O Que É O Pug E Qual a Sua Origem?
Pug é a raça de um cachorro que tem como origem a China sendo o seu nome, na língua chinesa, 巴哥犬. De acordo com os pesquisadores, é muito provável que esse cão tenha surgido na China pelo simples fato de existirem relatos antigos de animais muito parecidos com o Pug, sejam em pinturas, sejam em escrituras, com datas de 700 a.C., sendo esses documentos todos encontrados nessa região do Oriente e fazendo com que essa raça de cachorro se configure como uma das raças mais antigas de todo o mundo.
É sabido que algumas alterações com relação a essa raça de cachorro ocorreram durante todos esses anos, muito provavelmente pelo fato de o animal originário ter sido cruzado com outras raças de animais, principalmente após o início das navegações, em que a China passou a ser um dos principais locais para a realização de buscas por matérias primas e por especiarias, no auge desse período das civilizações da Europa, principalmente.
Como Se Deu a Disseminação Dessa Raça De Cachorro Ao Redor Do Mundo?
Foi principalmente com a chamada Companhia de Navegação Mercantil Holandesa, que é mais conhecida historicamente como Companhia Holandesa das Índias Orientais, que se deu aproximadamente no século XVI, que o Pug foi levado à Europa pela primeira vez, mais especificamente na Holanda.
Secundariamente, os ingleses acabaram fazendo a mesma coisa que os holandeses, onde eles acabaram sendo também bem recebidos pela população da Inglaterra. Foram os ingleses, então, que, de fato, redigiram o padrão dessa raça de cachorro e é por isso que dizemos que os holandeses e os ingleses é que foram os responsáveis pela disseminação dessa raça no continente europeu.
No entanto, de acordo com alguns estudos cronológicos sobre isso, antes mesmo de os Pugs chegarem à Inglaterra e serem adotados, esses animaizinhos já eram vistos em outros países, como na Espanha, na França, na Alemanha, além da Itália, servindo como companheiros de colo, principalmente para as mulheres da alta sociedade desses países.
Sendo assim, os ingleses e os holandeses foram os pioneiros a realizarem a imigração de vários animais, inclusive do Pug do continente asiático para o continente europeu. Após esse fato, houve uma miscigenação dessa raça com alguma outra já presente e consolidada principalmente nas regiões desses países da Europa, principalmente nos países citados anteriormente. Foi a partir de então que essa raça de cão começou a adquirir as características que apresentam nos dias de hoje, se tornando o que conhecemos como o Pug moderno.
Ainda nessa época, foi um cachorro da raça Pug que acabou sendo a principal e mais querida companheira da rainha Josefina, que nada mais era do que a esposa de Napoleão Bonaparte, um dos principais reis da história da humanidade. Isso foi um dos fatores que contribuíram para que essa raça ficasse tão popular, uma vez que, a partir de então, passou a ser um desejo de uma grande parte dos franceses ter um cãozinho igual ao de sua rainha.
Como Napoleão e Josefina acabaram conquistando inúmeras regiões, os seus costumes também se espalharam por diversos locais do mundo, o que facilitou ainda mais a sua popularidade entre as sociedades, fazendo com que a raça adquirisse, inclusive, outros nomes, dependendo do local onde ela estava inserida. Já na América, mais especificamente nos Estados Unidos da América, os Pugs foram inseridos somente após a chamada Guerra Civil americana, que consistia em um conflito entre Norte versus Sul, basicamente.
Alguns dos nomes pelos quais os Pugs são conhecidos, por exemplo, são os seguintes: mops, mop, carlino, carlin e mol, além de pug-dog, que foi o nome de origem para o modo como conhecemos essa raça de cachorro aqui no Brasil. Com relação a esses nomes, Pug também é o nome dado a um tipo de sagui, e que significa, na língua inglesa, “coisa pequena”, de uma maneira geral, sendo que, no caso de Pug-dog, de modo lógico, significa “cão pequeno”.
Já os nomes carlino ou carlin, foi dado na França, e que fazem menção à sua aparência, que se parece com um ator famoso na época e que tinha um rosto redondo em um papel de Arlequim, de onde surgiu esse apelido. Já mops, mop, que provavelmente são uma variação de mol, também significam algo pequeno e compacto, e eram chamados dessa maneira na Alemanha.
