica da espécie – Dasypus Hybridus. Esse animal é conhecido pela grande semelhança em relação ao Tatu Galinha, um tipo de tatu frequentemente encontrado nos Estados Unidos, no Norte da Argentina e também no Brasil. A característica principal na diferenciação de ambos é o tamanho: o Tatu-Mulita é menor que o outro, com a carapaça dividida em seis a sete cintas.

Ecológicas

O Tatu-Mulita

É da classe dos mamíferos e sua alimentação é feita à base de insetos, pequenos vertebrados, raízes, minhocas, lesmas e até mesmo de carniça. Conhecido pelo seu precioso faro, essa espécie de tatu consegue identificar uma presa que está a até 20 centímetros de profundidade na terra. Ao localizar a refeição, ele cava com suas patas anatomicamente desenvolvidas até alcançá-lo. A reprodução desse tipo de animal tem uma característica bem particular: geralmente nascem de uma gestação entre nove e 11 filhotes todos do mesmo sexo. Outra peculiaridade foi detectada pela Universidade da Região da Campanha, localizada no município de Alegrete-RS, a partir de um estudo feito com o animal.

Pirâmides

Com um peso de aproximadamente 2,5 kg o Tatu-Mulita pode consumir em média 8.855 invertebrados em apenas uma noite ou algumas horas. Alguns outros detalhes acerca do animal tornam a sua semelhança com a espécie Tatu Galinha ainda mais forte. Tanto um quanto o outro são capazes de atravessar breves cursos de água sem respirar com certa facilidade. Infelizmente o Tatu-Mulita vem sofrendo com a caça do homem e está cada vez mais próximo do risco de extinção. A ação do homem, que mata em busca do couro do animal, mais uma vez acelera o desaparecimento de uma espécie que tem grande relevância no equilíbrio do ecossistema.

Tatu Mulita e a Cadeia Alimentar

Curiosidades Sobre a Família Dos Tatus

Os tatus (de todos os tipos) são importantes para o homem de um modo geral por contribuírem para o avanço da medicina, isto porque são os únicos animais capazes de contrair lepra e podem então ser usados nos estudos dessa doença. Além disso, esses pequenos representam papel fundamental na cadeira alimentar e, ainda, contribuem para o equilíbrio natural do controle de formigas e cupins. Com a sua extinção, o desequilíbrio gerado poderá ocasionar o aumento no número de invertebrados e o efeito desse problema pode se revelar na agricultura e, consequentemente na economia da região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *