Medo do nome contido no titulo do texto? Algumas pessoas também têm medo deste animal também por ser considerado um dos mais espertos e mais fatais em seu ataque na natureza. Mesmo sem voar, ele pula tão alto que pode assustar e seu bote estabiliza para que coma o animal ainda vivo e fresco. Já sabe do que estamos falando? De cobras.
A Vipera seoanei é uma espécime de cobra peçonhenta que são encontradas nas regiões do extremo sudoeste da França, na Espanha e também em Portugal. A vipera seoanei pode ser encontrada em lugares de lameiros, em pastagens, em prados e ainda em matagais que são geralmente cercados por muros de pedras que possuem arbustos baixos. Esses ambientes são em proximidade de cursos de água como perto de rios por exemplo. Porém, podemos encontrar a espécie ainda em zonas de florestas.
A espécie vipera seoanei possui algumas ameaças de risco de extinção que são ligadas diretamente à perda ou destruição de seu habitat por causas como fogos, abandono da agricultura tradicional do local, além de novas construções urbanas em seu habitat e ainda são vítimas de atropelamentos. Além dessas causas, a espécie ainda sofre uma perseguição devido ao fato de crenças populares da região onde encontramos a vipera seoanei.
Essas cobras podem ser encontradas geralmente durante o dia, porém, em meses quentes também é comum ver alguma em regiões de seu habitat. Elas se alimentam de largatos, de anfíbios, de aves e também de micro-mamíferos. O veneno da vipera seoanei ou como também é chamada, víbora de seoane, pode causar problemas como eritema, edema, taquicardia, vômitos, convulsões e ainda hipotensão.
A serpente desta espécie possui um tamanho médio quando comparamos com outras espécies de cobras da Europa. Ela possui uma cabeça grande e sua cauda é pequena. Uma serpente vipera seoanei na fase adulta pode chegar a ter 70 à 75 cm de comprimento. Sua variação geográfica é bem notável e também individual.
Este tipo de cobra possui quatro diferentes padrões de marcas vertebrais e também laterais. O primeiro deste padrões é o clássico, ou seja, o mais característico da espécie onde notamos uma cor cinza ou bege na parte lateral e no fundo da serpente. E em seu dorso notamos marcas de cor preta que são alternadas podendo assim forma um ziguezague.
Outro padrão que existe na espécie é a bilineata, o cantárbrico e também o padrão uniforme onde se caracteriza por ter uma cor de fundo cinza bastante escuro e marcações de cor escura no lado dorsal.
A espécie é depredada por animais como aves rapina como, por exemplo, a águia-cobreira, o urubu e também por mamíferos como a raposa, a lontra e também o gato selvagem. Em Portugal, a espécie sofre devido a área de seu habitat está em grande declínio.
A Península Ibérica (Portugal e Espanha) é muito rica em espécies de anfíbios e répteis e nesse segundo grupo podemos destacar a Vipera seoanei, que é chamada popularmente de Víbora de Seoane. Esta cobra faz parte da família Viperidae e pode ser encontrada em Portugal na região das Serras de Castro Laboreiro, Tourém e Soajo.
A Vipera seoanei pode medir entre 50 cm e 60 cm, trata-se de uma cobra com hábitos diurnos e que gosta de temperaturas elevadas. É necessário ter muito cuidado se você se deparar com uma Vipera seoanei, pois ela possui um veneno poderoso que pode causar edema, convulsões, vômitos, eritema e outros sintomas.
A alimentação dessa cobra está baseada em lagartos, anfíbios, aves e outros animais pequenos. Essa víbora também pode ser encontrada em algumas regiões da França, possui uma coloração acastanhada e seu corpo é coberto por escamas. Alguns espécimes de Vipera seoanei podem ter listras ao longo do corpo.