A fuinha é um pequeno animal mamífero, muito simpático, que já virou até personagem de desenho animado. Seu nome científico é Martes foina.
Características do Animal
A fuinha pode ser descrita como um animal pequeno, carnívoro, comprido e baixinho, com o corpo coberto de pêlos, pesando de 1 a 2,5 quilos quando adulta. Seu corpo é alongado e quando adulto chega a medir 50 centímetros, além da cauda que mede cerca de 20 centímetros e é coberta de um pêlo bem espesso. Os quatro membros da fuinha são curtos, e sua cabeça é larga e tem o focinho afilado. As duas orelhas são salientes e arredondadas, dando a fuinha uma expressão curiosa e simpática. O corpo da fuinha é coberto por um pêlo longo e espesso, de cor castanha, as vezes com um tom avermelhado. Possui uma mancha no peito branca ou bege que vai da garganta até as patas, onde se divide em duas listas. As patas da fuinha são mais escuras que o restante do corpo e a cara é mais clara. O habitat natural da fuinha é em regiões de florestas ou regiões rochosas, sempre evitando as zonas mais baixas e os campos abertos. É um animal comum no norte da Europa, onde convive próxima ao homem. A fuinha é poligâmica e o seu acasalamento pode ocorrer em qualquer período do ano, sendo mais comum entre fevereiro e maio e entre os meses de julho e setembro. Pode permanece com o embrião no útero até por 10 meses, e tem apenas uma ninhada por ano, geralmente na primavera onde nascem de 3 a 4 filhotes numa gestação de 60 dias. A mãe alimenta os filhotes exclusivamente com o leite por cerca de 8 semanas, quando os filhotes começam a se aventurar fora do ninho com a mãe. Os animais chegam a fase adulta com cerca de 2 anos.
Dieta e Comportamento
A fuinha é reconhecida como um predador muito oportunista, assim sua dieta varia de acordo com a disponibilidade de alimentos. Pode comer galinhas, aves e pequenos roedores, nas comunidades rurais sua presença em galpões, celeiros, estábulos, e outros locais garante que os ratos sejam eliminados. Também comem ovos, insetos e frutos, além dos restos deixados pelo homem, e o que não é consumido é armazenado perto de sua toca. É um animal de hábitos solitários e normalmente e vista sozinha, especialmente no final da tarde e no inicio da noite. Anda aos saltos e trepa em arvores com facilidade. Quando capturadas desde pequenas podem ser domesticadas, tornando-se companheiras agradáveis, aprendendo pequenos truques e respeitando limites. Não é um animal que se encontre em extinção, até porque são poucos os seus inimigos naturais. Sendo o homem e a destruição de seu habitat natural sua maior ameaça.