Cágado Cabeçudo

Muitas crianças gostam de animais exóticos para ter em casa, já, muitas mães não se importa que os filhos tenham um animal de estimação desde que não lata, não mie e não solte pêlos, e por essas e outras razões que muitas famílias decidem ter em casa para alegrar o dia de seus filhos um cágado cabeçudo como um animal de estimação. Esse pequeno animal que na chega à 30 centímetros de comprimento, é conhecido pelos cientistas como Bufocephala Vanderhaegei. E pode ser encontrado no Centro Oeste e Sudeste do Brasil, na Argentina, Paraguai e até mesmo na Bolívia.

Caractéristicas

Características

O cágado cabeçudo é uma das 16 espécies existente no Brasil. Alguns dizem que ele é uma tartaruga, mas sabe-se que é um cágado por colocar sua cabeça dentro do casco de forma lateral, já que tem um pescoço bem comprido. Ele possui esse nome decorrente ao tamanho de sua cabeça, pode ser um pouco agressivo, possui uma mordida esmagadora. Como todo cágado vive na beira de um lago, pântano, brejo e até mesmo rios de águas calmas, o cágado cabeçudo também possui membrana nas patas, que facilitam nadar e unhas afiadas, para a necessidade de andar sobre a terra.

Alimentação

O cágado cabeçudo é um anima carnívoro, se alimenta basicamente de peixes pequenos, anfíbios, vermes, insetos e moluscos.

Alimentação

Procriação

Entre os meses de setembro e janeiro que esses animais se acasalam, gostam do ar da primavera para esse período tão importante para a espécie. Costumam fazer este ato dentro da água, e depois saem para colocar os ovos em covas feitas por eles mesmos nas beiras do rio e lagos. Seus ovos ficam incubados por até 321 dias, sendo desovados até 14 unidades. Todos os ovos se parecem com ovos de galinha, a diferença é que não são brancos, e sim no tom creme. As fêmeas não põem ovos somente uma vez por ano, podem colocar até duas vezes, de acordo com seu acasalamento e período. Quando nascem os filhotes, medem aproximadamente 4 centímetros, os animais desta espécie podem durar cerca de 20 anos.

Cágado Cabeçudo

Cuidados Necessários

O ideal é que este pequeno ser viva em seu habitat natural, próximo de lagos, rios açudes, que tenham temperatura máxima de 35 º e mínima de 10 º C, e a água varie entre 15 º e 25 º C, para que não fiquem dentes e morram. Geralmente no inverno esses animais hibernam em seu ambiente natural, mas quando estão em cativeiro, não é aconselhado deixá-los hibernar, por isso é essencial manter a temperatura mais levada. Criar um animal deste não é difícil, é só manter uma dieta rica em vitaminas, servindo-lhe carne moída e peixe, mas fique atento, conforme ela vai crescendo, seu terrário também deve expandir, ele precisa de espaço e água doce na temperatura ideal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá eu sou a nova cantora, e este programa é uma merda como tu thiago augusto. puto do caralho n sabes fazer um programa vai mas é catar piolhos cabrão apaga este site de merda. :/

    Mariana Tavares 11 de Janeiro de 2011 12:15
  • Ele tambem come frutas?

    Tarleghton 7 de julho de 2011 23:33
  • eu tenho um Cágado Cabeçudo e ela não come nada e ele gosta de agua e de dormir

    samuel 16 de Fevereiro de 2012 21:08
  • queria saber se tem alguem doando um cagado

    victor 14 de setembro de 2012 19:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *