Animais silvestres são animais tipicamente em florestas. Eles são classificados de forma diferente porque não devem viver em casa porque não são domesticáveis. Porém, uma boa quantidade de pessoas insiste em criar animais silvestres em casa, contrariando as leis de proteção aos animais e conseguindo problemas para elas mesmas.
Os animais silvestres possuem como habita as florestas, e por isso não são acostumados a conviver com humanos. A maior parte oferece risco, principalmente os de grande porte como leões e tigres, mas algumas pessoas conseguem criar tais animais em casa como pets comuns como gato, cachorro e pássaros. Mas, segundo as leias, brasileiras, os animais silvestres são proibidos de serem criados em casa, com direito a prisão e apreensão do animal para que seja solto em seu habitat natural.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hGzxfumjTFo[/youtube]
Por Que Criar Animais Silvestres?
Muitas pessoas são atraídas por animais diferentes e os animais silvestres são atrativos. Fogem ao comum. O porte é diferente e é um desafio ter alguns animais mais ariscos em casa. As aves são as mais atrativas por sua beleza exótica. As araras, por mais que sejam encontradas nas casas brasileiras, devem viver em liberdade e são bem caras. Uma arara pode custar mais de R$ 1 mil depende de sua penugem.
Os criadores querem ter em casa os mais diversos animais silvestres. Os mais comuns são cobras, pássaros e tartarugas, também proibidas de criação em casa mesmo sendo bem comuns. Há ainda os que criam felinos como filhotes de tigres e leões, comuns em circos ilegais. Camaleões e macacos também já foram apreendidos em lares brasileiros.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2NyKNGA5soc[/youtube]
O Que Diz a Lei Sobre Posse De Animais Silvestres
No Brasil a posse animais silvestres é ilegal e considerada crime. A pessoa pega com o porte de um animal silvestres, seja qual for o seu porte, corre o risco de sofrer detenção de seis meses um ano e pagamento de multa que não é das mais baratas. A Lei que protege tais animais é de numero 5.197/67. Em seu texto ela proíbe a utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha do animal silvestre bem como de seus ninhos, abrigos e criadouros naturais. Ela foi criada para tentar proteger os animais, mas não são tão eficientes porque a fiscalização é em numero bem menor que os traficantes.
Abandonar um animal silvestre encontrado ou de sua posse também é crime previsto em texto da mesma lei descrita acima. Logo, se uma pessoa encontrar um animal silvestre deve ligar para órgão de proteção ao animal de sua cidade e ele deverá tomar as devidas providências de apreensão e recolocação do animal em seu habitat natural. Isso porque um animal silvestre não possui condições de sobreviver em um ambiente urbano, podendo chegar a morrer em alguns dias.
Para apreensão e fiscalização de contrabandistas, são responsáveis a Polícia Florestal e de Mananciais em parceria com o DEPRN e o IBAMA. Todos os meses são realizadas operações tentando finalizar tanto a caça como o tráfico de animais silvestres, mas os números sempre aumento. Em 2012 mais de 10 mil animais fora de seu ambiente natural forem presos, muitos em extinção.
Mercado De Animais Silvestres é Aquecido No Brasil
O mercado de animais silvestres é bem atrativo, tanto de animais brasileiros no Brasil como de animais nacionais no mundo. A maior parte vem da floresta da Amazônia, a mais rica em fauna do mundo. Aves, répteis e filhotes de mamíferos são altamente comercializados em mercado negro bem aquecido. E como há compradores, espécimes cada vez mais raros ganham valores altos e disputa no mercado pela compra.
Os compradores de animais silvestres ilegais são diversos. Podem ser criadores domésticos interessados em espécimes raras, donos de circo e zoológicos até, que possuem outros meios de conseguir tais animais, mas com tantas licenças acabam por preferir a ilegalidade e pagar menos.
Os responsáveis pela venda são caçadores autônomos e pessoas de baixa renda da região norte. São moradores de perto da região que caçam, prendem e revendem para compradores certos. Em muitas estradas da região aves são vendidas em gaiolas em um sistema de produção: quanto mais aves são compradas, mais são apreendidas.
O Brasil possui números alarmantes sobre animais silvestres. O país é o terceiro do mundo em liderança de crime de venda, porte e tráfico de animais. Também somos o pais com o maior numero de tráfico ilegal de formas diversas como transporte por aviões monomotor, caminhões camuflados e até em ônibus de viagem comuns, camuflando os animais em malas deixando que durmam com calmantes também comprados na ilegalidade.
O tráfico também causa danos às espécimes. Os dados divulgados pelo Ibama informam que cerca de 90% dos animais morrem antes mesmo de serem vendidos. Isso porque as condições são precárias como gaiolas para mais de 20 aves onde deveriam estar cinco seguramente, transporte sem a higiene adequada e sem a alimentação. Dos 10% restante, a maior parte dos animais também ira morrer porque não será tratada de forma adequada. Quanto mais longe é o local o qual o animal será enviado, mais riscos ele irá correr e sua morte é quase certa.
Riscos De Criar Animais Silvestres
Criar animais domésticos também oferece riscos às pessoas. Alguns são portadores de doenças raras e de riscos como doenças de pele. Macacos são portadores de diversos tipos de pulgas e piolhos fatais para cachorros e gatos e de alto risco para os humanos. As cobras, sem o devido conhecimento, podem ser fatais também. Algumas são venenosas e mudam muito de humor quando não são alimentadas com animais vivos.
Animais domésticos também não são acostumados com o convívio humano. Logo, eles podem sofrer um pouco com a mudança drástica e acabam por atacar mesmo sem intensão. Este é o caso de aves que ficam bem agressivas ao viver em aves e felinos, que são atraídos pela carne e seu extinto irá predominar sobre seu amor pelo humano. Claro, há casos raros de pessoas que conseguiram domesticar animais como o leão, mas são raros e considerados exceção.