Os lêmures são um tipo de primatas endêmicos à Ilha de Madagascar. Eles possuem esse nome devido aos lêmures da mitologia romana, devido às suas localizações fantasmagóricas, olhos refletivos, e hábitos primariamente noturnos de algumas de suas espécies. Embora os lêmures sejam confundidos com primatas ancestrais, os primatas como macacos, chimpanzés e humanos não se desenvolveram deles, ao invés disso, os lêmures meramente compartilham alguns traços semelhantes.
Os lêmures chegaram a Madagascar por volta de 62 a 65 milhões de anos atrás, atravessando oceanos através de pedaços de vegetação e pedaços de madeira, usados como jangadas, seguindo a corrente que favorecia a costa desta ilha.
Desde este período até hoje em dia, os lêmures se desenvolveram para adaptarem-se ao ambiente extremamente sazonal, e as suas adaptações lhes conferiu um grau de diversidade que rivaliza todos os outros grupos primatas. No começo, havia lêmures do tamanho de gorilas, e hoje em dia, há cerca de 100 espécies de lêmures, perfeitamente adaptados à sua vida em Madagascar.