Quais as Características Gerais Do Pug?
De acordo com as características gerais dessa raça de cão, ele é um excelente companheiro, diferentemente de alguns cães destinados à guarda ou à segurança, por exemplo. Isso porque se trata de um cachorro de pequeno porte, apresentando um peso de, no máximo, treze quilos. Isso faz com que ele seja uma das raças mais procuradas nos dias de hoje, uma vez que, cada vez mais, as pessoas passaram a morar em apartamentos ou em casas pequenas. Logo, o Pug é uma raça que se adapta muito bem em ambientes com metragens reduzidas, como a grande maioria dos apartamentos, graças ao seu porte também reduzido.
Um outro fator que facilita o cuidado desse animal dentro de um apartamento é a questão de essa raça não necessitar de fazer exercícios físicos de maneira regrada, como outras raças que tendem facilmente à obesidade ou até mesmo à depressão quando são impedidas de fazer o exercício preferido da grande maioria dos cães, que é correr em um espaço que seja bastante amplo. Eles são também chamados de cães do tipo “toys”, o que significa que eles são cães destinados a realizar companhia para os seres humanos, como já foi dito anteriormente.
Quais as Características Físicas Dos Cães Da Raça Pug?
Conforme já citado, o Pug é um cão considerado como de pequeno porte e, apesar de poder atingir um peso de treze quilos, a sua média de peso varia mais entre um pouco mais de seis a até cerca de oito quilos, de uma maneira geral. Apesar de isso parecer pouco, de acordo com os especialistas, esse peso é maior do que o que seria ideal para o seu porte físico, sendo considerados cães “gordinhos” por natureza, considerando o fato de que o seu comprimento varia entre 20 e 30 cm, no máximo.
Não que esse peso todo seja de gordura, muito pelo contrário, pois eles são animais com uma massa muscular bastante firme, comparado a outros animais de mesmo porte, mas com um peso menor que o dele. Essas características fazem com que ele seja considerado um cachorro “achatado”, como se fosse maciço, o que também é chamado de “multum in parvo”. Sendo assim, a sua principal característica física é o fato de ele ser um animal compacto, isto é, que apresentam um volume pequeno, mas com grande substância ou massa dentro desse volume, o que configura como um corpo de alta densidade.
Esse “achatamento” característico do Pug se inicia inclusive pelo seu focinho, padrão denominado pelos especialistas como “braquicefálicos”. A relação do focinho com a cabeça é determinada pela característica redonda desta com o achatamento do focinho, principalmente quando o animal é visto de perfil. No entanto, esse fator indica algo um tanto quanto negativo dessa raça, que é a compressão de seu sistema respiratório superior, o que reduz a capacidade de ventilação deles, principalmente quando submetidos a grandes esforços, contribuindo para a característica de serem sedentários, como já dito anteriormente.
Outras Características Físicas Dessa Raça De Cachorro
O rabo ou a cauda do Pug tem a característica principal de ser enrolada, sendo que quando ela é duplamente enrolada, o animal é melhor valorizado, isto é, quem deseja ter um Pug e entende sobre a raça, acaba procurando essa característica no animal antes de compra-lo ou adotá-lo. Quanto à sua implantação, ela ocorre logo em cima de sua garupa, que seria o bumbum do cachorro.
Com relação aos seus olhos, eles são sempre escuros e redondos, o que contribui para que o seu olhar seja bastante expressivo. Já as suas rugas na cabeça, acompanham aquilo o que o seu olhar quer dizer, fazendo com que tenhamos facilmente a percepção de quando o animal se encontra surpreso, feliz, com dúvida, com medo ou com tristeza. Essas rugas lhe conferem bastante expressividade pelo fato de o seu interior ser mais escuro do que a pelagem externa, uma vez que as rugas são bem profundas.
