A raça de cachorros denominada doberman surgiu entre 1850 e 1870, na Alemanha. Porém, foi oficialmente reconhecida em 1898. O doberman desempenhou um papel importante na primeira guerra mundial, eles eram usados pelos soldados alemães. Os cães deviam ajudá-los a encontrar outros homens feridos e perdidos, além de tomar conta dos prisoneiros de guerra, capturados pelos alemães.
A função ao lado de forças oficiais, continua até os dias de hoje, muitos são usados para procurar pessoas perdidas ou em desastres, aquelas soterradas. Eles também são capazes, quando treinados, de encontrar drogas e explosivos.
As Características do Doberman
O doberman é associado a imagem de um cão perigoso e perverso, quando na verdade ele é tranquilo e muito sociável. O que significa que um cão dessa raça não vai nunca atacar primeiro, e sim, responder a um ataque.
Além disso, o doberman é um ótimo cão de companhia, porque é afetuoso, corajoso e atencioso. Muitas das coisas negativas que falam sobre a raça são invenções, lendas sem fundamento. Como a história de que um doberman pode ter um cérebro que cresça mais do que a caixa do crânio e depois ficar maluco e descontrolado por conta disso.
O doberman oficialmente é classificado como um cão de defesa, graças as suas características de coragem e atenção a tudo o que acontece em volta do dono. Além disso, é considerado um cão fácil de ser adestrado. Outra característica positiva dessa raça de cachorro é que ele é muito ligado a família onde vive e precisa ter contato constante com os seus donos. Muito leal, ele lutará pelo dono até a morte se for preciso.
Diferente de muitos outros cães, que não gostam de criança, o doberman é muito atencioso com elas, gosta de brincar, é tolerante e tem paciência. Claro, que as crianças precisam saber respeitá-lo durante a brincadeira e que seja feita sob o olhar dos pais. Como foi dito anteriormente ele não ataca, mas se defende.
Descrições de um Doberman
O tamanho de um doberman fica entre médio e grande. É musculoso e tem a linha dorsal reta. O rabo é tradicionalmente retirado. Tem a cabeça pequena, assim como os olhos, as orelhas são no alto e possui um pescoço longo. O doberman tem o pelo curto e muito lúcido.
Comprando um Filhote de Doberman
Os filhotes de Doberman são uma fofura! São pequenos, mas já demonstram todas as características imponentes da raça. Digamos, que são menos assustadores quando filhotes, o melhor momento para quem quer adquirir um. Dessa forma, ele já cresce reconhecendo o dono. Um filhote de Doberman pode custar entre R$600,00 a R$1.800,00. Geralmente são privados que colocam anúncio na internet oferecendo os cães da raça.