Os temidos tubarões (também chamados de cação) são peixes que possuem esqueleto cartilaginoso e cujo corpo é hidropônico. Os animais que fazem parte da ordem Selachimorpha vivem no planeta há cerca de 400 milhões de anos e ainda assim são capazes de surpreender turistas desavisados ou que não medem as consequências de uma aproximação com esse gigante dos mares.
A seguir vamos explicar quais são os principais motivos que fazem os tubarões atacarem os seres humanos e quais são as praias com maior risco desse encontro. Saber respeitar e viver em harmonia com os animais é o segredo para não enfrentar dificuldades como um ataque de tubarão.
Dicas para Evitar Ataques de Tubarões
Águas rasas também são perigosas
Quando você vai a uma praia que é reconhecida pelas visitas constantes de tubarões tende a se sentir mais seguro mantendo-se na parte rasa? Saiba que está se arriscando, pois para se ter uma ideia entre o ano de 1907 ao ano de 2010 aconteceram 210 ataques de tubarões brancos sendo que desses 201 foram em águas rasas com até 2 metros de profundidade. A lição que fica é a de não se arriscar em praias que tenham avisos da presença de tubarões.
Provocações que levam ao ataque
Mais da metade dos ataques de tubarão acontecem porque os mergulhadores ou turistas ‘provocam’ o animal. Provavelmente você já assistiu a algum vídeo em que o mergulhador puxa deliberadamente a cauda do tubarão ou então tenta acaricia-lo ou até beijá-lo.
Esse tipo de contato irrita o animal e faz com que ele ataque, muitas vezes o tubarão está apenas se defendendo porque não compreende brincadeiras. Sendo assim o conselho é não brinque com tubarões e de preferência não mergulhe com eles e nem mergulhe em praias em que seja comum avistar esses grandões (confira a seguir as dicas).
Tubarões serial killers
Durante muito tempo os cientistas acreditaram que os tubarões brancos caçavam de maneira aleatória, contudo, depois de uma observação mais próxima desses gigantes dos mares foi constatado que eles utilizavam técnicas de observação das suas vítimas tal qual serial killers fazem. O objetivo dessa observação é empreender um ataque de surpresa não deixando que a vítima tenha como se defender.
Homens sofrem mais ataques do que mulheres
Esse dado foi extraído de um estudo australiano que verificou ataques de 30 anos e percebeu 84% das vítimas eram do sexo masculino. Contudo, não se pode dizer que os tubarões tenham preferência pelos homens, os pesquisadores acreditam que isso é um reflexo comportamental haja vista que eles se colocam em mais situações de risco que elas que sãos mais prudentes.
Praias com Maior Incidência de Ataques de Tubarões
Confira quais são as praias que apresentam maior estatísticas de ataques de tubarão no mundo.
Praia de Boa Viagem, Recife, Pernambuco
A praia de Boa Viagem é uma das mais frequentadas do Recife, no entanto, oferece grande risco de ataque de tubarão. Para se ter uma ideia esse ponto do litoral pernambucano é o mais perigoso de toda a América do Sul. Destacam-se os tubarões cabeça-chata e os tubarões-tigre.
Fish Hoek Beach, África do Sul
Não se deixe enganar pelo visual de imensa beleza do litoral da Cidade do Cabo, na África do Sul, trata-se de um ponto com grande concentração de tubarões, em especial o temido tubarão branco que já atacou muitos banhistas e surfistas desavisados.
Sharm el Sheikh, Egito
Quando o assunto é destino turístico litorâneo no Egito essa é a cidade, porém, nos últimos anos ela se tornou também sinônimo de ataque de tubarões. As águas cristalinas e tranquilas não parecem mais tão aprazíveis para um mergulho, não é mesmo?
New Smyma Beach, Estados Unidos
Essa praia é que mais registras ataques de tubarão por ano, contudo, nunca houve uma vítima fatal, apenas ferimentos. Situada na região de Volusia essa praia é constantemente visitada por tubarões cabeça-chata.
Litoral Norte da Califórnia, Estados Unidos
Os turistas devem evitar em especial a praia de Surf Beach e a cidade de Santa Cruz, esse ponto do litoral possui imensa biodiversidade com destaque para vários tipos de tubarões que estão prontos para o ataque.
Lyman Beach, Havaí
Conhecer o Havaí é um grande sonho para muitas pessoas, no entanto, esteja avisado de que em Lyman Beach é possível se deparar com tubarões-tigre que não perdem tempo em empreender ataques.
Dyer Island, África do Sul
Essa ilha ganhou o status de meca dos tubarões branco que são atraídos pela grande quantidade de pinguins e focas. Muitos turistas gostam de fazer os mergulhos em jaulas para avistar os tubarões, contudo, fica a dica para ter cuidado.
Topsail Island, Estados Unidos
Essa ilha está situada no litoral da Carolina do Norte e tem como um dos seus principais destaques a presença de tubarões-martelo e tubarões-tigre. São cerca de 50 km de extensão de praias que podem gerar um encontro inesperado e perigoso.
Coffin Bay, Austrália
Embora a região de Coffin Bay seja linda e com cenários deslumbrantes não é indicada para mergulhadores haja vista o registro de inúmeros ataques de tubarões. Aprecie a beleza das praias paradisíacas bem longe da água.
Cancun, México
Apesar de ocasionais há o registro de ataques de tubarões com alguma frequência nesse trecho do litoral mexicano, fique atento as placas que avisam da presença dos tubarões.
Como você reagiria se encontrasse um tubarão?