Conhecendo os Lagartos Agamá
O gênero Agamá conta com mais de 30 espécies de lagartos pequeninos com longas caudas e que fazem do deserto o seu habitat. Dentre essas espécies a mais conhecida é a agama-de-cabeça-vermelha (Agama agama) que é muito comum na África. Esses lagartos são conhecidos, em Moçambique, como gala-gala sendo que o seu habitat de origem é a savana. Atualmente, esses lagartos podem ser vistos também nas aldeias e cidades. Os grupos de agamas são formados por dez a vinte indivíduos sendo que o papel de alfa fica para o macho mais velho.
Características de Agama
Pertencentes ao filo Chordata fazem parte da classe reptilia e se caracterizam por serem lagartos pequeninos com comprimento de 23 centímetros de corpo e outros 17 centímetros só de cauda. A cor desses animais é variável e a sua distribuição geográfica está concentrada em áreas de deserto. Podem fazer fendas de pedras e arbustos de lar em meio ao habitat extremo em que vivem.
Os agamas são de maneira geral herbívoros, no entanto, podem se alimentar também de insetos, nesse caso tornam-se úteis para combater o avanço de gafanhotos pelas esparsas plantações no deserto. Outros insetos que podem compor sua base alimentar são formigas e grilos. Tanto machos quanto fêmeas são bastante territoriais e preferem uma vida mais solitária.
Reprodução dos Agamas
Esses lagartos precisam de muitos anos para atingir a maturidade sexual e mesmo depois que a atingem não costumam se reproduzir com constância. Os agamas botam ovos de onde eclodem seus filhotes.
Mudança de Cor
Algo curioso sobre esses lagartos do deserto é a sua capacidade de mudar de cor, no período da noite os indivíduos dessa espécie costumam apresentar coloração amarronzada, porém, basta os primeiros sinais do alvorecer para que o corpo do macho dominante adquira tonalidade azul claro e a sua cabeça e cauda passam a ter um tom de laranja vibrante. De acordo com o humor do lagarto as tonalidades podem sofrer alterações.
As fêmeas agamas apresentam a coloração marrom no corpo todo. Em alguns grupos pode existir uma fêmea hierarquicamente mais bem posicionada que permanece ao lado do macho afastando outras fêmeas dele.
Lutas Entre Agamás
Quando os agamas lutam entre si desferem golpes violentos com a cauda tentando atingir a cabeça do adversário. Os golpes podem resultar entre outras coisas em maxilares partidos e hematomas. Durante o embate esses lagartos costumam sibilar e a sua cabeça oscila sendo levantada duas vezes seguidas para demonstrar seu alarme. Como a cabeça do lagarto possui uma tonalidade bastante viva de laranja chama muita atenção o seu movimento.