Quanto às suas orelhas, elas são pretas, pequenas, finas, bastante macias e ficam ajustadas de maneira alta à sua cabeça e também se movimentam de acordo com a expressão do animal. Isso porque as suas orelhas são dobradas para a frente, ficando, de certo modo, penduradas. A coloração dos cães da raça Pug geralmente varia entre duas tonalidades, o chamado fawn, que também é chamado de abricot e que apresenta diversas variações dentro desse tom, que é bastante próximo do bege, além da cor preta, em que o animal se apresenta em sua totalidade na cor preta.
Além disso, o seu pelo tende a apresentar um aspecto liso, brilhante, macio, fino e curto, o que facilita o seu cuidado, uma vez que não necessita ser escovado de maneira periódica, como ocorre com cachorros cujos pelos são compridos, muito embora realizar uma escovação diária em seus pelos facilita a remoção dos pelos mortos e contribui para o nascimento de novos pelos, além de reduzir a queda deles em várias partes da casa. Para isso, não necessariamente precisa ser com uma escova, visto que hoje em dia existem luvas magnéticas que, na verdade, são mais utilizadas com os felinos, mas que também nesses casos são capazes de eliminar o pelo morto em excesso de maneira bastante suficiente e satisfatória.
Como É O Temperamento E O Comportamento Dos Pugs?
De uma maneira geral, os Pugs tendem a ser bastante dóceis, fazendo jus à sua aparência, sendo também bastante calmos e comportados, o que faz com que eles não latam muito e sem motivo, como ocorre com várias outras raças de cães, além de eles também raramente se comportarem de maneira agressiva. Uma outra característica que corrobora o que já foi falado anteriormente sobre a sua história é o fato de os Pugs adorarem ficar no colo das pessoas.
Por serem cães próprios para servirem de companhia, eles não se sentem bem quando ficam sozinhos, característica muito importante a ser considerada quando se pensa em ter um animal desses, visto que uma casa que fica vazia grande parte do dia não é adequada para essa raça de cachorro.
Com relação à sua capacidade intelectual e de ligar a questão da obediência ao o que as pessoas dizem a eles, o Pug se encontra na quinquagésima sétima posição em um ranking que posiciona o quesito sobre Inteligência e Adestramento e Obediência a Comandos, realizado por um homem chamado Stanley Coren. Essa lista sobre os cães se encontra em um livro chamado “A Inteligência dos Cães”, escrito pelo próprio Stanley Coren.
Todas essas características desse animal fazem com que ele seja uma raça ideal para uma família que tenha ou não crianças, uma vez que ele é capaz de se adaptar de maneira bastante satisfatória independentemente do tipo de ambiente em que ele se encontra inserido. Com relação ao seu humor, os especialistas entendem que o humor dos Pugs se relaciona e acompanha o comportamento e o humor de seus donos, além de ser capaz de também variar com relação ao astral e ao clima do ambiente e da casa em que ele vive.
Principais Problemas De Saúde Enfrentados Pela Raça Pug
Conforme já citado anteriormente, os Pugs tendem a apresentar alguns problemas respiratórios, justamente devido ao fato de o seu sistema respiratório superior estar comprimido. Um outro fator que contribui para alguns problemas de saúde é o fato de os seus olhos serem saltados, o que contribui para o seu ressecamento, favorecendo a proliferação de microrganismos nessa região.
A chamada conjuntivite seca, cuja sigla em inglês é KSC e outras doenças relacionadas ao ressecamento da conjuntiva ocular, são as doenças oftalmológicas mais comuns de ocorrerem nos Pugs, além de úlcera de córnea, uma doença mais grave e que, inclusive, pode levar o animal à cegueira parcial ou completa, dependendo da gravidade.
Outras doenças que são comuns, além de diversos tipos de doenças respiratórias são a obesidade, uma vez que eles são cães sedentários e a dermatite, que quando ocorre, as suas causas nem sempre são muito bem esclarecidas.
Sendo assim, a raça Pug tem como necessidade apresentar um acompanhamento periódico em médicos veterinários, principalmente para evitar complicações de possíveis afecções, o que acaba demandando um custo com relação a isso um pouco maior do que outras raças de cachorros, fato que deve ser muito considerado na hora de adotar ou de comprar um cão dessa raça.